Quais cirurgias usam anestesia local?

Perguntado por: Xavier Tomás de Rocha  |  Última atualização: 21. April 2024
Pontuação: 5/5 (39 avaliações)

A anestesia local é aplicada em uma região muito específica do corpo, ela não compromete a consciência e é usada em cirurgias pequenas como procedimentos dentários, cirurgia do olho, nariz ou garganta. A anestesia local também pode ser usada em conjunto com outra anestesia, como a regional ou de sedação.

Quando é indicado a anestesia local?

A anestesia local é indicada para pequenas cirurgias ou processos cirúrgicos de uma pequena extensão em regiões específicas do corpo. Nesses casos, associada a anestesia, podem ser feitas medicações para que o paciente fique tranquilo e não sinta dor, permitindo que o cirurgião faça seu atendimento da melhor forma.

Qual cirurgia precisa de anestesia geral?

Este tipo de anestesia é utilizado nos procedimentos cirúrgicos de maior porte, como as cirurgias cardíacas, cirurgias ortopédicas e cirurgias bariátricas realizadas no Hospital SOS Cárdio. Sabe-se, porém, que as substâncias analgésicas presentes na anestesia geral podem provocar efeitos colaterais em algumas pessoas.

Quando é utilizado a anestesia local?

Anestesia - são usadas drogas anestésicas no paciente para que o cérebro dele não reaja à dor durante um procedimento cirúrgico. Dependendo do tipo, o paciente pode ou não ficar consciente.

Quais são os tipos de anestesia local?

A anestesia local consiste na infiltração de um anestésico local para bloquear a condução de impulsos nos tecidos nervosos. Os fármacos comumente utilizados são lidocaína, bupivacaína e ropivacaína. Pode ser tópica (aplicação de anestésicos em mucosas) ou infiltrativa (administrados no meio intra ou extravascular).

ANESTESIA GERAL: O QUE ACONTECE? QUAIS OS RISCOS?

23 questões relacionadas encontradas

Quais os riscos da anestesia local?

Riscos da anestesia local

A anestesia local, quando usada corretamente é segura e quase não apresenta efeitos secundários, no entanto, em doses elevadas pode ter efeitos tóxicos, podendo afetar o coração e a respiração ou comprometer a função cerebral, já que doses elevadas podem atingir a corrente sanguínea.

Qual o tipo de anestesia mais segura?

Como vimos, a anestesia geral é mais segura do que nunca. A taxa de incidência de complicações do desenvolvimento é muito baixa. Claro, os riscos aumentam se você não seguir as recomendações médicas. Por isso, não deve comer, beber, ou usar drogas antes do seu procedimento.

Quem não pode fazer anestesia geral?

Além dos idosos, pessoas que têm condições como doenças cardíacas, especialmente insuficiência cardíaca congestiva, doença de Parkinson ou doença de Alzheimer, ou que tiveram um derrame antes, também estão mais em risco. É importante informar o médico anestesista se você tiver alguma dessas condições.

Quanto tempo dura o efeito de uma anestesia local?

A verdade é que a sua amplitude de ação e efeito depende em grande parte da dose e da zona a tratar. No entanto, em geral, podemos determinar que o anestésico dura mais tempo na arcada inferior do que na superior, com um efeito que varia entre 40 minutos e 2 horas.

Qual a diferença entre sedação e anestesia local?

Sedação e anestesia: afinal, qual é a diferença? A distinção fundamental reside no nível de consciência mantido pelo paciente. Enquanto na sedação o paciente permanece consciente e capaz de responder a estímulos, na anestesia ele é levado a um estado de inconsciência mais profundo.

Pode não acordar da anestesia geral?

"Há vinte anos, o risco de não acordar e morrer de complicações da anestesia foi de 1 para 10 mil nos países ricos", explica o Prof. Alexandre Mignon, anestesista-reanimador no Hospital Cochin.

Quanto tempo uma pessoa leva para acordar da anestesia geral?

