Quais devem ser as atitudes do professor que atua com os alunos surdos em escolas inclusivas?

Perguntado por: Doriana Fabiana Loureiro de Pinto  |  Última atualização: 22. März 2022
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1- Abraçar a proposta da inclusão e fazer dela um desafio; 2- Acolher os alunos com necessidades especiais na sala de aula regular e trata-lo como um aluno normal, possuidor de limitações e potencialidades; 3- Elaborar suas aulas visando a flexibilização curricular.

Qual é o papel do professor para inclusão de alunos surdos?

Nesse contexto o professor se torna mediador do conhecimento, com o intuito de melhorar a escrita fragmentada dos surdos, usando como estratégia pedagógica. Portanto, os docentes necessitam despertar nos alunos surdos a compreensão da função social da escrita como meio eficiente de comunicação interpessoal.

Como o professor deve trabalhar com um aluno surdo?

O professor deve buscar alternativas lúdicas, que utilizem principalmente o campo visual para introduzir o conteúdo de forma divertida e que entretenha igualmente a todos. Interação total: as atividades em sala de aula devem promover a interação total entre o aluno surdo com os outros alunos.

Qual a perspectiva do professor para atuar na educação dos surdos?

No que tange à formação docente para atuar na educação dos surdos, o Decreto 5.626/05 atribui ao poder público e às demais instituições de ensino credenciadas ao MEC, tal responsabilidade. Mesmo após 10 anos da regulamentação da Lei 10.436/02 as iniciativas ainda se mostram tímidas diante da demanda pungente.

Qual o papel do professor no contexto da educação inclusiva?

O papel do educador é intervir nas atividades que o aluno ainda não tem autonomia para desenvolver sozinho, ajudando o estudante a se sentir capaz de realizá-las. ... Essa forma de avaliação facilita o reconhecimento das necessidades dos alunos e permite que o professor redimensione os indicadores de aprendizagem.

Dicas para professores com aluno surdo em sala de aula

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Qual é o papel do professor na educação inclusiva?

O papel do professor é poder enxergar em cada aluno o potencial que ele tem e assim trabalhá-lo. ... Assim como as limitações devem ser reconhecidas e abordadas com conhecimentos adequados para que o aluno não desista desenvolva sua aprendizagem.

Qual o papel do pedagogo no processo de educação inclusiva?

Neste sentido, o papel do pedagogo é ser mediador desse processo, oferecendo condições concretas para que a deficiência seja significada através de experiências onde a criança possa construir sua identidade e estruturas psicológicas de forma a sentir-se valorizada nos processos de ação e interação com os demais.

Qual importância do professor conhecer sobre a educação de surdos e realizar adaptações curriculares para atender de forma satisfatória a todos os alunos?

Logo, as adaptações curriculares se fazem necessárias e de grande relevância para a práxis pedagógica, pois devido a estas mudanças estruturais, físicas e pedagógicas que irão dá ao professor a flexibilidade suficiente para individualizar o ensino, em resposta às necessidades educacionais de cada estudante.

Como o professor pode contribuir para o processo de inclusão da pessoa com surdez na sala de aula da educação básica?

Nesse sentido, a prática precisa favorecer ao aluno, possibilitando uma aprendizagem efetiva, algumas adequações pedagógicas têm se mostrado eficaz na aprendizagem do aluno surdo, entre essas: fichário visual, dicionário em Língua portuguesa e Libras, caixas classificadoras, murais em Língua Portuguesa e Libras, caixas ...

Como trabalhar com alunos surdos em sala de aula?

Surdez na escola: provovendo a interação entre as crianças
  1. Não grite. Explique que as crianças podem falar com os colegas surdos em um tom de voz natural, e aumentarem o tom apenas se eles solicitarem.
  2. Fale de frente para a pessoa. ...
  3. Não fale enquanto mastiga.

Como trabalhar com alunos com surdez?

Professor fale, não grite. Professor, ouvir não significa compreender o contexto do que se fala. Professor, use mais visual em sala de aula (escrita na lousa por exemplo) para ater atenção do aluno com surdez e dos ouvintes.

Como trabalhar com alunos com deficiência auditiva?

