Quais eixos devem orientar a prática pedagógica do professor da EJA no campo?

Perguntado por: Duarte Salvador Lourenço de Santos  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (47 avaliações)

A EJA fundamenta-se nas Diretrizes Curriculares Estaduais para a Educação de Jovens e Adultos em que se identificam os eixos: cultura, trabalho e tempo como os que deverão articular toda a ação pedagógico-curricular nas escolas.

Quais são os eixos articuladores da prática pedagógica com a EJA?

Na organização do trabalho pedagógico da EJA devem-se considerar três eixos articuladores, os quais foram definidos a partir de uma concepção de currículo, como processo de seleção, análise da cultura e do perfil dos alunos da EJA. São eles: cultura, trabalho e tempo.

Como deve ser a prática pedagógica na EJA?

A prática pedagógica docente sobretudo na EJA, necessita reconhecer em seu estudante suas vivências, suas construções sociais, seus aprendizados, objetivando estabelecer relação de contextualização e construção com o conhecimento socialmente produzido.

Quais são os eixos articuladores da prática pedagógica com a EJA que estão explicitados nas DCES do Estado do Paraná?

No entanto, cabe ressaltar que a organização metodológica das práticas pedagógicas, dessa modalidade deve considerar os três eixos articuladores propostos nas Diretrizes da Educação de Jovens e Adultos: Trabalho, Cultura e Tempo, os quais devem se articular tendo em vista a apropriação do conhecimento que não deve se ...

Qual deve ser a atitude do professor diante do aluno da EJA?

O professor deve está sempre atento às necessidades do aluno, olhar para esse aluno, procurando entendê-lo, ouvi-lo, sempre discutir com os alunos e outros profissionais da área o melhor caminho a ser tomado, assumindo com profissional libertador, respeitando-o, valorizando-o, sempre com intenção de trazer melhorias a ...

A Prática pedagógica na EJA Avaliação e registro.

41 questões relacionadas encontradas

Qual é o papel do professor na Educação de Jovens e Adultos EJA?

Sua tarefa é estimular jovens e adultos lhes proporcionando acesso à sala de aula. O professor da EJA deve redirecionar concepções e conceitos em sua organização pedagógica, considerando as especificidades desse segmento.

Qual deve ser o perfil do professor da EJA?

Os resultados nos possibilitaram identificar os seguintes enunciados referentes ao perfil do educador para atuar na EJA: profissional paciente; profissional participativo e atento ao esclarecimento das dúvidas dos educandos; profissional extrovertido e atencioso; e profissional que exercite a prática da escrita e na ...

Quais são os componentes curriculares para EJA?

Matrizes curriculares do Ensino Fundamental comum e do Ensino Fundamental no EJA
  • Língua Portuguesa;
  • Língua Materna, para populações indígenas;
  • Língua Estrangeira moderna;
  • Arte; e.
  • Educação Física;

Quais são as três dimensões básicas da EJA?

A questão da qualidade do ensino na EJA é entendida como um termo polissêmico e amplo e foi apresentada neste estudo por meio de três dimensões: normativa, política e educativa.

Quais são as etapas da EJA?

O curso é ofertado em três etapas, sendo:
  • Fase I - Corresponde do 1º ao 5º ano do Ensino Regular (séries iniciais do Ensino Fundamental)
  • Fase II - Corresponde do 6º ao 9º ano do Ensino Regular (séries finais do Ensino Fundamental)
  • Ensino Médio.

Qual o papel do ensino da pedagogia na formação dos estudantes da EJA?

Nesse sentido a função do pedagogo deve estar direcionada ao coletivo, aquele que articula a concepção de educação da escola, visando práticas pedagógicas que proporcionem as mediações políticas, sociais, culturais e históricas da escola. sistemática das formas de organização do processo cultural da escola”.

Quais práticas pedagógicas se adequa às necessidades específicas da educação de jovens e adultos o que deve ser considerado pelo educador no trabalho educativo?

A Educação de Jovens e Adultos deve ser sempre uma educação multicultural, uma educação que desenvolva o conhecimento e a integração na diversidade cultural, como afirma Gadotti (1979), uma educação para a compreensão mútua, contra a exclusão por motivos de raça, sexo, cultura ou outras formas de discriminação e, para ...

Como deve ser a interação entre professor e aluno da EJA para que a aprendizagem ocorra?

