Quais devem ser as atitudes do professor que atua com os alunos surdos em escolas inclusivas?
Perguntado por: Doriana Fabiana Loureiro de Pinto | Última atualização: 22. März 2022Pontuação: 4.1/5 (43 avaliações)
1- Abraçar a proposta da inclusão e fazer dela um desafio; 2- Acolher os alunos com necessidades especiais na sala de aula regular e trata-lo como um aluno normal, possuidor de limitações e potencialidades; 3- Elaborar suas aulas visando a flexibilização curricular.
Qual é o papel do professor para inclusão de alunos surdos?
Nesse contexto o professor se torna mediador do conhecimento, com o intuito de melhorar a escrita fragmentada dos surdos, usando como estratégia pedagógica. Portanto, os docentes necessitam despertar nos alunos surdos a compreensão da função social da escrita como meio eficiente de comunicação interpessoal.
Como o professor deve trabalhar com um aluno surdo?
O professor deve buscar alternativas lúdicas, que utilizem principalmente o campo visual para introduzir o conteúdo de forma divertida e que entretenha igualmente a todos. Interação total: as atividades em sala de aula devem promover a interação total entre o aluno surdo com os outros alunos.
Qual a perspectiva do professor para atuar na educação dos surdos?
No que tange à formação docente para atuar na educação dos surdos, o Decreto 5.626/05 atribui ao poder público e às demais instituições de ensino credenciadas ao MEC, tal responsabilidade. Mesmo após 10 anos da regulamentação da Lei 10.436/02 as iniciativas ainda se mostram tímidas diante da demanda pungente.
Qual o papel do professor no contexto da educação inclusiva?
O papel do educador é intervir nas atividades que o aluno ainda não tem autonomia para desenvolver sozinho, ajudando o estudante a se sentir capaz de realizá-las. ... Essa forma de avaliação facilita o reconhecimento das necessidades dos alunos e permite que o professor redimensione os indicadores de aprendizagem.
Dicas para professores com aluno surdo em sala de aula
Qual é o papel do professor na educação inclusiva?
O papel do professor é poder enxergar em cada aluno o potencial que ele tem e assim trabalhá-lo. ... Assim como as limitações devem ser reconhecidas e abordadas com conhecimentos adequados para que o aluno não desista desenvolva sua aprendizagem.
Qual o papel do pedagogo no processo de educação inclusiva?
Neste sentido, o papel do pedagogo é ser mediador desse processo, oferecendo condições concretas para que a deficiência seja significada através de experiências onde a criança possa construir sua identidade e estruturas psicológicas de forma a sentir-se valorizada nos processos de ação e interação com os demais.
Qual importância do professor conhecer sobre a educação de surdos e realizar adaptações curriculares para atender de forma satisfatória a todos os alunos?
Logo, as adaptações curriculares se fazem necessárias e de grande relevância para a práxis pedagógica, pois devido a estas mudanças estruturais, físicas e pedagógicas que irão dá ao professor a flexibilidade suficiente para individualizar o ensino, em resposta às necessidades educacionais de cada estudante.
Como o professor pode contribuir para o processo de inclusão da pessoa com surdez na sala de aula da educação básica?
Nesse sentido, a prática precisa favorecer ao aluno, possibilitando uma aprendizagem efetiva, algumas adequações pedagógicas têm se mostrado eficaz na aprendizagem do aluno surdo, entre essas: fichário visual, dicionário em Língua portuguesa e Libras, caixas classificadoras, murais em Língua Portuguesa e Libras, caixas ...
Como trabalhar com alunos surdos em sala de aula?
- Não grite. Explique que as crianças podem falar com os colegas surdos em um tom de voz natural, e aumentarem o tom apenas se eles solicitarem.
- Fale de frente para a pessoa. ...
- Não fale enquanto mastiga.
Como trabalhar com alunos com surdez?
Professor fale, não grite. Professor, ouvir não significa compreender o contexto do que se fala. Professor, use mais visual em sala de aula (escrita na lousa por exemplo) para ater atenção do aluno com surdez e dos ouvintes.
Como trabalhar com alunos com deficiência auditiva?
- Workshop de cultura surda. ...
- Workshop de libras. ...