Pensando nisso, separamos algumas sugestões abaixo de como a sua empresa pode ter boas práticas de inclusão de deficientes auditivos.
  1. Workshop de cultura surda. ...
  2. Workshop de libras. ...
  3. Alarmes luminosos. ...
  4. Capacitação dos colaboradores para comunicação. ...
  5. Promover um funcionário intérprete. ...
  6. Diagnóstico de inclusão.

Como é o papel do professor com o aluno surdo?

O professor surdo, neste contexto, representa o profissional que ensina e divulga a Libras, principalmente em uma instituição federal, que se firma o principal elemento cultural que irá compor a história de formar profissionais, em nível superior, titulados como sujeitos instrumentalizados para atender a necessidade ...

Qual o perfil do professor de alunos surdos?

O professor regente é a figura responsável pelo ensino, assim como, por seus alunos. O Professor Interlocutor atua na mediação de duas línguas, na relação entre o professor e o aluno surdo, aluno ouvinte e aluno surdo, estendendo-se a toda comunidade escolar.

O que pensa a respeito do papel do intérprete e do professor na inclusão do aluno surdo?

O intérprete sabe os pontos em que os surdos se sentem mais fragilizados e poderá compartilhar essas informações com o professor. O professor, por sua vez, sabe pela correção de exercícios e provas quando o aluno está respondendo bem ou não aos conteúdos e assim informará ao intérprete.

Como incluir o aluno surdo na escola regular?

Conclui-se que a inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, é necessário que a escola e a sociedade sejam inclusivas, assegurando igualdade de oportunidades a todos os alunos e contando com professores capacitados e compromissados com a educação de ...

O que podemos fazer para incluir o surdo na sociedade?

O surdo como um ser social é merecedor de respeito, precisa ser visto como alguém que pode e deve exercer sua cidadania. Tal exercício deve começar desde a infância em seu processo de educação.

Como o professor pode olhar para as singularidades do aluno surdo no momento de elaborar as práticas pedagógicas?

São elas: aprender e usar Libras; atentar para a presença de alunos surdos a partir do planejamento das aulas, programando ações que contemplem as especificidades desses discentes; pesquisar sobre os surdos e o ensino (de História) para tais sujeitos; utilizar estratégias e recursos pedagógicos diferenciados; promover ...

Qual a importância do ensino de Libras nas escolas?

O principal motivo para a implantação do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas é buscar a inclusão da comunidade surda na sociedade. ... Ao introduzir a língua no ensino das crianças, elas poderão se comunicar com as pessoas surdas.

Qual a importância do intérprete educacional?

A atuação do intérprete é de suma importância, pois sem a sua presença se torna impossível para o(a) aluno(a) surdo(a) adquirir conhecimentos e absorver conteúdos ministrados na aula pelo professor ouvinte. Assim, afirmam Lacerda et al.

Como o professor deve realizar a contextualização visual do texto para o aluno surdo?

O importante é que ele sempre conte com o apoio visual da escrita. O professor deve registrar todas as atividades e utilizar recursos diferenciados - como letras móveis ou cores diferentes para designar elementos distintos de uma frase, por exemplo.

Qual é a importância do pedagogo para a efetivação da educação especial?

A função do pedagogo é mobilizar e definir o trabalho pedagógico para caminhar em um sentido de efetivar uma educação de qualidade que valorize todos os alunos, independentemente de suas características.

Qual é o papel do pedagogo?

Sua atuação se faz importante e necessária, buscando garantir, por meio da efetivação do processo ensino-aprendizagem, uma educação de qualidade aos estudantes. ... Nesse sentido, o pedagogo assume também o papel de mediador, de articulador das relações entre o professor e o aluno.

Como pode acontecer as práticas pedagógicas numa perspectiva inclusiva?

No contexto da educação inclusiva, o planejamento deve ser contínuo e colaborativo. Ao mesmo tempo, deve valorizar os interesses e atender às necessidades de cada estudante. Isso significa pensar aulas desafiadoras para todos, diversificando as formas de apresentar e explorar os conteúdos curriculares.

O que é ser um professor inclusivo?

Professor inclusivo é aquele que prepara a sala de aula para alunos especiais, oferecendo espaço para locomoção, integrando o aluno ao convívio e relacionamento com outros alunos que não possuam deficiência e que vencem os próprios preconceitos na busca de um mundo mais igualitário.

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