Para haver um processo de intercâmbio que propicie a construção coletiva do conhecimento, é preciso que a relação professor- aluno tenha como base o diálogo. É por meio do diálogo que professor e aluno juntos constroem o conhecimento, chegando a uma síntese do saber de cada um (HAYDT, 2006, p. 59).

Qual é a função das práticas curriculares da EJA?

O Currículo em Movimento da Educação Básica – EJA percebe o processo avaliativo como algo fundamental na vida escolar, de forma contextualizada com o processo de ensino-aprendizagem. Valoriza as experiências vividas e ressignifica os conhecimentos anteriores, estabelecendo uma relação de autonomia do educando.

Qual o papel da didática no trabalho do professor da EJA?

A didática, no processo de ensino e aprendizagem, assume um grande destaque, pois ela ajuda o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognitivas tornando mais acessível o processo de aprendizagem dos alunos.

Como deve ser o planejamento de uma aula para o EJA?

O plano de aula para EJA deve levar em consideração as experiências de vida dos alunos e seus interesses. Ou seja, não podemos criar um plano de aula com atividades infantis se o público alvo é de jovens e adultos. É importante que o plano de aula contenha atividades que envolva o cotidiano dos educandos pois.

Quem são os sujeitos da EJA o que buscam e quais são suas especificidades?

Os sujeitos da EJA são aqueles que moram em cidades ribeirinhas, quilombos, cidades do interior, periferias. Pessoas que muitas vezes podem ser analfabetas funcionais, ou seja, aqueles que têm até a quarta série do antigo primário, sabem ler, escrever e contar basicamente, o modelo tradicional de educação.

O que é avaliação de prova?

Uma prova ou teste é um "produto" que mede um comportamento em particular ou um conjunto de objetivos. Por outro lado, uma avaliação é um procedimento, não um "produto". A avaliação pode ser utilizada antes ou depois que a instrução foi dada. ... Os resultados da prova não precisam ser interpretados, como os da avaliação.

Quem é o sujeito da EJA quais as suas potencialidades e demandas educacionais?

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – Lei 9.394/96 a EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma modalidade de ensino, que tem por objetivo oportunizar a formação escolar para aqueles que não tiveram acesso ao ensino fundamental ou médio nas idades apropriadas por motivos diversos.

Tem BNCC para EJA?

Em suma, a BNCC determina os conhecimentos, competências e habilidades que os alunos da educação básica de todo o Brasil precisam desenvolver em seus anos escolares. Contudo, o documento se baseia apenas em crianças e adolescentes. Sendo assim, não contempla a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Que perfil de educador formar?

Em síntese, dizemos que o professor deve ser um profissional do humano em sua forma integral que: ajuda o desenvolvimento pessoal/intersubjetivo do aluno; um facilitador do acesso do aluno ao conhecimento (informador informado); um ser de cultura que domina de forma profunda sua área de especialidade (científica e ...

Qual a importância do professor da EJA no incentivo para permanência do aluno na escola?

Se ao optar pela EJA, o professor manter a mente aberta para todas as possibilidades que essa modalidade de ensino permite, ele conseguirá enxergar de fato seu aluno. Ele será capaz de transformar a realidade dele e dessa forma modificar a sua própria realidade.

Qual é a relação de alunos e professor na EJA?

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EJA

O educador de jovens e adultos deve ter como qualidade a capacidade de solidarizar-se com os educandos, a disposição de enfrentar dificuldades como desafios, a confiança de que todos são capazes de aprender, a ensinar e aprender numa troca mútua.

Quais são os desafios da atuação do professor no EJA?

Os educadores da EJA enfrentam inúmeros desafios no desenvol- vimento de sua prática docente, como a heterogeneidade, a evasão, a ju- venilização das turmas, a falta de materiais didáticos específicos, a baixa autoestima dos educandos, a rigidez institucional.

Como trabalhar com alunos do EJA que apresentam dificuldades de aprendizagem?

Oriento os professores para que registrem o trabalho que desenvolvem, nesses momentos, com a criança. Chamamos de “Caderno de Intervenção Pontual” e, nele, são registrados: data, conteúdo, atividade desenvolvida e breve reflexão escrita do que percebe quando o aluno está fazendo a atividade.

Artigo anterior
Quais os princípios básicos da Escola de Florence?
Artigo seguinte
Em que ano nasceu Letícia Almeida?