Quais foram as duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América?

Perguntado por: Catarina Luna Castro Coelho  |  Última atualização: 12. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (33 avaliações)

Questão 4. (FEI-SP) As duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América, no início da colonização, foram, respectivamente: a) cacau na América portuguesa e a mineração da prata e do ouro na América espanhola.

Qual foi a conquista e ocupação da América pelos espanhóis no século XVI?

No século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis: desestimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio. contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de mineração.

São características da colonização espanhola na América exceto?

São elementos que caracterizam a conquista espanhola, EXCETO: a) Não foram apenas o ouro e a prata que atraíram os espanhóis para o Novo Mundo.

Que interesses levaram os espanhóis a promover a colonização da América?

Sumariamente, a extração de metais preciosos e o desenvolvimento de atividades agroexportadoras nortearam a nova feição da América colonizada. Para o cumprimento de tamanha tarefa, além de contar com uma complexa rede administrativa, os espanhóis aproveitaram da mão de obra dos indígenas subjugados.

O que foi a ocupação espanhola *?

A conquista da América espanhola foi o nome dado ao processo de dominação dos espanhóis sobre os nativos encontrados na América recém-descoberta. ... Os contatos iniciais amigáveis logo foram superados pela ambição do espanhol de conquistar e explorar, principalmente à procura de metais preciosos.

HISTÓRIA BRASIL - PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS DA COLONIA 20MIN

44 questões relacionadas encontradas

O que é a América Espanhola?

A América Espanhola foi a luta de representantes espanhóis em terras americanas, com o objetivo de conseguir ocupar esse território. ... A América Hispânica, como também é conhecido esse processo, conseguiu ter o avanço dos colonizadores à medida em que novas terras iam sendo descobertas.

O que se entende por América Espanhola?

América Espanhola ou América Hispânica é uma região cultural composta pelos países das Américas onde o espanhol é falado. Seu gentílico é "hispano-americano".

Que interesses levaram os espanhóis as Terrasdo império asteca?

1. Que interesses levaram os espanhóis às terras do Império Asteca? Os espanhóis buscavam ouro e prata e, ao encontrar esses metais em baixa quantidade no Caribe, avançaram para onde hoje é o México. ... O Império Asteca era formado por três grandes cidades – Texcoco, Tlacopán e Tenochtitlán –, que impunham seu domínio.

Qual foi a principal motivação para a chegada dos espanhóis à América?

A chegada dos espanhóis ao continente americano aconteceu durante o processo das grandes navegações, que ocorreram a partir do século XV em virtude da necessidade de encontrar novas rotas comerciais para expandir o comércio europeu.

Como se caracterizou a colonização espanhola na América?

A colonização espanhola na América se caracterizou pela modificação da estrutura política, econômica e religiosa das sociedades que habitavam naquele território. Os espanhóis introduziram no continente americano uma nova religião, idioma, organização econômica e social.

O que faziam os Criollos?

Os criollos viviam uma condição econômica abastada, podendo praticar o comércio, deter a propriedade de terras e a exploração da força de trabalho nativa e escrava. Contudo, sua atuação política ficava restringida por não terem nascido na Espanha.

Qual a principal característica dos espanhóis?

Características culturais dos espanhóis: materialismo

Podemos dizer que a visão de mundo dos espanhóis de modo geral é materialista. Isto no sentido em que para eles não parece importante o que há além desta vida. Este ponto, eles relegam à fé e ou à religião, coisas que nem sempre fazem parte de sua vida.

Quais as principais características e acontecimentos da colonização inglesa?

A colonização da América do Norte teve como principais características a implementação do sistema de plantation nas colônias do Sul, manufaturas nas colônias do Norte, foi movida por motivos religiosos e tinha como objetivo principal criar colônias de população.

Quais foram as conquistas espanholas?

Primeiramente, foram conquistadas as ilhas da América Central; em seguida, as terras firmes do continente, com as expedições de Cortés ao território asteca e de Pizarro ao Império Inca. Ao mesmo tempo que os portugueses se estabeleciam no Brasil atual. Logo após a conquista, seguia-se a colonização.

Quais são os grupos que lideravam os processos de independência na América Latina e quais eram seus interesses?

A Independência da América Espanhola foi motivada pela insatisfação colonial com a metrópole, a desestabilização política pós-Período Napoleônico, pelas ideias iluministas, entre outras razões. Os criollos foram os principais agitadores das lutas por emancipação.

O que os indígenas ofereceram aos espanhóis?

Os índios deveriam trabalhar nas minas e nas plantações, que eram chamadas de haciendas, em troca de proteção e da catequização imposta, segundo a crença espanhola, como uma forma de benefício para salvar suas almas.

O que os europeus buscavam na América?

Os europeus trouxeram para a América plantas como a cana-de-açúcar e o café, descobrindo que elas se desenvolviam bem no novo continente. Alguns europeus formaram grandes fazendas e vendiam sua produção para a Europa.

O que atraiu os primeiros europeus que chegaram ao continente americano?

Os europeus iniciaram, efetivamente, sua colonização da América depois da descoberta da rota marítima para a Índia no século XV. A Índia era a fonte da seda e das especiarias, produtos que tinham um grande valor comercial na Europa. Ao navegarem para oeste, os navegadores europeus encontraram a América.

Quem descobriu o continente americano?

Aprendi que a América foi descoberta por Cristóvão Colombo no dia 12 de outubro de 1492 quando aportou nas Bahamas.

Quais os principais fatores que contribuíram para a queda do Império Asteca?

As causas da queda do Império Asteca. A ocupação espanhola numa primeira etapa estendeu-se somente às ilhas de São Domingos, Porto Rico e Cuba, os primeiros colonizadores desconheciam e existência do México do seu imenso território e suas civilizações.

Quais os principais fatores que contribuíram para o fim do Império Asteca?

Em 13 de agosto de 1521, após os astecas resistirem durante 75 dias, o último imperador asteca, Quatemozin (também chamado de Guatemozin), sucessor de Montezuma 2º, foi obrigado a se render aos espanhóis. Era o fim do Império Asteca.

Qual o principal motivo para a derrota dos astecas?

No entanto, as doenças não podem ser consideradas a mais importante causa da derrota dos astecas. Afinal, se os astecas não tinham defesas para essas doenças, os indígenas que se aliaram aos espanhóis também não tinham. As doenças que os espanhóis trouxeram vitimavam tanto inimigos quanto aliados.

O que era a casa de contratação na América espanhola?

A Casa de Contratação (em castelhano "Casa de Contratación") foi uma empresa monopolista estatal espanhola. Tinha como função administrar as atividades comerciais espanholas no Novo Mundo e a arrecadação de impostos, para melhor controlar o comércio colonial.

Como foi dividida a América espanhola?

A extensão territorial da colônia espanhola da América levou a uma divisão administrativa. Foram criados quatro vice-reinos e quatro capitanias-gerais. Os quatro vice-reino eram: Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata; as quatro capitanias-gerais eram: Guatemala, Cuba, Venezuela e Chile.

Quais regiões do Brasil atual faziam parte da América espanhola no período colonial?

As regiões exploradas foram divididas em quatro grandes vice-reinados: Rio da Prata, Peru, Nova Granada e Nova Espanha.

Artigo anterior
Como baixar o FIFA 21 de graça no PC?
Artigo seguinte
O que significa você sonhar com as pessoas?