Quais documentos levar na prefeitura MEI?

Perguntado por: Débora Campos  |  Última atualização: 18. Juni 2024
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  • Documentos para Abertura de Inscrição Municipal MEI. • Cópia documento de identificação pessoal com foto; ...
  • Requerimento para abertura de Inscrição Municipal (MEI) ...
  • Declaração Comprovante de Endereço Abertura Inscrição Municipal.

Quais documentos o MEI precisa levar na Prefeitura?

Como se formalizar: basta comparecer ao Poupatempo com RG, CPF e comprovante de residência.

Como fazer a inscrição do MEI na Prefeitura?

No caso do MEI a inscrição no CCM é realizada de forma automática em até 30 dias após o Cadastro do CNPJ por meio do Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/), com o envio dos dados cadastrais pela Receita Federal Brasileira, aos quais serão inseridos na base de dados do CCM.

Como regularizar o MEI na Prefeitura?

A Inscrição ou Alteração de MEI - Microempreendedor Individual é disponibilizada pela internet : www.portaldoempreendedor.gov.br , para formalizar a Inscrição Municipal no site – www.vreredesim.sp.gov.br, para as atividades permitidas e de acordo com a Legislação vigente.

Quais os documentos necessários para dar entrada no MEI?

Documentos necessários
  • Dados pessoais: RG, dados de contato e endereço residencial.
  • Dados do seu negócio *: tipo de ocupação, forma de atuação e endereço comercial onde o negócio é realizado.
  • Conta gov.br.

Documentos NECESSÁRIOS para abrir MEI em 1 hora (Lista Completa Aqui)

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os documentos necessários?

Todos os documentos que um brasileiro precisa ter
  • RG. RG é a sigla para Registro Geral, esse é um dos documentos principais para os cidadãos brasileiros. ...
  • CPF. ...
  • CNH. ...
  • Certidão de Nascimento. ...
  • Título de Eleitor. ...
  • Carteira de Trabalho. ...
  • Certificado de Serviço Militar.

Qual é o valor para abrir um MEI?

Para abrir uma empresa MEI não há custo, é gratuito.

Independentemente do valor das notas fiscais que você emitir no mês (e mesmo se não emitir), você vai pagar apenas o valor mensal correspondente à sua área de atuação.

Quanto tempo demora para sair a inscrição municipal do MEI?

Se já se formalizou como MEI, o prazo para resposta do município é de 30 dias. Nesta consulta é possível verificar se o CNPJ relativo à sua inscrição de MEI foi aprovada na Prefeitura Municipal de São Paulo.

Quem é MEI precisa de inscrição municipal?

Se a sua empresa é uma prestadora de serviços, para realizar a sua emissão de notas fiscais você precisará da inscrição municipal. Agora, se sua empresa for do ramo de venda de mercadorias, você precisará além da inscrição municipal, a inscrição estadual como mencionado acima.

Onde tenho que ir para regularizar meu MEI?

Para fazer a Regularização do MEI, o empreendedor deve entrar no Portal do Simples Nacional e emitir um DAS com o valor pendente para pagamento à vista, ou também solicitar um parcelamento da dívida.

Precisa do número do IPTU para abrir o MEI?

- RG, CPF ou qualquer documento revestido de fé pública, que contenha a indicação de tais números. - comprovante de endereço residencial e se tiver estabelecimento também do mesmo. - fotocópia do carnê do IPTU do local onde vai abrir a inscrição.

Quem é MEI precisa de alvará de funcionamento?

Desde 1/9/2020, o microempreendedor individual - MEI está dispensado de alvarás e licenças de funcionamento. Mais uma importante conquista da Lei da Liberdade Econômica.

Onde fazer o MEI pessoalmente?

Na Cidade de São Paulo a Prefeitura oferece ao MEI atendimento presencial da ADE SAMPA (Agência São Paulo de Desenvolvimento) em todas as unidades do Descomplica, unidades do Cate e subprefeituras, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

O que não pode ser MEI?

Quem não pode se formalizar como MEI

Servidor público federal em atividade; Servidores estaduais e municipais precisam verificar nas legislações se a atividade de MEI é permitida; Pensionista inválido; Titular, sócio ou administrador de outra empresa.

Como emitir nota fiscal MEI sem inscrição municipal?

Como preencher e emitir Nota Fiscal Avulsa (NFA-E) sendo um MEI?
  1. Acessar o serviço;
  2. Identificar-se como contribuinte enquadrado no MEI;
  3. Informar os dados da nota;
  4. Validar a nota;
  5. Transmitir a nota;
  6. Imprimir o DANFE e baixar o arquivo XML.

Onde abrir MEI gratuito presencial?

Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2023

Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor.

Onde fica a inscricao Municipal do MEI?

O número da inscrição municipal está no carnê do IPTU em “Cadastro do Imóvel”. Sendo assim, o documento tributário tem envio anual, pela prefeitura ao contribuinte. Contudo, caso não seja possível localizar o número, o responsável pela empresa deve procurar a prefeitura de sua cidade.

Para que serve a inscrição municipal?

Para que serve a Inscrição Municipal? A Inscrição Municipal serve para garantir a fiscalização do pagamento de tributos municipais, como o ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). É ela que garante que um CNPJ está inscrito na Prefeitura, de forma que não possa sonegar os devidos impostos.

Quem é MEI pode trabalhar na prefeitura?

Depende da esfera jurídica do concurso, ou seja, se ela é municipal, estadual ou federal. Quem é MEI pode assumir vaga em concurso público, só que em caso de nomeação é preciso verificar com a esfera responsável pela admissão permite que você mantenha o negócio.

O que fazer depois de se cadastrar no MEI?

Depois de abrir o MEI, é necessário cumprir as obrigações empresariais, como:
  1. faturar no máximo R$ 81 mil por ano;
  2. não ter participação em outra empresa, nem como titular, nem como sócio;
  3. pagar mensalmente a guia DAS MEI;
  4. fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).

Como funciona o MEI da Prefeitura?

No caso do MEI, esse registro é emitido assim que a Prefeitura recebe os informes do Governo Federal de que houve a adesão do empreendedor ao Programa Empreendedor Individual. Na Ficha de Dados Cadastrais, que é o comprovante do registro, será informado se a atividade precisa de licença de funcionamento.

O que é inscricao Municipal do MEI?

Para abrir sua empresa é fundamental requerer a Inscrição Municipal. É a partir dela que você vai conseguir o alvará de funcionamento e emitir suas notas fiscais. Mas, além de tudo isso, a Inscrição Municipal permite ao município fiscalizar e controlar o pagamento de tributos e, assim, evitar a sonegação de impostos.

Quanto o MEI tem que pagar por mês?

Os empreendedores que realizam os dois tipos de atividade precisam pagar os dois impostos, desembolsando R$ 6 a mais na contribuição mensal. Assim, em 2024, o MEI em geral pagará mensalmente entre R$ 71,60 e R$ 76,60, a depender da sua atividade.

O que o MEI tem que pagar por mês?

Os MEIs são enquadrados no Simples Nacional e, por isso, pagam todos os impostos em uma taxa unificada (DAS), que atualmente é de até R$ 71,10. Os pagamentos devem ser feitos todos os meses, independentemente da emissão de nota fiscal.

Qual a taxa para cancelar o MEI?

O encerramento do MEI é gratuito. Não é preciso pagar pelo processo e, como vimos, é bastante simples. A baixa no registro ocorre mesmo que você tenha impostos atrasados. Mas nossa recomendação, no entanto, é tentar quitar os débitos antes de encerrar o CNPJ.

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