Quais documentos devem compor um arquivo corrente?

Perguntado por: Hugo Frederico Barros de Pires  |  Última atualização: 15. April 2022
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Arquivo Corrente é o conjunto de documentos que possuem valor primário (administrativo, fiscal ou legal) e são consultados frequentemente. Eles são os documentos que estão na sua mesa, no armário ao lado, na caixa de entrada do seu sistema.

Quais são os documentos correntes?

São chamados de arquivos correntes, como o próprio nome sugere, os documentos ativos e bastante utilizados no momento atual. Trata-se de papéis que estão estreitamente vinculados aos objetivos imediatos da empresa, sendo até necessários para a execução de suas atividades-fim.

Como são formados os arquivos correntes?

Arquivo Corrente:

A formados por documentos com valor secundário. B armazenados em depósitos centralizados, localizados distantes dos setores de trabalho onde foram acumulados. C transferidos, após o final de sua utilização, aos arquivos permanentes, onde aguardam a destinação final.

O que é um arquivo corrente?

É o conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu Valor Primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.

O que são documentos correntes intermediários e permanentes?

O ciclo entre a segunda idade (intermediário) e a terceira (permanente) é a última possibilidade para exclusão de um arquivo. Ao chegar no ciclo permanente, o documento não será mais usado, mas deverá ser mantido arquivado e seu valor passa a ser secundário.

ARQUIVO CORRENTE

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O que é um documento intermediário?

É o conjunto de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda sua destinação (guarda permanente ou eliminação).

O que significa documentos intermediários?

Os documentos transferidos ao arquivo intermediário já não possuem mais frequência de consulta, uso ou sequer tramitam, mas ainda possuem valor legal, probatório, fiscal, arquivístico e, portanto, não podem ser eliminados.

Quais são os 3 tipos de arquivo?

Tipos de arquivo
  • Os arquivos podem ser divididos em:
  • Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante;
  • Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. ...
  • Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula.

Quais são os três tipos de arquivo?

Arquivo ativo, arquivo inativo e arquivo morto:

Existem classificações também que indicam a frequência de uso dos arquivos.

O que é um arquivo morto?

Grande parte dos documentos de uma empresa não podem ser descartados e precisam ser armazenados por um período que pode chegar a décadas. Esses arquivos fiscais, tributários, trabalhistas e previdenciários são conhecidos como arquivo morto e tornam-se indispensáveis para a proteção jurídica do seu negócio.

O que é um arquivo corrente de um exemplo?

Arquivo Corrente é o conjunto de documentos que possuem valor primário (administrativo, fiscal ou legal) e são consultados frequentemente. Eles são os documentos que estão na sua mesa, no armário ao lado, na caixa de entrada do seu sistema.

O que é arquivo de primeira idade ou corrente?

1- Arquivo corrente ou primeira idade: Refere- se à guarda de documentos que são consultados com frequência. Possuem valor primário.

Quais os métodos de arquivo?

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
  1. Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais utilizadas para a gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  2. Método alfabético. ...
  3. Método numérico. ...
  4. Método eletrônico. ...
  5. Método geográfico. ...
  6. Método temático.

Como os documentos podem ser classificados?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

Quais são os arquivos permanentes?

Arquivo Permanente:

É quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. Normalmente ele passa a ter um valor histórico. São utilizados para consulta para saber como tudo evoluiu. São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados.

Quantos e quais são os grupos de arquivo permanente?

De acordo com Marilena Leite Paes, em Arquivo: teoria e prática, as atividades do arquivo permanente classificam-se em quatro grupos. São eles: A - Classificação; Descrição e publicação; Restauração; Acesso. B - Arranjo; Descrição; Restauração; Referência.

Quais são os tipos de arquivo na administração?

Os tipos de arquivos e suas diferenças
  • Arquivo ativo. O arquivo ativo é aquele que é acessado com frequência, por isso, deve sempre estar em um local de fácil acesso e visibilidade. ...
  • Arquivo inativo. O Arquivo inativo é acessado esporadicamente, não é alimentado e não é usado para consulta com frequência. ...
  • Arquivo morto.

Quais são os tipos de arquivamento?

Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.

Quais são as três idades dos documentos?

O ciclo de vida dos documentos possui três idades.
  • Três idades do arquivo. ...
  • Corrente (1ª idade) ...
  • Intermediário (2ª idade) ...
  • Permanente (3ª idade) ...
  • Fases da gestão de documentos. ...
  • Tabela de temporalidade. ...
  • A destinação final dos documentos.

Quais os tipos de arquivos e suas funções?

Os arquivos são divididos de acordo com as instituições que os mantêm, ou seja: Arquivos públicos: são originários das esferas municipais, estaduais e federais. Arquivos privados: referem-se aos arquivos originários de empresas, arquivos pessoais, escolas, igrejas, clubes dentre outros.

O que é uma extensão de arquivo Cite 3 exemplos?

As extensões de arquivos são sufixos que distinguem seu formato. Veja as principais (textos, imagens, vídeos, planilhas, slides, etc...) e para que servem as mais comuns. As extensões de arquivos são sufixos que distinguem seu formato e principalmente a função que cumprem no computador.

O que é juntada de documento delpol?

A juntada de documentos constitui-se no ato de incluir formalmente em um processo ou protocolado originais/cópias de documentos, ou folhas contendo instruções, registro de decisões e informações; relevantes para o assunto de que trata o processo ou protocolado.

Qual a função do arquivo intermediário?

O arquivo intermediário tem por finalidades precípuas armazenar, preservar e garantir o acesso aos documentos arquivísticos de valor intermediário produzidos e acumulados pelas áreas meio e fim da Administração Pública, constituindo-se em instrumento de apoio à administração, de acordo com os interesses da instituição.

Quais são as fases da gestão de documentos?

A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos.

O que são arquivos intermediários exemplos?

Arquivo Intermediário:

Arquivo intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes e que estão sendo pouco usados na rotina de trabalho e são armazenados temporariamente (prazo estabelecido pelo CONARQ) até a sua destinação final, podendo ser eliminados ou arquivados permanentemente.

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