Quais atestados são válidos?

Perguntado por: Bruna Benedita Loureiro Machado Cunha  |  Última atualização: 4. Oktober 2024
Pontuação: 4.9/5 (13 avaliações)

São válidos os atestados emitidos tanto por médicos como por dentistas, pois abonam por motivo de saúde. E por fim, não se pode fazer menção na Carteira de Trabalho do empregado sobre atestados médicos apresentados, sob pena de reparação por dano moral, uma vez que tal conduta pode ser considerada como desabonadora.

Qual tipo de atestado a empresa não aceita?

Uma empresa não pode recusar um atestado médico válido ― ou seja, aquele emitido por um médico ou odontólogo, com a devida identificação do profissional, carimbo e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Quais atestados são aceitos?

Existem dois tipos de atestados: (i) o de mero comparecimento e (ii) o médico. Ambos são documentos de notificação, expedidos por profissionais habilitados da área de saúde, com a finalidade de justificar junto às empresas, as ausências eventuais de empregados quando motivadas por problemas de saúde.

Qual atestado não abona falta?

Atestado de Saúde Ocupacional

Esse atestado não serve para abonar as faltas de um colaborador ou atestar se ele pode comparecer ao trabalho de acordo com sua condição de saúde.

Sou obrigado a aceitar atestado particular?

Ele destacou que as súmulas números 15 e 282 do Tribunal Superior do Trabalho destacam que a empresa não é obrigada a acatar atestado de clínico particular, podendo recorrer ao serviço médico próprio.

Atestado Médico - Efeitos e Consequências - Recusa da Empresa e desconto do salário. O que fazer?

19 questões relacionadas encontradas

O que pode invalidar um atestado?

Ausência do motivo que gerou a recomendação de afastamento; Inconsistências nas informações sobre o hospital ou clínica; Rasuras na data ou no número de dias de afastamento; Indícios da falsificação de carimbo ou de assinatura do médico.

Qual o atestado que dá justa causa?

A soma de atestados só poderá ocorrer se: O total de atestados superar 15 dias; Os afastamentos ocorrerem dentro de 60 dias contados da entrega do primeiro atestado; e. Todos os afastamentos decorram da mesma doença.

Qual o limite de atestado médico por mês?

A lei não prevê uma quantidade máxima para o número de atestados. No entanto, quando o mesmo funcionário apresenta mais de um atestado dentro de 60 dias, todos pelo mesmo motivo, a empresa pode somar os dias de afastamento previstos nos documentos para saber se deverá ser responsável pelo pagamento do salário.

Qual o limite de atestado por ano?

Afirma que em setembro de 2016, o Decreto nº 37.610 estabeleceu que serão aceitos até 12 atestados de comparecimento no período correspondente ao exercício do ano civil, sendo que o excedente será computado como falta ao serviço, acarretando em desconto salarial.

O que pode dar 4 dias de atestado?

As principais causas de afastamento do trabalho são variadas (mas podemos destacar algumas delas)
  1. Acidentes de trabalho. ...
  2. Dor por motivos posturais. ...
  3. Lesões no joelho. ...
  4. Hérnia inguinal. ...
  5. Depressão e estresse. ...
  6. Doenças cardíacas. ...
  7. LER. ...
  8. Problemas urológicos.

Como funciona a regra dos atestados?

O empregado tem direito a se afastar do trabalho por até 15 dias consecutivos, mediante a apresentação de atestado médico. Caso a incapacidade se estenda por mais de 15 dias, o trabalhador deverá ser encaminhado ao INSS para avaliação e, se necessário, concessão de benefícios previdenciários.

Quais são os três tipos de atestado?

3 principais tipos de atestado médico?
  • Atestado de saúde. Este é o documento utilizado para atestar saúde física e mental em plenas condições para profissionais que necessitam dispor delas para a excelência de execução das suas tarefas. ...
  • Atestado de comparecimento. ...
  • Atestado de portador de doença.

