Quais foram as principais contribuições de Froebel para a educação infantil?

Perguntado por: Iara Iara Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (56 avaliações)

Froebel desenhou círculos, esferas, cubos e outros objetos que tinham por objetivo estimular o aprendizado. Eles eram feitos de material macio e manipulável, geralmente com partes desmontáveis.

Qual a principal teoria de Froebel?

Froebel defendia que as crianças são seres pensantes, com individualidades que precisam ser respeitadas, protegidas e cuidadas, nos âmbitos físicos e mentais. Isso porque, para ele, a infância não é um treinamento para a vida adulta, é uma fase da vida válida em si mesma.

Qual foi a contribuição de Decroly para a educação?

Decroly foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Alguns de seus pensamentos estão bem vivos nas salas de aula e coincidem com propostas pedagógicas difundidas atualmente.

Quanto a isso disserte sobre o porquê de Froebel acredita ser a infância a base do desenvolvimento educacional?

QUANTO A ISSO, DISSERTE SOBRE O PORQUE DE FROBEL ACREDITAR A SER A INFÂNCIA A BASE DO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL. Ola´! A infância é a base do desenvolvimento educacional porque é o primeiro contato que a criança começa a ter com o novo.

Como acontece o processo de aprendizagem no brincar segundo Froebel?

Preconizava a ideia de atividade e liberdade, inspirava-se no amor à criança e na natureza.

Friedrich Froebel - A educação infantil - o Brinquedo e o Lúdico

26 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da brincadeira no processo de ensino e aprendizagem?

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.

Qual é a relação professor aluno na escola Froebeliana?

Quanto à relação professor-aluno, compara o aluno com uma planta e o professor como mãe - jardineiro. É necessário acompanhar o desenvolvimento da criança, se fazer presente, cuidar e proporcionar as melhores condições de crescimento; através de afeto, amizade e uma relação construtiva, humana e justa.

Quando Froebel fundou o primeiro jardim de infância?

Em junho de 1840, na cidade de Blankenburg, Froebel fundou o primeiro Kindergarten (jardim-de-infância), resultado de uma convivência com a natureza, o qual se constituía em um centro de jogos organizado segundo os princípios froebelianos, destinado a crianças menores de 6 anos.

Porque jardim de infância?

O nome realmente vem da crença de que as crianças deveriam ser nutridas e cuidadas como plantas em um jardim. O pedagogo alemão Friedrich Fröbel (1782–1852) foi quem concebeu o primeiro sistema de ensino para crianças abaixo de 7 anos, na época consideradas pequenas demais para frequentar a escola.

Qual era a função dos jardins de infância?

Raízes na educação infantil

Assim, a principal finalidade dos jardins de infância era colocar as crianças em relação com a natureza e com o seu próprio desenvolvimento. O aluno era reconhecido como o protagonista de seu próprio aprendizado.

Qual a principal contribuição de Ovide Decroly?

Jean-Ovide Decroly foi diretor da Escola "École d'Ermitage" (1907), cujo o ensino era direcionado aos meninos considerados de infância irregular, e que se tornou famosa como exemplo da Escola Nova. Ali aplicou ao ensino de crianças normais as conclusões extraídas da educação de excepcionais (Montessori).

Quais as principais contribuições de Ovide Decroly para a pedagogia no que consiste a pedagogia de projetos?

Decroly percebia que as crianças, por seus interesses, poderiam conduzir o seu aprendizado e que elas enxergam o mundo de forma ampla e não fragmentada. Por isso, propôs os centros de interesse e a utilização de método de alfabetização global – também chamado analítico.

Qual a influência de Decroly na educação infantil?

O método de estudo de Decroly baseou-se em observações de crianças em um ambiente que lhes conduzia ao pleno desenvolvimento de suas personalidades e suas capacidades e seu potencial humano. Ele introduziu uma metodologia educacional que tinha como objetivo educar as crianças “para a vida e através da vida”.

Qual o método de Pestalozzi?

O método deveria partir do conhecido para o novo e do concreto para o abstrato, com ênfase na ação e na percepção dos objetos, mais do que nas palavras. O que importava não era tanto o conteúdo, mas o desenvolvimento das habilidades e dos valores. Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em 1746 em Zurique, na Suíça.

Qual é a importância da parceria entre a escola e a família no processo educativo?

Família e escola atuam juntas na formação das crianças e dos jovens, pois proporcionam o suporte e o incentivo necessários para que eles se desenvolvam de forma integral e alcancem todo o potencial que possuem.

O que significa problematizar uma situação de aprendizagem?

Pergunta 3 O que significa problematizar uma situação de aprendizagem? Resposta Selecionada: Correta c. Questionar as situações cotidianas para incentivar a criança a buscar respostas.

Quem foi que criou o jardim da infância?

Froebel viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins-de-infância, destinado aos menores de 8 anos.

Como surgiu o jardim de infância no Brasil?

Os jardins de infância froebelianos,como inovação pedagógica, foram criados no Colégio Menezes Vieira, do Rio de Janeiro (1875), e na Escola Americana, dirigida por protestantes de São Paulo (1877).

Quem implantou jardim da infância no Brasil?

Esta pesquisa tem o objetivo de investigar o Primeiro Jardim de Infância do Brasil, fundado por Emília Erichsen em 1862.

Quando surgiu a escola para crianças?

Em 1888, devido à grande pressão dos movimentos feministas e dos movimentos sociais, a Constituição reconhece a educação em creches e pré-escolas como um direito da criança e um dever do Estado.

Quando surgiu o movimento da Escola Nova?

No Brasil, as idéias da Escola Nova foram inseridas em 1882 por Rui Barbosa (1849-1923). O grande nome do movimento na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952). John Dewey, filósofo norte americano influenciou a elite brasileira com o movimento da Escola Nova.

Quais pensadores e educadores tiveram a preocupação com novos fundamentos para a educação das crianças?

As contribuições de John Dewey, Maria Montessori, Célestin Freinet, Jean Piaget, Lev Vigotski, Carl Rogers e Paulo Freire continuam inspirando quem pensa e produz conhecimento sobre o campo da inovação em educação.

Quais os principais nomes e pensadores educacionais do século XIX?

Rousseau Século XIX
  • Bachelard.
  • Dewey.
  • Decroly.
  • Freinet.

Quem influenciou Froebel?

Friedrich Froebel (1782-1852) trabalhou com Pestallozzi e por ele foi estimulado para o interesse pedagógico. Embora influenciado por ele, formulou seus próprios princípios educacionais e em 1873 Froebel abriu o primeiro jardim de infância (Kindergarten).

Artigo anterior
Quem morreu na novela Um Lugar ao Sol no capítulo de hoje?
Artigo seguinte
Quem ganhou o Big Brother em 2011?