Quais drogas podem causar esquizofrenia?

Perguntado por: Marco Rodrigues de Gonçalves  |  Última atualização: 3. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (29 avaliações)

Substâncias como a maconha, a cocaína e o LSD não desencadeiam, de forma direta, a doença. No entanto, já existem estudos científicos atrelando o uso de certas substâncias a um aumento do risco para desenvolver transtornos mentais.

Qual droga desencadeia esquizofrenia?

Portanto, o uso crônico de álcool, maconha, dentre outros tóxicos, pode ser tanto um fator desencadeante, como uma consequência de quadros psíquicos(7). Estima-se que aproximadamente 3,5% dos dependentes de álcool e outras drogas possuem esse transtorno como diagnóstico psiquiátrico adicional(7).

O que leva uma pessoa a desenvolver esquizofrenia?

Até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença. Fatores hereditários - parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm mais chances de desenvolver a doença do que as pessoas em geral.

O que pode desencadear a esquizofrenia?

Acredita-se que esse distúrbio possa surgir como resultado da interação de fatores genéticos, cerebrais e ambientais. Algumas pessoas podem ter a tendência de desenvolvê-la com o passar dos anos, já outras, um evento estressante ou emocional pode desencadear um episódio psicótico.

Quais são os 7 tipos de esquizofrenia?

Tipos de esquizofrenia
  1. 1 – Simples. O paciente se isola do convívio social, mostra-se indiferente ao afeto externo e é mais dispersivo no cotidiano. ...
  2. 2 – Paranoica. ...
  3. 3 – Catatônica. ...
  4. 4 – Desorganizada. ...
  5. 5 – Residual. ...
  6. 6 – Cenestopática. ...
  7. 7 – Indiferenciada.

Esquizofrenia: o uso de drogas pode iniciar ou agravar a doença?

30 questões relacionadas encontradas

O que pode ser confundido com esquizofrenia?

Esquizofrenia pode ser confundida com bipolaridade, autismo e depressão. O problema é que os sintomas psicóticos, uma das principais características da esquizofrenia, também estão presentes em outras doenças.

Como é a crise de uma pessoa que tem esquizofrenia?

“Um paciente esquizofrênico em crise, ou seja, em surto psicótico, pode apresentar alterações do pensamento, como delírios, percepções distorcidas da realidade, alucinações e alterações da identificação de si próprio como pessoa, corpo e identidade”, caracteriza o psiquiatra Alexandre Proença.

Qual exame é feito para saber se a pessoa tem esquizofrenia?

Não existe exame de sangue ou exame laboratorial para o diagnóstico de esquizofrenia. O diagnóstico da esquizofrenia e da grande parte dos transtornos mentais é clínico, ou seja, através da anamnese e entrevista clínica o psiquiatra é capaz de fazer o diagnóstico. Isso se faz em consulta e não com exames.

Qual a pior fase da esquizofrenia?

A esquizofrenia denominada hebefrênica é a mais grave de todas e acomete mais indivíduos jovens, entre 15 e 25 anos de idade. O transtorno é marcado por sintomas como perturbação dos afetos, comportamento irresponsável e imprevisível, pensamento desorganizado e discurso incoerente.

Como descobrir se uma pessoa tem esquizofrenia?

Principais sintomas da esquizofrenia
  1. Delírio — pensamentos ou ideias que não correspondem à realidade;
  2. Alucinação — ver, ouvir ou sentir coisas que não existem;
  3. Apatia;
  4. Percepção distorcida da realidade;
  5. Confusão mental;
  6. Ansiedade;
  7. Dificuldade de concentração;
  8. Padrão de sono perturbado;

Qual a idade que se manifesta a esquizofrenia?

Quanto à esquizofrenia, o mais comum é que ela apareça no final da adolescência e início da vida adulta, embora haja casos mais raros que se iniciam antes ou depois disso.

Como funciona a mente de uma pessoa com esquizofrenia?

A esquizofrenia é uma doença mental, em que o sujeito pode confundir realidade com imaginário. Os olhos da mente de um esquizofrênico podem estar repletos de ilusões, pensamentos mágicos, superstições, mas também ansiedade, irritabilidade e um mal estar permanente, chamado disforia.

O que pode levar uma pessoa a surtar?