O que pode dar atestado de 7 dias?

O que pode dar atestado de 7 dias? O afastamento pode ser reduzido para 7 dias caso o trabalhador não apresente febre nas últimas 24 horas, sem o uso de medicamentos antitérmicos.

Pode entregar atestado pelo WhatsApp?

Nesse caso, o profissional envia o documento por meios eletrônicos e o paciente pode encaminhar para o seu trabalho da mesma forma. Os atestados ou as receitas poderão ser aceitas em meio digital como smartphones, tablets, e-mail, plataformas de consulta virtual, WhatsApp, entre outros.

É obrigatório aceitar atestado sem CID?

Recentemente, referido tribunal entendeu ser inválida cláusula de norma coletiva que exigia a presença do CID para abono de falta. Segue a decisão: A questão é que, uma vez que a incapacidade laboral esteja atestada por um médico, não cabe ao empregador questionar os detalhes envolvendo a doença em si.

É obrigatório a empresa exigir o CID no atestado?

NÃO! Primeiro por falta de previsão legal, e segundo porque o Tribunal Superior do Trabalho já concluiu que essa exigência fere a garantia constitucional da inviolabilidade da intimidade, da vida privada, honra e imagem do trabalhador. Em razão disso, não se pode exigir a anotação do CID nos atestados médicos.

Pode dar atestado em cima de outro atestado?

Para dois atestados de período inferior a 15 dias, você deve lançar o mesmo motivo do primeiro afastamento lançado; Exemplo: Empregado pegou um atestado de 5 dias e depois mais outro atestado de 5 dias. O lançamento do segundo atestado deve ser com o mesmo motivo do primeiro.

Pode emendar um atestado no outro?

Assim, com base na argumentação anterior, é perfeitamente admitida a hipótese de atestados intercalados ou sucessivos, até porque há previsão legal, e está contida no art. 75 §§ 4º, 5º do Decreto-Lei 3.048/99 e na Instrução Normativa nº 45 de 06 de agosto de 2010, do INSS.

Quantos atestados pode dar no mês com o mesmo CID?

Em um prazo de 60 dias, se o funcionário apresentar atestados com o mesmo CID (mesma doença), cuja soma dos dias seja superior a 15 dias(seja contínuo ou não), ele poderá ser encaminhado ao afastamento pelo INSS.

Qual o CID que prejudica o funcionário?

Verificada a CID Z76. 5 ou a CID Z. 02.7, a empresa pode optar por demitir por justa causa seu empregado, sob a fundamentação de "ato de improbidade" sendo tal entendimento já reconhecido em decisões da Justiça do Trabalho.

Qual doença dá mais tempo de atestado?

1 Dor nas costas

Um levantamento feito pela Previdência Social apontou que, só no primeiro trimestre de 2016, foram mais de 24 mil afastamentos em função do problema.

Qual o número do CID que dá justa causa?

Verificada a CID Z76. 5, a empresa pode optar por desligar o funcionário por justa causa. Existem sentenças recentes da Justiça do Trabalho que mantiveram a razão do empregador nesse tipo de decisão.

O que significa r53 no atestado?

Não á conteúdo classificado neste termo.

Qual CID não pode mandar embora?

Diante da apresentação de atestado médico com os CID 10 Z. 76.5 e 2.02.7, a empresa poderá aplicar punições ao empregado, podendo tais punições serem da mais brandas, como a advertência, até punições mais severas, como a demissão do empregado por justa causa.

Qual CID A empresa não pode demitir?

Qual doença a empresa não pode demitir? Assim, o empregado portador de doença grave, como HIV, câncer, diabetes, doenças cardíacas, hepatite, tuberculose, alcoolismo crônico, depressão, dentre outras, não poderá ser dispensado de forma arbitrária pelo empregador.

Artigo anterior
Qual o valor da maior TV do mundo?
Artigo seguinte
Quando o Neymar assinou com a Puma?