Quais atividades são passíveis de licenciamento ambiental?

Perguntado por: Emanuel Francisco Brito  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (44 avaliações)

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), os negócios passíveis de licenciamento ambiental são aqueles inseridos nas seguintes categorias:
  • Agricultura, florestas, caça e pesca;
  • Mineração;
  • Indústrias;
  • Transporte;
  • Serviços;
  • Obras civis;
  • Empreendimentos turísticos, urbanísticos e de lazer;
  • Biotecnologia.

Quais são os tipos de licenças ambientais?

O processo de licenciamento ambiental pode ser realizado em três modalidades: Licenciamento Ambiental Trifásico - LAT; Licenciamento Ambiental Concomitante - LAC; Licenciamento Ambiental Simplificado - LAS.

Quais atividades são passíveis de licenciamento pela Cetesb?

Atividades / Empreendimentos que devem ser licenciadas
  • Construção, reconstrução, ampliação ou reforma de edificação destinada à instalação de fontes de poluição;
  • Instalação de uma fonte de poluição em edificação já construída;
  • Instalação, ampliação ou alteração de uma fonte de poluição.

Como saber se preciso de licenciamento ambiental?

Conforme previsto na Lei Federal 6.938/81 e na Resolução Federal CONAMA 237/97, o licenciamento ambiental será devido sempre que houver a utilização de recursos ambientais e/ou quando as atividades do empreendimento possam causar degradação ou poluição do meio ambiente.

Quem precisa do licenciamento ambiental?

De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente, todo empreendimento, potencialmente poluidor, precisa de Licença Ambiental para funcionamento. Essas normas valem tanto para empreendimentos de pequeno porte até as grandes indústrias.

Licenciamento Ambiental | O que é, obrigatoriedade e suas fases (LP, LI e LO)

33 questões relacionadas encontradas

O que é licenciamento ambiental para que serve?

O objetivo do licenciamento ambiental é promover o desenvolvimento social e econômico do país, mantendo a qualidade ambiental e a sustentabilidade.

Por que devo licenciar minha atividade?

Por que devo licenciar minha atividade? É através da Licença que o empreendedor inicia seu contato com o órgão ambiental e passa a conhecer suas obrigações quanto ao adequado controle ambiental de sua atividade, pois a Licença possui uma lista de restrições ambientais que devem ser seguidas pela empresa.

O que é necessário para obter uma licença ambiental?

Como solicitar a abertura de processo de licenciamento ambiental
  1. Acesse o portal de serviços do Ibama.
  2. Cadastre o titular da atividade ou empreendimento a ser submetido ao Ibama clicando na opção “cadastre-se" do portal de serviços.
  3. Acesse o portal de serviços do Ibama com login e senha do titular.

Como consultar licença ambiental SP?

Para realizar a consulta licença Cetesb você terá que acessar o site do Governo de São Paulo e preencher apenas um dos campos obrigatórios com os seus dados, tendo a opção de escolher entre o número da solicitação, CNPJ, razão social, endereço e CEP.

Quais atividades precisam de licença da CETESB?

Basicamente, todas as empresas ou indústrias que gerem fonte de poluição precisam da licença da CETESB. São consideradas fontes de poluição, todas as obras, atividades, instalações, empreendimentos, processos, dispositivos móveis, imóveis e meios de transportes que causem poluição ao meio ambiente.

Como saber se a empresa precisa de CETESB?

Antes de iniciar a solicitação de licença na CETESB, verifique no endereço: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/consema/licenciamento-ambiental-municipal/ os municípios que já estão aptos para exercer o licenciamento ambiental, bem como a classificação do impacto ambiental do empreendimento ou atividade ...

Como saber se uma empresa precisa de CETESB?

Acesse o site da cetesb.sp.gov.br na aba licenciamento, ele informa as atividades obrigadas a tirar as licenças e todo passo a passo para adquiri-las.

Quais são os três tipos de licenças ambientais?

