Quais citocinas atuam na resposta imune inata de forma específica contra vírus?
Perguntado por: Joel Miguel Castro | Última atualização: 25. März 2022Pontuação: 4.9/5 (16 avaliações)
A partir da produção de interferons de tipo I e citocinas inflamatórias ocorre a ativação das células matadoras naturais ou NK (Natural Killer). Essas células têm grande importância na resposta imune inata contra vírus, pois são capazes de eliminar células infectadas por esse patógeno.
Quais as principais citocinas da resposta imune inata?
As principais citocinas inflamatórias que atuam na imunidade inata são o TNF-α (fator de necrose tecidual α), a IL-1 (interleucina-1), a IL-12 (interleucina-12), o IFN-α (interferon-α), o IFN-β (interferon-β) e a IL-6.
Quais são as células que participam da resposta imune inata?
1 As principais células efetoras da imunidade inata são: macrófagos, neutrófilos, células dendríticas e células Natural Killer – NK (Tabela 1).
Qual tipo de citocina da imunidade inata inibe a replicação viral?
O interferon secretado por uma célula infectada pode também atuar de forma autócrina, inibindo a replicação viral naquela célula. Os interferons do tipo I sequestram os linfócitos nos gânglios linfáticos, maximizando assim a oportunidade de encontro com antígenos microbianos.
Quais são as principais citocinas presentes nas infecções virais como elas atuam na imunidade aos vírus?
As células infectadas produzem uma citocina chamada interferon alfa (do tipo 1) que tem atividade antiviral. Os vírus, também são processados pelo sistema imune, não em vesículas, mas em estruturas especiais chamadas proteosomas.
Imunologia- Resposta imune a infecções virais
Quais são as principais citocinas presentes nas infecções virais?
Essas interações causam uma resposta imune baseada na produção de citocinas inflamatórias, principalmente TNF α, IL-1(Interleucina 1), IL-6 (Interleucina 6), IL-12 (Interleucina 12), IL 15 (Interleucina 15), IL18 (Interleucina 18) e a quimiocina MIP 1- Proteína Inflamatória de Macrófagos 1 Alfa).
Qual a principal função das citocinas?
As citocinas são proteínas que modulam a função de outras células ou da própria célula que as geraram. São produzidas por diversas células, mas principalmente por linfócitos e macrófagos ativados, sendo importantes para o controle da resposta imune (1-3).
Como a imunidade inata elimina ameaças virais?
Na resposta imune inata a principal arma imune é a degradação das células infectadas e o reconhecimento dos vírus pelos receptores das células imunes. Já na resposta imune adaptativa ocorre a produção de anticorpos neutralizantes e a produção de células específicas capazes de impedir a disseminação da infecção.
O que é o TNF alfa?
O TNF-alfa tem expressão em macrófagos, monócitos, neutrófilos, células natural killer, mastócitos, células endoteliais e linfócitos ativados e estimula a expressão de outras citocinas, óxido nítrico e prostaglandinas. ...
Como o sistema imune consegue eliminar vírus?
A despeito de os vírus serem agentes intracelulares, os anticorpos têm papel importante no combate às infecções virais, desde que, por ocasião da propagação da infecção viral, após multiplicarem-se em células infectadas, os vírus rompem essas células, ficando livres até a penetração em outra célula.
Fazem parte do sistema imune inato?
Os principais componentes da imunidade inata são: Barreiras físicas e mecânicas: Retardam/impedem a entrada de moléculas e agentes infecciosos (pele, trato respiratório, membranas, mucosas, fluidos corporais, tosse, espirro).
São componentes da resposta imunológica inata?
- Barreiras físicas e mecânicas;
- Barreiras fisiológicas;
- Barreiras celulares;
- Barreira inflamatória.
Quais são os receptores da imunidade inata?
Esses receptores estão presentes principalmente em macrófagos, neutrófilos e células dendríticas (DCs).
Quais são as principais citocinas?
As principais citocinas pró-inflamatórias são IL-1, IL-2, IL-12, IL-18, IFN-γ e TNF-α. Uma peculiaridade das citocinas é que elas podem ter ações variáveis no organismo.
Como são classificadas as citocinas na resposta imune?
Podem ser divididas no grupos: interleucinas (IL), fatores estimuladores de colônias (CSF), fator de necrose tumoral (TNF), interferons (IFN) e fatores de crescimento (TGF). No entanto sua classificação pode estar relacionada com sua forma estrutural ou seu papel biológico/função.
Quais são as 4 características das citocinas?
Características funcionais das citocinas
Reconhecimento do vírus. Os RNSs virais induzem a libertação de interferons de tipo I que inibem a replicação viral e proliferação celular; incrementam o potencial lítico das celulas NK; e estimulam a expressão de moléculas MHC I. Deteção de vírus pelas células NK.
Quais os efeitos do TNF alfa?
TNF Alfa é um grupo de citocinas capaz de causar a morte de células (apoptose) tumorais e que possuem diversas ações pró-inflamatórias. Na prática, o processo de emagrecimento pode até parecer simples: alguns pacientes têm mais facilidade de perder peso e outros mais dificuldade.
Quais os efeitos do TNF alfa protetor?
O TNF-α é secretado principalmente por macrófagos. Seu mau funcionamento pode causar inflamações dolorosas em doenças auto-imunes e auto inflamatórias , choque séptico e permitir o aparecimento de tumores.
Quem produz TNF alfa?
Fator de necrose tumoral (TNF)
Sintetizado principalmente por macrófagos, sendo que monócitos, neutrófilos, células T e NK, após estimulação por LPS, também o sintetizam. A produção é estimulada por IFN, IL-1, IL-2, GM-CSF, substância P, bradicinina, imunocom-plexos, inibidores da cicloxigenase e PAF.
Como as respostas imunes inatas melhoram a imunidade adaptativa?
A imunidade inata constitui a primeira linha de defesa do organismo e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio. Já a imunidade adaptativa compreende a linha de defesa específica que é adquirida após o contato com os patógenos, como através das vacinas, por exemplo.
Como o sistema imunológico protege o corpo humano contra doenças infecciosas?
O corpo reage diariamente aos ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, por meio do sistema imunológico. Muito complexa, essa barreira é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças.
Quais os principais mecanismos das respostas imune inata é adaptativa contra os vírus?
Os principais mecanismos de imunidade inata contra os vírus são a inibição da infecção por interferons do tipo I e a destruição das células infectadas mediada pelas células NK.
Qual a principal fonte celular de citocinas?
Citocinas originadas de ambas as células:
Interleucina-1 (IL-1): Produzida por monócitos e muitos outros tipos de células. Produz febre, estimula a síntese de proteínas da fase aguda, promove a proliferação de células Th2. Interleucina-3 (IL-3): Produzida por células Th, células NK e mastócitos.
Qual a importância da citocina para o sistema imunológico?
As citocinas são um grande grupo de proteínas, peptídeos ou glicoproteínas secretadas por células específicas do sistema imunológico. As citocinas são uma categoria de moléculas sinalizadoras que mediam e regulam a imunidade, a inflamação e a hematopoiese.
Quais são as principais ações das citocinas e quimiocinas?
As citocinas e quimiocinas são proteínas que se ligam a outras células que possuem receptores específicos para essas proteínas, sendo então uma forma de comunicação entre as células do sistema imune.
Qual a vacina mais dolorida para o bebê?
Quanto tempo dura uma internação psiquiátrica?