Quais características marcam a LDB de 1971?

Perguntado por: Mafalda Luna Pacheco de Vieira  |  Última atualização: 24. April 2024
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Dentre as características da LDB de 1971, publicada durante o regime militar pelo presidente Médici, destaca-se o ensino de primeiro grau obrigatório dos 7 aos 14 anos; aborda a educação a distância; prevê um núcleo comum para o currículo de 1º e 2º grau; determina que os municípios devem gastar 20% do orçamento com ...

O que mudou na LDB de 1971?

A LDB/71 fixou as Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2° graus e estendeu o ensino de primeiro grau para 8 anos, tendo como objetivo, no que tange ao 2° grau, a formação integral do adolescente (art. 21).

Quais foram as principais alterações na Educação Básica em decorrência da reforma de 1971?

A reforma educacional de 1971 também mexeu na organização das escolas. Até então, a educação básica era dividida em primário (com quatro anos de duração) e ensino médio (composto por ginásio e colegial, com oito ou nove anos). Foi com a reforma que se criaram o 1º e o 2º grau.

Qual era a proposta da Lei 5.692 de 1971?

Resumo. O texto discute como a Lei 5.692 de 1971, elaborada na ditadura militar, abordou temáticas sociais do currículo para o ensino fundamental. A formação para a cidadania fez parte do projeto educacional dos militares para a “mansidão” e os Estudos Sociais representaram os conhecimentos para tanto.

Quais as principais alterações da Lei 5.692 71?

Resumo: A Lei nº 5.692/71 modificou a estrutura de ensino do país, na qual o curso primário e o antigo ginásio se tornaram um só curso, de 1º grau. Foi promulgada no contexto da ditadura civil-militar, sendo um dos principais marcos legais na educação durante esse período.

As LDBs de 1961 e 1971

34 questões relacionadas encontradas

Qual é a importância da Lei 5.692 71 para a orientação educacional?

A Lei 5692/71 veio estabelecer a obrigatoriedade da Orientação Educacional, reforçando o foco no aconselhamento vocacional e no ajustamento ao ensino profissionalizante. A partir daí, houve adaptação do currículo dos cursos de formação do Orientador Educacional.

Quem criou a Lei 5.692 71?

Em 1970, o governo Médici nomeou um grupo de trabalho para organizar a proposta da reforma. O anteprojeto foi enviado ao Conselho Federal de Educação. Em junho de 1971, o projeto foi encaminhado ao Congresso Nacional, dando origem à Lei 5.692/71.

Até quando esteve em vigor a Lei 5.692 71?

5692/71 vigorou até a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor, a Lei n. 9.394/96, que a revogou integralmente. A LDB em vigor retirou a profissionalização do ensino em nível médio, mas anos mais tarde, em 2008, voltou a prever tal profissionalização.

Foi somente com a Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971 no artigo 9 que a clientela de educação especial foi caracterizada?

Foi somente com a Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971, no Artigo 9°, conforme citado por Mendes (2010) é que se definiu a clientela de educação especial como: aqueles que apresentassem deficiências físicas ou mentais, os que se encontrassem em atraso em relação à idade regular de matrícula, além dos considerados ...

Qual o objetivo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil da educação básica ao ensino superior. A LDB é a mais importante lei brasileira que se refere à educação.

Qual Lei ampliou o ensino obrigatório de 4 para 5 anos?

Essa tendência vislumbrada pela autora se define com a Emenda Constitucional n. 59 (BRASIL, 2009b), a qual, nos anos seguintes, desenha um quadro para a Educação Infantil que sinaliza, no seu horizonte, a obrigatoriedade da pré-escola para as crianças de 4 e 5 anos, estabelecida pela Lei n. 12.796 (BRASIL, 2013).

Qual foi a primeira LDB do Brasil?

João Goulart publica em 20 de dezembro de 1961 a primeira LDBA Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição. Foi citada pela primeira vez na Constituição de 1934.

Quantas LDBS o Brasil já teve?

A primeira LDB foi criada em 1961, seguida por uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996.

Qual foi a primeira grande reforma da LDB?

O presente artigo apresenta a trajetória da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, desde a primeira sanção, em 1961 (lei nº 4.024/61) à última, em 1996, (lei nº 9.394/96).

O que mudou na educação com a LDB?

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base ...

O que diz a Constituição sobre a educação inclusiva?

A Constituição Federal estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais receberem educação. A Constituição Federal estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais receberem educação, preferencialmente, na rede regular de ensino ( inciso III do art.

O que a Constituição fala sobre inclusão?

os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil encontramos, no art. 3º, inciso I, “construir uma sociedade livre, justa e solidária” e, no inciso III, “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

Quais são as modalidades de atendimento educacional aos portadores de deficiência?

O AEE é realizado, prioritariamente, na Sala de Recursos Multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, podendo ser realizado, também, em centro de atendimento educacional especializado público ou privado sem fins lucrativos, conveniado com a Secretaria de ...

Qual foi o ano de publicação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB )?

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

É verdade que a LDB representou um grande avanço para o sistema educacional por regularizar o sistema de ensino do país?

Para Hamilton Werneck, pedagogo e especialista em educação, a LDB de 1961 representou um grande avanço para o ensino nacional. De acordo com ele, antes disso, o ensino era basicamente conservador e vertical: professor ensina, aluno aprende.

Como a LDB de 1971 reconfigurou a Educação Básica no Brasil?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1971 reconfigurou a Educação Básica no Brasil ao instituir o 1º grau com oito séries e o Ensino de 2º grau, compulsoriamente profissionalizante, com duração de 2 a 5 anos. A LDB de 1971 também dividiu a educação em dois níveis, primário e secundário.

Quantas leis LDB existem?

A sigla LDB representa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9394/96). Ela é composta por 92 artigos que estabelecem – como o próprio nome diz – as diretrizes e bases da educação nacional.

Quais os três pilares da LDB 5.692 71?

5.692/71, sendo elas: Extensão da obrigatoriedade do 1º grau (1ª a 8ª séries), Escola única: eliminação do dualismo escolar; Profissionalização de nível médio para todos; Continuidade do sistema educacional do primário ao superior. Esta reforma trouxe prejuízos para a educação brasileira.

Como era definida a Educação Especial na Lei 5.692 de 1971?

A Lei nº 5.692/71, que altera a LDBEN de 1961, ao definir “tratamento especial” para os alunoscom “deficiências físicas, mentais, os que se encontram em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados”, não promove a organização de um sistema de ensino capaz de atender às necessidades ...

Quais foram os grandes eixos da Lei n 5.692 71?

A Reforma do ensino de 1º e 2º graus promovida pela Lei no 5692/71 destaca dois eixos de grande importância: o aumento da obrigatoriedade escolar de quatro para oito anos e a inclusão do ensino profissionalizante no curso de nível médio ou 2º grau, com a inclusão das massas populares até então em grande parte, ...

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