Para operação de empreendimentos, algumas licenças ambientais podem ser requisitadas. Saiba quais são as 3 existentes, se você precisa delas e como solicitá-las.
  1. Licença Prévia (LP) ...
  2. Licença de Instalação (LI) ...
  3. Licença de Operação (LO)

Quais os tipos de licenças ambientais e seus prazos?

Sintetizando: Os prazos de validade das licenças ambientais são: LICENÇA PRÉVIA:ATÉ 05 ANOS. LICENÇA DE INSTALAÇÃO: ATÉ 06 ANOS. LICENÇA DE OPERAÇÃO: DE 04 A 10 ANOS.

Quais são as licenças ambientais para construção civil?

Conheça os 4 tipos de licença ambiental
  • Licença Prévia (LP) Essa é a licença que os responsáveis pela obra conseguem durante a fase de projeto da obra. ...
  • Licença de Instalação (LI) ...
  • Licença de Operação (LO) ...
  • Licença de Pesquisa Sísmica (LPS)

Como consultar licença ambiental de uma empresa?

Para saber se uma empresa tem cadastro no órgão basta clicar em: Empresas cadastradas junto ao Ibama. o Ibama, a plataforma conta com 421.681 empresas cadastradas em todo o Brasil. “O painel revela a distribuição das empresas por 5.548 municípios de todas as unidades da federação (…)” (IBAMA, 2020).

Como consultar uma autorização na CETESB?

Para vistas a processos digitais, acesse o portal do e-Ambiente – https://e.ambiente.sp.gov.br/atendimento/ e escolha a opção “Abertura de Processos”. Nas opções, selecione CETESB – Pedidos de vistas: Processos com Avaliação de Impacto Ambiental.

Como retirar a Licença da CETESB?

1 – Reunir documentação; 2 – Entregar a documentação na agência CETESB que atende o município; 3 – Efetuar o pagamento do preço da Licença, correspondente à análise e expedição, calculado com base no potencial poluidor e no porte do empreendimento.

Como conseguir licença ambiental para desmatamento?

Portanto, lembre-se que para adquirir sua licença, será preciso:
  1. Identificar qual o tipo de licença que sua atividade ou empreendimento precisa.
  2. Identificar qual será o órgão responsável para sua empresa solicitar a licença.
  3. Solicitar ao órgão licenciador os formulários de requerimento.
  4. Inicia-se a abertura do processo.

Como o licenciamento ambiental e classificado quanto ao tempo de sua realização?

Assim como a LP e a LI, a Licença de Operação tem seu tempo finito, sendo o tempo mínimo igual a quatro anos, e o máximo de dez anos, devendo se levar em conta o plano de controle ambiental especificado na licença, sendo o ideal o fim do prazo de validade juntamente com o fim do plano de controle ambiental.

Quem é competente para propor a audiência pública em matéria de licenciamento ambiental?

É competente para propor a Audiência Pública, em matéria de licenciamento ambiental apenas o Ministério Público e a entidade civil ligada às questões ambientais. Um ato administrativo pelo qual o órgão judiciário competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.

Para que serve o licenciamento ambiental Rural?

A principal função do licenciamento ambiental rural é garantir que as atividades rurais atendam aos padrões de regularização ambiental, conforme a legislação vigente. Este órgão ambiental busca exercer o controle e fiscalização necessários para que as atividades rurais não interfiram nas condições ambientais.

Quais os benefícios sociais do licenciamento ambiental?

Benefícios do Licenciamento ambiental
  • Facilita a obtenção de créditos e financiamentos junto a bancos estatais, como BNDES, CEF, BB, FINEP e outro, conforme Politica Nacional do Meio Ambiente;
  • Agiliza pedidos de ligações elétricas da COPEL;
  • Minimização de acidentes que impliquem responsabilidade civil;

O que é licenciamento ambiental e licença ambiental?

Para o direito ambiental, a licença ambiental é ato discricionário e não é definitivo. Já o licenciamento ambiental é um procedimento administrativo complexo, constituído por uma série de etapas com o objetivo de conceder a licença ambiental. Assim, a licença ambiental é uma das fases do procedimento.

Artigo anterior
Qual último mês do auxílio emergencial 2021?
Artigo seguinte
Quantos ramais tem um PABX?