Terminada a cirurgia, o anestesista começa a reversão da anestesia. Nos pacientes sob anestesia geral, interrompemos a administração contínua dos anestésicos e, aproximadamente 10 a 20 minutos após, ocorre o despertar. Esta primeira fase do despertar, é realizada sob diretamente pelo anestesista na sala de cirurgia.

Qual a diferença entre anestesia geral e local?

Anestesia Geral: deixa o paciente sem nenhuma consciência e é recomendada em cirurgias no abdome, peito ou cérebro. Costuma ser utilizada em cirurgias longas e complexas. Anestesia Regional (ou Bloqueio): tem como objetivo anestesiar apenas a região do corpo que será operada, podendo manter o paciente acordado ou não.

Qual é o nome da anestesia local?

Lidocaína, um dos anestésicos locais mais usados.

Quanto tempo dura uma anestesia local com sedação?

É feita com o uso de anestésicos locais, como o a lidocaína, que são injetados na região a ser operada. A sua ação é imediata e após a sua aplicação à duração do efeito anestésico pode chegar até 2 horas.

Precisa estar em jejum para anestesia local?

Quando são administrados os medicamentos para a anestesia, ocorre um relaxamento da musculatura, que pode resultar em regurgitação e consequente aspiração pelas vias respiratórias, causando pneumonia grave. Portanto, o jejum é obrigatório para todas as cirurgias eletivas, inclusive com anestesia local.

Como saber se posso tomar anestesia geral?

Exames complementares para tomar anestesia geral ou exames pré-operatórios
  1. Radiografias de tórax. Os raios X podem ajudar a diagnosticar as causas de falta de ar, dor no peito, tosse e certas febres. ...
  2. Eletrocardiograma (ECG) ...
  3. Urinálise. ...
  4. Contagem de glóbulos brancos. ...
  5. Hipertermia maligna.

Quem tem problema de coração pode tomar anestesia local?

De acordo com o Professor Malamed, se um paciente odontológico com doença cardiovascular é considerado como tratável (ASA 2 ou 3), então os anestésicos locais para controle da dor são indicados, e a utilização de vasoconstritor em baixas doses poderá ser realizada.

Como é realizada a anestesia local?

A anestesia local é aplicada em uma região muito específica do corpo, ela não compromete a consciência e é usada em cirurgias pequenas como procedimentos dentários, cirurgia do olho, nariz ou garganta. A anestesia local também pode ser usada em conjunto com outra anestesia, como a regional ou de sedação.

Qual a anestesia mais segura local ou geral?

A anestesia geral é a mais segura.

Quais são as cirurgias de maior risco?

Uma cirurgia que foi considerada por muitos anos como a mais arriscada é a lipoaspiração. Isso porque, devido aos movimentos de vai e vem que são feitos nesse procedimento, por muito tempo ocorriam muitas vítimas fatais. O que muita gente não sabe é que isso acontecia pela falta de perícia do médico.

O que acontece com o coração durante a anestesia geral?

O efeito cardiovascular mais proeminente da indução anestésica com propofol é uma queda súbita na pressão arterial, sendo que o componente sistólico pode diminuir 25% a 40% em relação aos valores pré-anestésicos.

Qual anestesia mais dolorosa?

A anestesia infiltrativa é aquela que se aplica através de uma agulha numa zona da cavidade oral, pelo que a sua administração é mais dolorosa. Pelo contrário, a anestesia tópica é aplicada por meio de um gel ou aerossol mais cómodo e menos irritante, embora implique uma menor duração do efeito.

Qual anestesia tem menos efeito colateral?

A anestesia local praticamente não apresenta efeitos colaterais: o cuidado é na dose administrada, para que não se torne tóxica, quando pode comprometer o funcionamento cardíaco e respiratório. Além disso, reações como vermelhidão no local da aplicação podem ocorrer.

Qual a chance da anestesia falhar?

De acordo com os especialistas entrevistados pela BBC, um em cada 20 pacientes que recebem uma anestesia permanece ciente durante o procedimento cirúrgico, no entanto, a grande maioria não se lembra disso depois.

Artigo anterior
Como a frase pode ser?
Artigo seguinte
Quanto vale 1 kWh em reais 2020?