Quais fatores podem interferir na eliminação de medicamentos?
Perguntado por: Melissa Cunha Amorim | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.6/5 (9 avaliações)
Quais os principais fatores que influenciam na eliminação de fármacos através de filtração glomerular?
Os fatores que influenciam nessa reabsorção são: pH urinário e pK do fármaco. Quando os ácidos e bases estão na sua forma apolar, serão reabsorvidos em nível renal. Isso significa que: acidificando a urina, favorece a excreção de fármacos básicos; alcalinizando a urina, favorece a excreção de fármacos ácidos.
O que é a excreção dos fármacos?
A excreção é a eliminação dos resíduos da medicação do organismo. Os resquícios de medicamentos podem ser eliminados por urina, fezes, saliva, suor, fígado, rins, e outros.
Quais são as características que o fármaco deverá apresentar para que possa ser excretado pela via renal?
Ativação de sua estrutura, caso tenha sido administrado em sua forma inativa (pró-fármaco); Inativação para ser excretado; Formação de metabólitos ativos, com mesma atividade ou superior, que caem na circulação sistêmica para exercerem sua ação.
Quais são os fatores que influenciam na dosagem dos medicamentos?
Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.
Curso de Farmacologia: Aula 2 - Farmacocinetica - Eliminação de fármacos 4/4
Quais são os tipos de ação dos medicamentos?
A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).
Quais as características principais de cada via de excreção de fármacos?
A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.
Como os fármacos são eliminados do organismo?
A maioria dos medicamentos, especialmente os medicamentos hidrossolúveis e seus metabólitos, é eliminada principalmente pelos rins na urina. Portanto, a dose do medicamento depende amplamente da função renal.
Quais as características de moléculas eliminadas por filtração?
Esse processo não é seletivo, passando todas as moléculas e substâncias pequenas e ficando retidas as macromoléculas. O papel da reabsorção é de recuperar as moléculas que foram filtradas, mas são essenciais ao organismo e devem retornar para a circulação.
O que é o processo de excreção?
Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.
Qual o principal órgão envolvido na excreção de fármacos?
Os rins são os principais órgãos que excretam as substâncias hidrossolúveis. O sistema biliar contribui para a excreção até o ponto em que o fármaco não é reabsorvido do trato gastrintestinal.
Como ocorre a excreção renal dos fármacos?
Os mecanismos que asseguram a excreção renal de fármacos são os mesmos que intervêm na formação da urina, uma função do néfron, unidade anatomo-fisiológica dos rins. Esses mecanismos compreendem a filtração glomerular, a secreção tubular ativa e a reabsorção tubular passiva.
Qual a principal via de eliminação dos fármacos passei direto?
Pela urina são excretados fármacos na sua forma original e fármacos que sofreram alterações metabólicas (metabólitos).
O que provoca aumento da taxa de filtração glomerular?
Dentre as variáveis que influenciam de forma significativa na taxa de filtração glomerular, podem ser destacadas: a pressão coloidosmótica dos capilares glomerulares, pressão hidrostática glomerular, resposta miogênica e feedback túbulo glomerular.
Quais são os 3 principais locais de excreção dos fármacos?
Os órgãos de excreção de fármacos são denominados vias de excreção ou emunctórios e incluem os rins, pulmões, suor, glândulas lacrimais e salivares, mama (leite materno) e tubo digestivo (fezes e secreção biliar); destes o rim se destaca nesta função e, os demais, afora os pulmões para as substâncias voláteis, são ...
Quais são as três etapas de filtração do sangue?
A formação da urina acontece nos néfrons e envolve três etapas básicas (filtração, reabsorção e secreção) que garantem a eliminação de produtos indesejáveis.
Como funciona a filtragem dos rins?
Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.
Quanto tempo leva para um medicamento sair do nosso organismo?
quanto tempo o medicamento leva para sair do corpo? É muito variável, a meia vida é de 3 a 20 horas. Então pode ficar até 40 horas teoricamente.
Quais as vias de excreção existentes identifique a principal?
O ser humano apresenta como excreta principal a uréia, excretando amônia e ácido úrico em menor quantidade. A uréia é formada no fígado e lançada no sangue. O sistema excretor realiza a filtração do sangue e elimina a uréia através da urina. É importante ressaltar a diferença entre evacuação e excreção.
Quais são as principais vias de administração de fármacos?
- Oral;
- Parental;
- Subcutânea;
- Nasal;
- Retal;
- Intra-vesical;
- Nebulização;
- Ocular;
Quais os tipos de vias de excreção dos xenobióticos?
O organismo remove os xenobióticos através do denominado metabolismo ou desintoxicação de xenobióticos. Este consiste na neutralização e excreção de xenobióticos; a neutralização ocorre principalmente no fígado e as principais vias de excreção são a urina, as fezes, a respiração e o suor.
O que é mecanismo de ação dos medicamentos?
Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um "alvo" molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.
Qual a classificação dos medicamentos quanto ao modo de ação?
Os medicamentos podem ser de: Ação local: apresentam ação diretamente sobre o local de aplicação. Ex: pomada, aplicada sobre a pele, como Neomicina + Bacitracina®, Furacin®, Bepantol®, Dermoderme®. Ação sistêmica: o medicamento precisa entrar na corrente sanguínea para atingir seu local ou sítio de ação.
São características da ação específica dos fármacos?
Os fármacos de ação específica podem agir das seguintes formas: atuação sobre enzimas (ativação ou inibição), antagonismo, ação sobre membranas, ação na transcrição gênica.
Como ocorre o processo de reabsorção renal?
Reabsorção: Nessa etapa, algumas substâncias do filtrado são reabsorvidas para o sangue. Estima-se que 65% do total de sódio e água presentes no filtrado sejam reabsorvidos no túbulo proximal. A glicose e os aminoácidos são quase que completamente reabsorvidos. Na alça néfrica, são reabsorvidos principalmente sais.
Qual é a função de um torno mecânico?
Quanto tempo dura a internet de 500 MB?