- Alarmes luminosos. ...
- Capacitação dos colaboradores para comunicação. ...
- Promover um funcionário intérprete. ...
- Diagnóstico de inclusão.
Como é o papel do professor com o aluno surdo?
O professor surdo, neste contexto, representa o profissional que ensina e divulga a Libras, principalmente em uma instituição federal, que se firma o principal elemento cultural que irá compor a história de formar profissionais, em nível superior, titulados como sujeitos instrumentalizados para atender a necessidade ...
Qual o perfil do professor de alunos surdos?
O professor regente é a figura responsável pelo ensino, assim como, por seus alunos. O Professor Interlocutor atua na mediação de duas línguas, na relação entre o professor e o aluno surdo, aluno ouvinte e aluno surdo, estendendo-se a toda comunidade escolar.
O que pensa a respeito do papel do intérprete e do professor na inclusão do aluno surdo?
O intérprete sabe os pontos em que os surdos se sentem mais fragilizados e poderá compartilhar essas informações com o professor. O professor, por sua vez, sabe pela correção de exercícios e provas quando o aluno está respondendo bem ou não aos conteúdos e assim informará ao intérprete.
Como incluir o aluno surdo na escola regular?
Conclui-se que a inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, é necessário que a escola e a sociedade sejam inclusivas, assegurando igualdade de oportunidades a todos os alunos e contando com professores capacitados e compromissados com a educação de ...
O que podemos fazer para incluir o surdo na sociedade?
O surdo como um ser social é merecedor de respeito, precisa ser visto como alguém que pode e deve exercer sua cidadania. Tal exercício deve começar desde a infância em seu processo de educação.
Como o professor pode olhar para as singularidades do aluno surdo no momento de elaborar as práticas pedagógicas?
São elas: aprender e usar Libras; atentar para a presença de alunos surdos a partir do planejamento das aulas, programando ações que contemplem as especificidades desses discentes; pesquisar sobre os surdos e o ensino (de História) para tais sujeitos; utilizar estratégias e recursos pedagógicos diferenciados; promover ...
Qual a importância do ensino de Libras nas escolas?
O principal motivo para a implantação do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas é buscar a inclusão da comunidade surda na sociedade. ... Ao introduzir a língua no ensino das crianças, elas poderão se comunicar com as pessoas surdas.
Qual a importância do intérprete educacional?
A atuação do intérprete é de suma importância, pois sem a sua presença se torna impossível para o(a) aluno(a) surdo(a) adquirir conhecimentos e absorver conteúdos ministrados na aula pelo professor ouvinte. Assim, afirmam Lacerda et al.
Como o professor deve realizar a contextualização visual do texto para o aluno surdo?
O importante é que ele sempre conte com o apoio visual da escrita. O professor deve registrar todas as atividades e utilizar recursos diferenciados - como letras móveis ou cores diferentes para designar elementos distintos de uma frase, por exemplo.
Qual é a importância do pedagogo para a efetivação da educação especial?
A função do pedagogo é mobilizar e definir o trabalho pedagógico para caminhar em um sentido de efetivar uma educação de qualidade que valorize todos os alunos, independentemente de suas características.
Qual é o papel do pedagogo?
Sua atuação se faz importante e necessária, buscando garantir, por meio da efetivação do processo ensino-aprendizagem, uma educação de qualidade aos estudantes. ... Nesse sentido, o pedagogo assume também o papel de mediador, de articulador das relações entre o professor e o aluno.
Como pode acontecer as práticas pedagógicas numa perspectiva inclusiva?
No contexto da educação inclusiva, o planejamento deve ser contínuo e colaborativo. Ao mesmo tempo, deve valorizar os interesses e atender às necessidades de cada estudante. Isso significa pensar aulas desafiadoras para todos, diversificando as formas de apresentar e explorar os conteúdos curriculares.
O que é ser um professor inclusivo?
Professor inclusivo é aquele que prepara a sala de aula para alunos especiais, oferecendo espaço para locomoção, integrando o aluno ao convívio e relacionamento com outros alunos que não possuam deficiência e que vencem os próprios preconceitos na busca de um mundo mais igualitário.
Qual a diferença entre emenda e emenda?
Qual óleo tomar para evacuar?