Quais eram as principais características da arquitetura barroca?

Perguntado por: Anna Liliana Leite de Macedo  |  Última atualização: 19. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (50 avaliações)

A arquitetura barroca apresenta elementos construtivos característicos como cúpulas desenvolvidas, utilização de abóbadas, arcos e colunas tortas, visto que uma das características do barroco também é a assimetria ou tortuosidade nas suas formas.

Quais são as principais características da arquitetura barroca?

Além de trazer enorme extravagância, as obras da arquitetura barroca também apresentavam a imponência, o uso do dinamismo plástico, o uso de elementos espirais com a intenção de trazer efeitos ilusórios e o uso da sinuosidade para trazer emoção.

Quais são as principais características do estilo barroco?

As principais características são: a utilização de cores vibrantes, o uso de luz e sombra, a criação de efeitos dramáticos e a preferência por formas orgânicas e sinuosas. Além disso, as obras barrocas costumam ter temas religiosos.

Quais são os elementos arquitetônicos do barroco?

Principais características da arquitetura barroca
  • forte presença de espaços e formas ovais, que trazem a ideia de centralização;
  • uso da cruz grega, que identifica o cristianismo;
  • fachadas convexas ou côncavas, que reforçam a ideia de movimento;
  • uso de colunas tortas e de arcos;

Quais foram as principais obras da arquitetura barroca?

5 construções de arquitetura barroca no Brasil
  • Igreja de São Miguel — Rio Grande do Sul. (Fonte: Câmara Municipal de São Miguel) ...
  • Igreja de Santo Antônio — Bahia. ...
  • Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo — Pernambuco. ...
  • Igreja de São Francisco de Assis — Minas Gerais. ...
  • Obras do mestre Aleijadinho — Minas Gerais.

ARTE BARROCA: o movimento artístico que marcou o Brasil e a Europa

19 questões relacionadas encontradas

O que a arquitetura barroca demonstra?

O que a arquitetura barroca demonstra? Demonstra poder, riqueza e a intensidade da fé religiosa.

Quais são as principais características da arte barroca brasileira?

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

Quais são os tipos de arquitetura?

Assim, apresentamos a seguir alguns dos estilos e movimentos arquitetônicos mais influentes da história, suas caraterísticas e singularidades.
  • Clássico. Guardar no Meu ArchDaily. ...
  • Românico. Guardar no Meu ArchDaily. ...
  • Gótico. Guardar no Meu ArchDaily. ...
  • Barroco. Guardar no Meu ArchDaily. ...
  • Neoclássico. ...
  • Beaux Arts. ...
  • Art Nouveau. ...
  • Art Déco.

O que não é característica do Barroco?

(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:

preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria. intenção de exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.

Porque o nome Boca do Inferno?

Nessa fase passou a escrever cada vez mais poesias satíricas e eróticas, onde expõe sem nenhum pudor a sociedade da época, o que lhe rendeu o apelido “Boca do Inferno”.

O que a arte barroca retrata?

A arte barroca tem como uma das principais características a mistura de extremos. Chamado de culto do contraste, as obras misturam opostos como divino e humano, bem e mal, Deus e diabo, tristeza e alegria, divino e carnal, entre outras.

Como é a arquitetura barroca no Brasil?

Logo, a arquitetura barroca brasileira foi bastante influenciada pela religião. Dessa forma, muitas de suas construções apresentam motivos relacionados à exaltação da fé católica. Sendo assim, esse estilo conta com várias obras que apresentam características de arte sacra.

Quem inventou a arquitetura barroca?

Arquitetura e urbanismo

O exemplo precursor da arquitetura barroca geralmente é apontado na Igreja de Jesus em Roma, cujo projeto foi de Giacomo Vignola e a fachada e a cúpula de Giacomo della Porta.

Como foi o barroco na arquitetura?

A arquitetura barroca apresenta elementos construtivos característicos como cúpulas desenvolvidas, utilização de abóbadas, arcos e colunas tortas, visto que uma das características do barroco também é a assimetria ou tortuosidade nas suas formas.

Quais são as características do barroco exceto?

Fazem parte das características do barroco exceto: objetivismo e razão. O Barroco foi um movimento cultural que, em oposição ao Classicismo, buscou valorizar a tradição Cristã.

Qual é a característica barroca pode ser identificada na imagem?

Resposta verificada por especialistas. O Barroco presa pela valorização do detalhe, se aproxima do realismo, valoriza as luzes, sombras e a sensualidade. Estas características estão presentes na imagem e podem ser notadas pela análise de quem a observa.

Qual é o conceito de barroco?

Barroco é um termo que deriva do francês baroque e que permite fazer alusão a um movimento cultural e estilo artístico desenvolvido entre o século XVII e meados do século XVIII. Esse estilo abrangeu diversos ramos (a arquitetura, a pintura, a música, a literatura, etc.) e caracterizou-se pela ornamentação excessiva.

Qual é a base da arquitetura?

A arquitetura enquanto atividade é um campo multidisciplinar, incluindo em sua base a matemática, as ciências, as artes, a tecnologia, as ciências sociais, a política, a história, a filosofia, entre outros.

Qual é o tema principal do estilo barroco?

A estética barroca apresenta, em relação ao conteúdo, predileção em expressar o conflito entre a visão antropocêntrica, em que todas as coisas estão centradas no próprio homem, e a visão teocêntrica, em que o Deus cristão é o centro do Universo.

Qual era a técnica utilizada no barroco?

A pintura barroca foi caracterizada ainda por uso da técnica chamada chiaroscuro, a qual usava cores claras e cores escuras dando destaque às imagens. Muitas das obras não possuem luz natural. A luz aparece de forma a dar destaque a imagem principal.

Qual é a origem do barroco?

O Barroco surgiu na Itália e espalhou-se pela Europa e América. No entanto, os maiores nomes da literatura barroca europeia são os espanhóis Luis de Góngora (1561-1627) e Francisco de Quevedo (1580-1645).

Quais são os pilares do barroco na arte?

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

Artigo anterior
Quanto tempo de repouso depois de uma conização?
Artigo seguinte
Quais os fatores de movimento?