Quais foram as principais mudanças em relação ao uso do hífen após a reforma ortográfica de 2009 Dê exemplos?
Perguntado por: Gaspar Raúl Lopes de Sousa | Última atualização: 18. März 2022Pontuação: 4.4/5 (7 avaliações)
Exemplos: além-mar; recém-casado; sem-vergonha. 1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.
Quais foram as principais mudanças em relação ao uso do hífen após a reforma ortográfica de 2009?
Hífen – Não vai hífen nas palavras que perderam a noção de composição, mas uma lista de palavras com essa perda não aparece no Acordo Ortográfico. A noção de composição é subjetiva e deixa margem à dúvida. Exemplo de possível confusão: pára-quedas (antes) – Paraquedas (agora). Chega ao fim.
O que mudou com o novo acordo ortográfico hífen?
Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.
Quais foram as principais mudanças do novo acordo ortográfico?
Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao ...
Quais foram as mudanças que a nova regra ortográfica trouxe para o acento diferencial?
Existe também o “acento diferencial”, acento agudo ou circunflexo utilizado para diferenciar palavras que possuem a mesma pronúncia. Ele deixou de existir, permanecendo apenas no verbo pôr e no passado pôde. E, por fim, o acento circunflexo deixou de ser usado em terminações ôo e êem.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: as principais mudanças! || Prof. Letícia Góes
O que mudou na acentuação gráfica com o novo acordo ortográfico cite as mudanças e exemplifique?
a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem... ... Obs.: o verbo PÔR e a forma PÔDE (passado do verbo PODER) mantiveram o acento circunflexo.
Quais as principais mudanças implementadas com o novo acordo ortográfico que entrou em vigor no Brasil a partir de 2016?
Entre as principais mudanças, está a ampliação do alfabeto oficial para 26 letras, com o acréscimo do k, w e y. As letras já são usadas em várias palavras do idioma, como nomes indígenas e abreviações de medidas, mas estavam fora do vocábulo oficial.
Quais as palavras que perderam o hífen?
1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.
O que mudou com a reforma ortográfica de 2009?
A partir do dia 1º de janeiro de 2009 entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico, e este trouxe algumas alterações significativas quanto à acentuação, acréscimo de algumas letras que vieram compor o nosso alfabeto, extinção total do trema, entre outras.
Quantas reformas a Língua Portuguesa já passou e suas principais mudanças?
Português. No Brasil, a língua portuguesa já passou por reformas em 1943 e 1971, enquanto em Portugal houve alterações em 1911, 1920, 1931, 1945 e 1973. Portugal e Brasil colocaram em prática as regras do Acordo Ortográfico de 1990, enquanto os restantes seis países lusófonos ainda não o fizeram.
Quais palavras tem hífen?
- micro-organismo;
- micro-ondas;
- contra-ataque;
- contra-atacante;
- anti-inflamatório;
- sobre-exaltar;
- sobre-erguer;
- extra-amazônico;
Quais palavras usam hífen?
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
Quando separar por hífen?
Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.
Qual foi o último acordo ortográfico assinado pelo Brasil?
O Novo Acordo Ortográfico passou a ser obrigatório em janeiro de 2016. Assinado em 1990, o Acordo Ortográfico visa à padronização da ortografia da língua portuguesa.
Qual o impacto das mudanças ortográficas no Brasil?
Os maiores impactos, entretanto, foram observados no mercado editorial, que precisou relançar livros didáticos e obras literárias. Nesse contexto, se por um lado o setor teve um boom econômico, os consumidores que precisaram adquirir materiais com as novas regras, por sua vez, tiveram que pôr a mão no bolso.
Quais são as consequências imediatas do acordo ortográfico para Brasil e Portugal?
“O Novo Acordo unificará a ortografia dos países de Língua Portuguesa, e isso é muito enriquecedor para o intercâmbio entre esses países”. “O Novo Acordo possibilitará uma maior amplitude da Língua Portuguesa, ou seja, uma maior divulgação do que é produzido nos países que falam essa língua”.
Quais as palavras que não tem mais acento?
Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.
Quais palavras deixam de ser acentuadas?
- Não se acentuam graficamente os ditongos abertos representados por ei e oi da sílaba tônica das palavras paroxítonas. ...
- Não serão acentuadas as vogais tônicas i e u das palavras paroxítonas, quando essas vogais estiverem precedidas de ditongo decrescente.
Quais ditongos perderam o acento?
Com o novo acordo ortográfico, deixaram de existir os acentos nos ditongos – o encontro de duas vogais pronunciadas em uma só sílaba, como por exemplo ideia (EI é um ditongo) – abertos de palavras paroxítonas (que possuem acentuação na penúltima sílaba) como: moreia, europeia, paranoia, centopeia e onomatopeia.
Porque o acento gráfico mudou?
O porquê do acento gráfico em certas palavras
Como já vimos, com pouquíssimas exceções, todas as palavras têm uma sílaba tônica. Mas não é verdade que toda sílaba tônica deva ser graficamente acentuada. O acento é uma exceção. Ele assinala o que, por assim dizer, foge à normalidade.
O que é acordo ortográfico exemplo?
O Acordo Ortográfico é um tratado internacional que tem o objetivo de unificar a escrita dos países falantes de português. ... Houve poucas mudanças em relação à grafia brasileira. As que trouxeram maior impacto ocorreram na acentuação e no uso de hífen.
Qual é a nova ortografia?
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 veio substituir o Formulário Ortográfico de 1943, definindo novas regras ortográficas para a língua portuguesa, comumente chamadas de "nova ortografia" ou "ortografia oficial". O novo acordo ortográfico visa unificar a escrita nos diversos países falantes do português.
Qual é a regra do hífen?
Emprega-se o hífen nos vocábulos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal igual. Exceção: Nos prefixos átonos (não possuem acento) co-, pre-, re– e pro-, não se usa o hífen: coordenar, reescrever, propor, preestabelecer.
O que são palavras hífen?
O hífen é um sinal gráfico cujas funções estão associadas a uma infinidade de ocorrências linguísticas, Entre essas funções, podemos citar: ligar palavras compostas; fazer a junção entre pronomes oblíquos e algumas formas verbais; separar as sílabas de um dado vocábulo; ligar algumas palavras precedidas de prefixos etc ...
Como o sabão diminui a tensão superficial da água?
Qual foi o ano que Dominguinhos morreu?