Quais eram os pensamentos filosóficos de Sócrates?

Perguntado por: William Mota  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (8 avaliações)

Sócrates acreditava que as pessoas não buscam fazer o mal. Ele entendia que para construir uma trajetória com virtudes, as pessoas deveriam tentar fazer o que é certo, e que não necessariamente o certo seria o que é moralmente ético. Para isso, era preciso analisar cada situação com consciência.

Quais são os principais pensamentos de Sócrates?

De qualquer forma suas principais ideias envolviam crer:
  • Na imortalidade da alma.
  • Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas.
  • Na busca pela virtude como mais importante que a busca por dinheiro.
  • Na democracia com um filósofo a frente.
  • Na ética do senso comum.

O que é o pensamento socrático?

O questionamento socrático, também conhecido como maiêutica socrática ou até mesmo método socrático, foi desenvolvido por Sócrates no século IV a.C. Ele aponta que o indivíduo é guiado à descoberta da verdade sobre um tema específico através das perguntas que são feitas a ele sobre esse assunto.

O que é o método socrático?

O método socrático. É justamente em oposição à argumentação retórica dos sofistas que Sócrates desenvolve a dialética socrática, com o objetivo de mostrar um caminho racional para que os homens pudessem alcançar um conhecimento verdadeiro. Para ele, a discussão não visa vencer ou persuadir.

Quais são as principais características do método socrático?

O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.

O PENSAMENTO DO FILÓSOFO SÓCRATES

34 questões relacionadas encontradas

Quem foi Sócrates e quais foram suas principais ideias?

Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.

Quem foi Sócrates * sua resposta?

Sócrates foi um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga. Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 a.C., e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga.

Quem foi Sócrates na Bíblia?

Foi o primeiro dos três grandes filósofos gregos que estabeleceram as bases do pensamento ocidental (os outros dois foram Platão e Aristóteles). Sócrates nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C. e, de acordo com o romano Cícero, “fez com que a filosofia descesse dos céus para a terra”.

O que Sócrates falava sobre Deus?

Ele não era ateu mas afirmava que acreditava em uma divindade particular, filha dos deuses tradicionais que ele chamava daimonion que era um ser inferior aos deuses mas superior aos homens. Mesmo assim ele era contra os deuses nos quais a cidade acreditava.

Como Sócrates define a existência de Deus?

Aquilo que a divindade ordena, segundo Sócrates, é o empenho na investigação e o esforço aplicado à justiça; quanto à verdade e à virtude, o homem deve procurá-la e realizá-la por si.

Qual era a filosofia de Jesus Cristo?

Filosofia cristã é o conjunto de ideias filosóficas iniciadas pelos seguidores de Jesus Cristo do século II aos dias de hoje. Esta filosofia surgiu com o intuito de unir ciência e fé, partindo de explicações racionais naturais tendo o auxílio da revelação cristã.

Quem foi Platão resposta?

Platão (427-347 a.C.) foi um filósofo grego da antiguidade, considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. Era discípulo do filósofo Sócrates. Sua filosofia é baseada na teoria de que o mundo que percebemos com nossos sentidos é um mundo ilusório, confuso.

Qual foi a importância de Sócrates?

Sócrates foi um dos maiores nomes da filosofia. Afinal, ele possuía uma vasta visão humana e gravou seu nome na história junto com Platão e Aristóteles. O filósofo também possui uma gigantesca importância no campo da ética e moral, conhecimento humano, entre outras áreas do conhecimento.

Quem é o verdadeiro pai da filosofia?

Tales de Mileto, pai da Filosofia.

É uma característica do diálogo socrático?

Num Diálogo Socrático cultivam-se virtudes como o respeito, o saber ouvir, aceitar críticas às nossas posições, a aceitar o erro como natural a qualquer empreendimento humano, a aprendizagem com os outros e com as experiências do outros. Numa palavra, num verdadeiro Diálogo Socrático cultivamos a nossa humanidade.

São características da dialética socrática?

O método filosófico socrático pode ser considerado dialético por apresentar as contradições lançadas por seus interlocutores e, com base nisso, conseguir formular um conhecimento novo, uma formação de um conceito sobre determinado assunto.

Qual o principal paradoxo criado por Sócrates?

O paradoxo socrático: a ideia de saber que nada se sabe.

Como o método socrático se apresenta atualmente?

O estilo, baseado em diálogo orientado por questões, coloca o professor em um papel mais de receptor do que emissor. Isso porque o docente em um diálogo socrático, essencialmente, nega seu próprio conhecimento de um assunto para levar o estudante à ideia ou resposta correta.

O que é o período socrático?

Período Socrático (séculos V a IV a.C.): o segundo período da Filosofia Antiga também pode ser conhecido como período clássico ou antropológico. Nesta fase, os pensamentos envolvem questões relacionadas ao ser humano. De forma mais sistemática, assuntos que envolviam a ética e a política eram predominantes.

Artigo anterior
O que é singular ou plural?
Artigo seguinte
Quanto ganha um perito criminal nos EUA por mês?