Quais empresas pagam CPRB?

Perguntado por: Lourenço Martim Costa Santos  |  Última atualização: 6. Februar 2025
Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)

Conheça quais setores contribuem atualmente
  • call center;
  • comunicação;
  • calçados;
  • construção civil;
  • confecção e vestuário;
  • empresas de construção e obras de infraestrutura;
  • couro;
  • fábricas de automóveis e carroçarias;

Quais empresas estão sujeitas a CPRB?

A Lei da CPRB traz uma regra específica para as empresas do setor de Construção Civil enquadradas nos grupos 412, 432, 433 e 439 da CNAE 2.0, conforme inciso IV do artigo 7º, que possuam obras matriculadas no Cadastro Específico do INSS – CEI, prevista no parágrafo 9º do referido artigo.

Quais empresas podem optar pela CPRB?

Quem pode optar pela desoneração da folha de pagamento? Todas as pessoas jurídicas que desenvolvem as atividades listadas nos artigos 7º e 8º Lei nº 12.546 de 2011 podem optar pela “desoneração” da folha de pagamento.

Quais empresas entram na desoneração da folha de pagamento?

Todas as empresas podem optar pela desoneração da folha de pagamento?
  • serviços de tecnologia da informação (TI) e de tecnologia da informação e comunicação (TIC);
  • teleatendimento (call center);
  • transportes;
  • construção civil;
  • indústria (conforme código da Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM); e.
  • jornalismo.

Como saber se uma empresa é optante pelo CPRB?

Já a CPRB será informada através da EFD-Reinf, por meio do evento R-2060, com a correspondente identificação do código da atividade, produto ou serviço sujeita à desoneração, valor da receita bruta da atividade, valor das exclusões e adições (se houver), base de cálculo e valor da CPRB apurada.

Desoneração da Folha de Pagamento

27 questões relacionadas encontradas

Quem é contribuinte da CPRB?

A CPRB é uma contribuição exclusiva para as empresas optantes do Simples Nacional. Basicamente, ela incide no percentual que varia entre 1% e 4,5%, de acordo com a atividade da empresa, sobre o seu faturamento. Empresas que não são optantes pela desoneração pagam 20% sobre a folha de pagamento.

Como saber se a empresa tem desoneração de folha?

Através de pesquisa pela NCM ou descrição de um produto, CNAE ou subclasse de uma atividade e descrição de um serviço são exibidas as regras de desoneração. Foi publicada a Medida Provisória Nº 1202 DE 28/12/2023, que trata sobre a reoneração da folha de pagamento.

Quais atividades têm desoneração da folha?

Os setores alcançados pela medida são: calçados, call center, comunicação, confecção/vestuário, construção civil, empresas de construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carroçarias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, TI (tecnologia da informação), TIC (tecnologia de comunicação ...

Porque Lula vetou a desoneração da folha?

O veto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União na quinta-feira (23). Lula argumentou que a proposta é inconstitucional por criar renúncia de receita sem apresentar o impacto nas contas públicas, como manda a legislação.

Quais CNAE estão na desoneração da folha de pagamento?

Atualmente só podem optar pela desoneração as empresas que possuem CNAE fiscal dos grupos 41, 42 e 43(atividade da construção civil). CNAE identificado incorretamente no CNPJ deve ser corrigido, considerando o correto aquele que representa a fonte de receita da empresa contemplada nas notas fiscais.

Quais empresas podem optar pela desoneração da folha 2024?

DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO: REGIME OPCIONAL PARA 2024! A quem se destina? Todas as empresas enquadradas na Desoneração da Folha de Pagamento.

Quais são os 17 setores beneficiados pela desoneração da folha?

Lista
  • Confecção e vestuário.
  • Calçados.
  • Construção civil.
  • Call center.
  • Comunicação.
  • Empresas de construção e obras de infraestrutura.
  • Couro.
  • Fabricação de veículos e carroçarias.

O que é desoneração da folha pela CPRB?

A desoneração da folha substitui a contribuição previdenciária patronal, de 20% sobre a folha de salários, por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. A ideia é que esse mecanismo reduza os encargos trabalhistas dos setores desonerados e estimule a contratação de pessoas.

O que a CPRB substitui?

Esse regime, também conhecido como CPRB, é a substituição da CPP de 20% por outro percentual sobre a receita bruta da empresa, variável conforme atividade ou produto.

Até quando posso optar pela desoneração da folha?

Um dia após a lei promulgada pelo Congresso Nacional, o Governo Federal emitiu a Medida Provisória nº 1.202/2023, na qual revoga a prorrogação da desoneração da folha de pagamento a partir de 1º de abril de 2024. Ou seja, a desoneração só valerá para os primeiros três meses do ano e não até 31 de dezembro de 2027.

Quem criou a desoneração da folha de pagamento?

Recentemente, com o objetivo de aumentar a arrecadação, em virtude do ajuste fiscal, o Governo propôs, por meio do PL nº 863, 30 de março de 2015, a redução do benefício. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional após diversas mudanças do texto original, resultando na Lei nº 13.161, de 31 de agosto de 2015.

Qual a vantagem da desoneração da folha de pagamento?

Segundo o aspecto econômico, sociológico e também no campo dos empregos, a desoneração da folha de pagamentos otimiza a empregabilidade — ao contrário do que poderá ocorrer se o Congresso não derrubar o veto.

Quais as desvantagens da desoneração?

Há desvantagens na desoneração da folha de pagamento?
  • A desoneração não é aplicável a todas as atividades econômicas da mesma forma;
  • A legislação determina que a União compensará o Fundo do Regime Geral de Previdência Social, aumentando os gastos do governo;

O que é o fim da desoneração da folha?

Durante os últimos anos, o Governo Federal criou mecanismos para reduzir o impacto da folha de pagamento no faturamento da empresa, visando à manutenção dos postos de trabalho. Contudo, apesar da renovação até o ano de 2023, as empresas devem se preparar para o fim desse benefício.

O que muda na folha de pagamento em 2024?

A nova tabela IRRF, que entra em vigor a partir da folha de pagamento de fevereiro de 2024, possui cinco faixas de renda, com alíquotas progressivas além da faixa de isenção, que vão de 7,5% até chegar a 27,5%. Levando-se em conta o desconto mensal de R$ 564,80, quem recebe até R$ 2.259,00 está na faixa 1 e é isento.

Qual é a alíquota da CPRB?

CPRB - RETENÇÃO DE 3,5% SOBRE CESSÃO DE MÃO DE OBRA.

Como funciona a CPRB?

A lei estabeleceu, de forma bem clara, as alíquotas da CPRB. Elas têm uma variação entre 1% e 4,5%, de acordo com a atividade econômica que cada contribuinte executa. Em dezembro de 2021, o Senado Federal entendeu ser conveniente o entendimento de que seria adequado aprovar o Projeto de Lei nº 2.541/2021.

Como optar pela CPRB 2024?

Como fazer a opção pela CPRB? Se no primeiro recolhimento do ano de 2024 se a empresa recolher o DARF da CPRB (2985 ou 2991), fará a opção pela desoneração da folha de pagamento. Assim, no período correspondente ao ano de 2024 a Contribuição Previdenciária será calculada sobre a Receita Bruta – CPRB.

Quem deve recolher CPRB?

Quem são os contribuintes do tributo? São contribuintes da CPRB as empresas que praticam as atividades e auferem as receitas descritas nos artigos 7° e 8°, da Lei n° 12.546/2011.

Artigo anterior
Quantos ml de ácido hialurônico para preencher bigode chinês?
Artigo seguinte
Por que é importante reciclar o lixo?