Quais foram as consequências da expansão territorial romana durante a república?

Perguntado por: Daniela Rodrigues de Leal  |  Última atualização: 12. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)

As regiões anexadas a Roma eram obrigadas a pagar- lhe altos impostos. Populações escravizadas substituíram a mão de obra livre, gerando uma massa de desempregados nos campos e nas cidades. Pequenos proprietários arruinados abandonavam suas terras em direção às cidades, contribuindo para o aumento das tensões sociais.

Quais as consequências da expansão territorial romana durante a república?

O controle sobre o mediterrâneo foi uma das consequências da expansão romana. Houve, neste período, a mudança da mão de obra principal de Roma, que deixou de ser composta por plebeus e passou a ser formada por escravos, por conta da grande quantidade de povos escravizados pelos romanos vindos da guerra.

Quais os resultados da expansão territorial trouxe para a sociedade romana?

A expansão territorial que Roma passou durante o período republicano resultou no surgimento de novas demandas políticas que reivindicavam certa centralização do poder.

Quais foram os problemas sociais causados pela expansão territorial de Roma?

Os plebeus que não conseguiam se enriquecer foram obrigados a vender as suas terras para algum grande proprietário. Ao chegarem às cidades, enfrentavam outro grande problema com a falta de empregos. O fácil acesso à força de trabalho dos escravos estreitava as oportunidades de trabalho livre.

Quais foram as consequências sociais do processo expansionista romano?

As principais consequências do expansionismo romano foram: - em virtude das conquistas da conquista de diversos, houve aumento da escravidão. - aumento da quantidade de latifúndios: os donos das terras expandiram suas posses, através de terras conquistadas.

Consequências da expansão territorial romana # parte 1

43 questões relacionadas encontradas

Quais foram as consequências da expansão romana para o Estado e o povo romano?

A expansão territorial e o contato com outras regiões propiciaram uma expansão nas atividades comerciais e um aumento populacional, que afetaram diretamente no crescimento das cidades e ocasionaram diversos problemas urbanos.

Qual foi a principal consequência cultural da expansão romana?

Além disso, Roma se tornou um dos maiores impérios de toda a história, com uma grande capacidade administrativa e militar; sua arquitetura e avanços tecnológicos serviram de inspiração para o Renascentismo na Europa e para diversos pensadores. Essas são algumas das consequências da expansão romana.

Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos romanos após a expansão territorial?

A crise econômica, as invasões bárbaras e a insegurança nas grandes cidades provocaram migração para as áreas rurais, no processo conhecido como ruralização da Europa. Muitos patrícios passaram a viver em suas propriedades rurais e, com a falta de escravos, passaram a arrendar terras para plebeus.

Quais foram as consequências da expansão territorial das culturas grega e romana?

Diminuição da Classe Plebeia. Aumento da Dependência do Escravismo. Aumento Territorial. Instauração do Império.

Como ocorreu a expansão territorial de Roma durante a república?

Expansão territorial: Guerras Púnicas

O período republicano foi de grande expansão territorial romana. A cidade de Roma conquistou toda a Península Itálica, além de ter dado início à expansão para outros locais, como a Europa Ocidental, a Península Balcânica, a Ásia Menor, o norte da África, a Península Ibérica etc.

O que foi a expansão territorial romana?

O Império alcançou uma imensidão territorial de aproximadamente sete milhões de metros quadrados. Entre os territórios conquistados destacam-se a Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina.

Como a expansão territorial afetou a vida dos diferentes grupos sociais romanos?

como a expansao territorial afetou a vida dos diferentes grupos sociais em roma?? Incorporando terras, riquezas e escravos, a expansão produziu, pela inclusão de escravos, uma decadência do trabalho livre. Isso por sua vez empobreceu a maioria da poplação e abri ma séria fase de agitações e instabilidade social.

O que motivou a expansão territorial romana?

Entre os séculos V a.C. ao III a.C., os romanos empenharam-se em conquistar a península Itálica, com dois objetivos principais: • Obter gêneros para o abastecimento da cidade; • Por fim as ameaças de invasão dos povos da região.

Como a expansão territorial afetou?

Explicação: A expansão territorial afetou a vida dos diferentes grupos sociais em Roma ao trazer benefícios em menor e em maior grau para todos aqueles considerados cidadãos romanos, principalmente os patrícios e políticos de carreira.

Quais foram as principais transformações ocorridas em Roma após a sua expansão territorial?

As consequências foram: desintegração política e social, ascensão de reinos bárbaros, transformações culturais, declínio econômico, difusão do cristianismo e início da Idade Média. O Império Romano deixou como legado o direito romano, a arquitetura e as línguas derivadas do latim.

Quais foram as consequências do expansionismo?

Para os romanos, o expansionismo do Império teve como consequências a melhoria geral dos indicadores sociais e da qualidade de vida, aumento da população das cidades, crescimento da economia e também aumento das desigualdades sociais, já que beneficiava mais aos patrícios que aos plebeus.

Como o fim da expansão territorial afetou fortemente a economia romana?

O fim da expansão territorial romana afetou fortemente a economia. A partir do século II, o Império Romano passou a priorizar a manutenção do gigantesco território conquistado. Isso afetou diretamente o sistema escravista, que era sustentado a partir dos prisioneiros de guerra levados ao Império como escravos.

Quais foram as consequências da expansão territorial estadunidense no século XIX?

Durante esse processo expansionista, os grandes perdedores foram os nativos americanos que habitavam as terras a oeste das Treze Colônias originais. Os americanos, na busca desenfreada para ocupar essa região, dizimaram milhares de indígenas, apossaram-se de suas terras e destruíram seu modo de vida.

Como era o banho romano?

Ao longo do eixo principal, para norte, ficava a piscina ou natatio e, para o sul, o tepidarium ou banhos mornos e o caldarium ou sala de banhos quentes, de forma circular e rodeada por diversas salas de vapor de tamanho mais pequeno, geralmente frequentadas por filósofos e poetas.

Quais foram as dificuldades enfrentadas pela República Romana?

Os romanos tiveram de lidar com insurreições, com ataques ou incursões, com os desafios de administrar adequadamente estas regiões e mantê-las abastecidas e protegidas. Estes desafios apenas aumentaram à medida que o Império cresceu e um número cada vez maior de etnias passou a viver dentro de suas fronteiras.

Por que a expansão romana fez crescer o número de escravos?

Essas conquistas resultavam ainda no aumento da quantidade de terras que pertenciam aos latifundiários, que precisavam de um número cada vez maior de escravos para nelas trabalhar, pois além do aumento de suas dimensões, o número de pessoas livres disponível para o trabalho diminuía, já que eram recrutadas para o ...

O que marcou a República Romana?

Além das lutas entre patrícios e plebeus, a República se caracterizou pela expansão do poder de Roma para toda Itália peninsular, pela promulgação da Lei das XII Tábuas em 450 a.C. e pelas guerras civis pela igualdade.

Por que ocorreram conflitos sociais na República Romana?

O fortalecimento do Senado e o exercício do poder executivo pelos magistrados reproduziram a exclusão dos plebeus da vida política romana. Essa exclusão política e a exploração econômica resultaram em inúmeros conflitos sociais em Roma, opondo patrícios e plebeus.

Artigo anterior
Onde fica o maior Cristo Redentor do Brasil?
Artigo seguinte
Como por legenda imagens no pp?