Quais fatores que afetam a diferenciação floral?
Perguntado por: Andreia Neves Silva | Última atualização: 29. April 2025Pontuação: 4.1/5 (62 avaliações)
Inúmeros fatores externos (luz, temperatura, água, nutrientes e doenças) estão envolvidos direta ou indiretamente na diferenciação floral.
Quais são os tipos de floração?
Por conveniência, subdivide-se o processo de floração em três fases: in- dução, evocação e desenvolvimento floral. A indução floral refere-se aos eventos que sinali- zam à planta a alteração do seu programa de desen- volvimento.
O que é o fenômeno de evocação floral?
Portanto, a evocação floral representa o momento em que o meristema se reorganiza para a produção de flores, em vez das folhas. Após essa etapa, a planta atinge a fase adulta, marcada pela presença de estruturas reprodutivas, ou seja, as flores.
Como é o processo de floração?
A transição do desenvolvimento vegetativo para o reprodutivo (floração) envolve grandes alterações no padrão de morfogênese e diferenciação celular. Em última análise, este processo leva à produção dos órgãos florais: SÉPALAS, PÉTALAS, ESTAMES E CARPELOS.
Qual ou quais reguladores de crescimento hormônios estão envolvidos no florescimento do abacaxizeiro?
Várias substâncias podem ser usadas com a finalidade de induzir a floração do abacaxi (REINHARDT, 2004). Os reguladores vegetais mais comumente usados são carbureto de cálcio (acetileno) e o Ethrel® (Etefon) (REZENDE e KLUGE, 1998).
DIFERENCIAÇÃO FLORAL NA VIDEIRA: como uma gema se transforma para produzir mais uvas
Que fatores afetam as plantas na produção de mudas na cultura do abacaxi?
Temperaturas abaixo de 20°C também afetam o crescimento da planta e, quando combinadas com perío- dos de dias mais curtos e/ou insolação mais baixa e nebulosidade mais alta, são propícias à ocorrência de florações naturais precoces das plantas, o que pode levar à perda de frutos e dificultar o manejo da cultura.
Que tipo de mecanismos de regulação As plantas usam para controlar seu crescimento?
Estudos realizados durante o último século têm mostrado que o desenvolvimento da planta é regulado por cinco principais classes de hormônios: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico (Figura 1).
O que fazer para acelerar a floração?
Uma solução eficaz é aplicar fertilizantes minerais mistos, à base de aminoácidos, com teores equilibrados de CaB (cálcio e boro) e com ação bioestimulante. Esses aminoácidos são fortes carreadores de nutrientes e fornecem energia e elementos fundamentais na fase reprodutiva da planta.
Como as plantas sabem a hora de florescer?
O fotoperíodo exerce influência sobre a floração, pois este aponta as estações do ano. As plantas neutras ou indiferentes são aquelas que não dependem do fotoperíodo e sim da disponibilidade de água e temperatura. As plantas de dia longo e as de dia curto são as plantas que florescem apenas em determinada época do ano.
Quais são os fatores que influenciam na transpiração das plantas?
→ Fatores que influenciam a taxa de transpiração
Veja: Temperatura: O aumento da temperatura aumenta a taxa de transpiração; Umidade: A umidade causa uma diminuição da taxa de transpiração; Correntes de ar: O vento seco aumenta a taxa de transpiração.
O que é desenvolvimento floral?
O desenvolvimento dos órgãos florais inicia quando ocorre um aumento na taxa de divisão das células centrais do meristema apical do caule. Ocorre então a transformação do meristema vegetativo num meristema primário de inflorescência que produz meristemas florais.
Como as plantas reagem a estímulos?
Os vegetais não são seres vivos imóveis, eles também respondem, através de movimentos, a estímulos externos. Essa resposta a um estímulo externo é chamada de tropismo, que deriva da palavra grega trope e significa volta, giro.
Como são classificadas as plantas em função da influência do fotoperiodismo na floração?
No fotoperiodismo a floração e outros processos de desenvolvimento são regulados em resposta ao fotoperíodo, ou duração do dia. Plantas de dias curtos florescem quando a duração do dia está abaixo de um certo limiar, enquanto plantas de dias longos florescem quando a duração do dia está acima de um certo limiar.
O que estimula a floração?
Fatores de indução da floração
Entre os fatores endógenos pode-se citar o estado nutricional, teores hormonais e ciclos circadianos e entre os fatores exógenos, ou seja, externos, pode-se destacar o fotoperíodo, a irradiância, a temperatura e a disponibilidade de água.
Qual é a função da floração?
Elas podem ser definidas como ramos altamente modificados que apresentam como função garantir a reprodução do vegetal. Além de produzir os gametas, as flores têm estruturas que garantem a atração de polinizadores.
Porque as flores têm cores diferentes?
Assim como os seres humanos, as flores herdam sua aparência pelos genes. Pigmentos nascem nessas plantas, produzindo uma gama de cores através do espectro. O mesmo químico, carotenóide, que produz o pigmento em tomates e cenouras também produz as cores amarelo, vermelho, laranja em certas flores.
O que precisamos para florescer?
Uma planta, ao florescer, cumpre sua missão na vida. É preciso lembrar que a reprodução das plantas está ligada às flores e/ou aos frutos, ou seja sem florescimento a planta não deixa descendência. Para que uma planta floresça é preciso duas coisas: estar saudável e que o tempo seja o certo.
Qual é a função da auxina?
A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos.
Quanto tempo dura o período de floração?
Como explicamos ali em cima, a floração ocorre até a décima segunda semana de vida da planta. Depois dessa etapa, ocorre a frutificação, período marcado pelas inflorescências femininas, plantas que não foram fertilizadas.
Qual é o melhor adubo para floração?
São inúmeras linhas de fertilizantes Premium disponíveis no mercado, e quando falamos de adubo para floração, a mais recomendada é a YaraLiva.
Qual o melhor adubo para estimular a floração?
Fósforo. Por sua vez, o fósforo estimula a frutificação e a floração das plantas, pois evita que ocorram problemas no crescimento e na coloração e garante a resistência estrutural das plantas, a qualidade da cultura e a produção de sementes.
Qual o melhor adubo para as plantas florir?
- Borra de café A maneira de fazer esse adubo caseiro é muito simples. ...
- Cascas de alimentos vegetais. Essa alternativa é muito fácil e, certamente, você terá os ingredientes em casa. ...
- Leite. Você deve estar achando estranho, não é? ...
- Casca de ovo. ...
- Canela. ...
- Cascas de banana.
Qual é a função da citocinina?
Outro hormônio vegetal relacionado ao processo de transporte de solutos na planta, especificamente o transporte de carboidratos, é a citocinina. Esse hormônio vegetal é o responsável pelo estabelecimento de drenos na planta, através da ativação de enzimas do metabolismo de carboidratos.
Qual é a função da giberelina?
O hormônio em questão atua principalmente no crescimento do caule e das folhas dos vegetais, regulando sua altura, sendo também importante no desenvolvimento dos frutos, na floração e no retardamento do envelhecimento dos tecidos vegetais.
O que favorece o crescimento das plantas?
Os macronutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Além desses, são também essenciais para as plantas o cálcio, o magnésio e o enxofre. Quanto aos micronutrientes, os principais para elas são: boro, cloro, molibdênio, cobre, ferro, zinco e manganês.
Quando o ser humano começou a se vestir?
Onde fica a barra de ferramentas do Word?