São vários fatores que podem ocasionar um surto psicótico, pode estar associado a um transtorno mental, uso de drogas, acontecimento traumático ao longo da vida, que chamamos de gatilhos, entre outros. Para que você tenha uma melhor compreensão do termo, sugiro uma consulta com um profissional. Estou á sua disposição.

Quais drogas causam surto psicótico?

Vários tipos de substâncias podem desencadear esses episódios, incluindo álcool, anfetaminas, canabis, cocaína, alucinógenos, opioides, fenciclidina (PCP) e sedativos.

Quais são os gatilhos da esquizofrenia?

Fatores ambientais que aumentam risco de esquizofrenia

Seriam eles: uso de cigarro durante a gestação, baixo peso ao nascer e hipóxia (falta de oxigênio) durante o parto. Más condições socioeconômicas também parecem predispor à esquizofrenia, assim como viver em áreas urbanas.

Quem usa drogas pode ter esquizofrenia?

Ou seja, a esquizofrenia costuma ser diagnosticada no mesmo período em que boa parte das pessoas começam a experimentar ou adotar o consumo permanente de drogas. A chance de desenvolver a doença é quatro vezes maior, por exemplo, entre pacientes que utilizam maconha.

Quais os 4 tipos de esquizofrenia?

Assim, os principais tipos de esquizofrenia são:
  1. Esquizofrenia paranoide. ...
  2. Esquizofrenia catatônica. ...
  3. Esquizofrenia hebefrênica ou desorganizada. ...
  4. Esquizofrenia indiferenciada. ...
  5. Esquizofrenia residual.

É perigoso conviver com uma pessoa que tem esquizofrenia?

Viver com esquizofrenia

A maioria das pessoas com esquizofrenia não é mais perigosa ou violenta do que a população em geral. No entanto, todas as pessoas com suspeitas de alguma doença mental devem ser encaminhadas para um psiquiatra, de modo a efetuar um diagnóstico atempado.

É possível vencer a esquizofrenia?

Os sintomas da esquizofrenia podem ir de leves a graves a ponto de prejudicar muito a vida dos doentes e suas famílias, mas se diagnosticada e tratada logo de forma correta, com medicamentos e terapias, muitos doentes conseguem ter uma vida ativa e plena.

Qual a diferença entre esquizofrenia e transtorno bipolar?

De forma resumida, a diferença entre Esquizofrenia e Transtorno Bipolar é que a primeira envolve sintomas psicóticos, alucinações e distorções da realidade, enquanto a segunda precisa incluir um episódio de mania e podem ocorrer repetidos episódios de depressão.

O que é esquizofrenia leve?

Esse tipo de Esquizofrenia é diagnosticado quando o paciente já não apresenta nenhum sintoma proeminente ou quando eles aparecem em baixa intensidade. Algumas alucinações e delírios ainda podem estar presentes, mas as suas manifestações costumam ser menos frequentes do que em fases anteriores da doença.

Qual exame detecta surto psicótico?

Exame de sangue pode detectar surto psicótico antes de acontecer.

Como é o primeiro surto de esquizofrenia?

Seu comportamento começa a mudar, seus pensamentos ficam desorganizados e desconexos e ela pode ficar agitada. Sintomas desse tipo caracterizam a fase aguda da doença, mas isso não significa que eles passam rapidamente. Sem tratamento, o surto pode durar semanas e até vários meses.

Quem tem esquizofrenia pode voltar ao normal?

Dependendo de como é feito o tratamento, a pessoa com esquizofrenia pode ter uma vida normal e, inclusive, casar e ter filhos. “Se ela está fazendo o tratamento, está bem, está estável, tem total condição de ter uma vida normal.

O que fazer para acalmar uma pessoa com esquizofrenia?

O ideal é que …
  1. Não exista negação em relação à doença. ...
  2. Exista tentativa em entender o doente. ...
  3. Saber reconhecer os sintomas que indicam uma recaída. ...
  4. Buscar ajuda com quem entende do assunto. ...
  5. Evitar o sentimento de culpa. ...
  6. Saber como agir quando acontece uma crise. ...
  7. Ter muita paciência.

Artigo anterior
Qual foi o marco inicial do Realismo na Europa?
Artigo seguinte
Como hacer agua alcalina?