Quais foram as consequências do fim da Guerra Fria?

Perguntado por: Emanuel Hugo Domingues  |  Última atualização: 1. Mai 2024
Pontuação: 4.7/5 (58 avaliações)

O fim da Guerra Fria se deu com a decadência e, consequentemente, o fim da URSS e da divisão do mundo entre capitalistas e comunistas. As consequências da Guerra Fria foram: criação de novos países na Ásia e no Leste Europeu, criação da Otan e estabelecimento do capitalismo como única ordem mundial.

Quais foram as principais consequências do fim da Guerra Fria?

derrota do socialismo; ascensão do capitalismo em todo o mundo; grande desenvolvimento e avanço tecnológicos; modificação do mapa-múndi, com o surgimento de novas nações.

Quais foram as principais consequências da Guerra Fria Brainly?

Resposta: A principal consequência da Guerra Fria para o mundo contemporâneo foi a profunda divisão do mundo em dois blocos ideológicos e políticos opostos, liderados pelos Estados Unidos (EUA) e pela União Soviética (URSS).

Qual o resumo da Guerra Fria?

A Guerra Fria foi um período marcado por um conflito político-ideológico travado entre Estados Unidos e a ex-União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. Esse período polarizou o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.

Quais são as consequências do fim da Guerra Fria para o regime socialista de Cuba?

O fim da Guerra Fria mudou radicalmente o cenário de atuação da diplomacia cubana, mas o governo do país conseguiu estabelecer uma nova rede de aliados internacionais que evitou seu isolamento econômico e político.

GUERRA FRIA: O QUE FOI E RESUMO | HISTÓRIA | QUER QUE DESENHE?

25 questões relacionadas encontradas

Qual foi o impacto da Guerra Fria no mundo?

O fim da Guerra Fria se deu com a decadência e, consequentemente, o fim da URSS e da divisão do mundo entre capitalistas e comunistas. As consequências da Guerra Fria foram: criação de novos países na Ásia e no Leste Europeu, criação da Otan e estabelecimento do capitalismo como única ordem mundial.

Quais foram as consequências da Guerra Fria para o Brasil?

Instalou-se no Brasil uma ditadura militar que governou o país por duas décadas (1964 – 1985), esse período se caracterizou pela censura à imprensa, movimentos culturais e sociais, a repressão aos opositores do regime militar, institucionalização da tortura, entre outros fatores.

Quais foram os motivos que levaram a Guerra Fria?

Causas da Guerra Fria

Esse conflito foi resultado da disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética, os dois países que saíram com status de potência após a guerra. A diferença de ideologia é a chave para entendermos esse conflito.

Qual foi a causa da Guerra Fria Brainly?

Resposta. As principais causas da Guerra Fria incluem o desequilíbrio de poder entre as duas nações, o conflito ideológico e a disputa pelo controle de territórios e recursos naturais. O desequilíbrio de poder entre os Estados Unidos e a União Soviética foi um dos principais motivadores da Guerra Fria.

Como se deu o fim da Guerra Fria Brainly?

Resposta:A Guerra Fria termina com a Queda do Muro de Berlim (1989) e o fim da União Soviética, em 1991. Os Estados Unidos foram os vencedores deste peculiar conflito, pois sua situação econômica era superior à russa.

Como começou e terminou a Guerra Fria?

A Guerra Fria foi um período histórico de disputas entre os Estados Unidos e União Soviética, que começou no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e foi até a extinção da União Soviética em 1991.

Quantas pessoas morreram durante a Guerra Fria?

Aproximadamente 60 milhões de pessoas perderam a vida como resultado direto da guerra, e ao menos dois ter- ços delas não eram combatentes.

O que marcou o fim do mundo bipolar?

O agravamento da crise do sistema socialista ocasionou um processo de enfraquecimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que culminou em 1991, na desintegração desta. Esse fato estabeleceu o fim da Guerra Fria, e, consequentemente, da ordem mundial bipolar.

Qual é o maior símbolo da Guerra Fria?

Em 13 de agosto de 1961, a construção do Muro de Berlim, na Alemanha, surpreendeu a população. O marco divisor entre Alemanha Ocidental e Oriental foi mantido por 28 anos e se tornou símbolo da Guerra Fria.

Quais foram as consequências da Guerra Fria em relação às corridas armamentista?

Aumento da produção de armas, principalmente as nucleares

A Guerra Fria resultou em uma corrida armamentista, em que as potências mundiais produziram e inovaram na tecnologia bélica como demonstração de poder. Foi neste período que surgiram os fuzis de longo alcance e o aumento da produção de bombas nucleares.

O que aconteceu com a União Soviética após o fim da Guerra Fria?

Em 25 de dezembro de 1991 tem fim a URSS, fazendo surgir 15 novos países. Além dos bálticos, ganharam a independência Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Casaquistão, Turcomenistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Quirguistão.

Como ficou a economia depois da Guerra Fria?

Ficou estabelecida a indexação da taxa de câmbio das principais moedas em relação ao dólar e uma paridade fixa desse em relação ao ouro. Novas instituições foram criadas, como o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento – BIRD –, o atual Banco Mundial, e o Fundo Monetário Internacional – FMI.

Como a Guerra Fria impactou a tecnologia?

O advento das imagens digitais permitiu o envio imediato das imagens à terra, tornando os Coronas obsoletos. Os satélites atuais utilizados na agricultura, meteorologia e em diversas outras áreas devem muito à Guerra Fria que, investindo na espionagem, foi a maior incentivadora das tecnologias de sensoriamento remoto.

Qual foi o impacto da Guerra Fria entre a ciência e a tecnologia?

O advento da Guerra Fria solidificou os vínculos entre as instituições militares e a ciência acadêmica, particularmente nos Estados Unidos e na União Soviética. Assim, o financiamento militar continuou a se expandir e se espalhou para as ciências sociais, naturais, e para campos totalmente novos, como a computação.

O que significa a cortina de ferro?

A cortina de ferro foi uma expressão usada durante a Guerra Fria para fazer menção à barreira ideológica que existia no continente europeu entre as nações da Europa Ocidental e da Europa Oriental. A cortina de ferro era formada por nações socialistas que estavam sob a influência do governo da União Soviética.

Artigo anterior
Porque tem que colocar algodão no nariz dos mortos?
Artigo seguinte
Quantas vezes a Bíblia fala sobre o dinheiro?