Quais as vias que passam pela medula espinhal?

Perguntado por: Clara Débora de Cunha  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (53 avaliações)

Vias ascendentes e descendentes da medula espinhal
Diversas vias estão envolvidas no trato medular, sendo elas as vias motoras, sensitivas, autonômicas e outras.

Quais são as vias de transmissão da medula espinhal?

A medula espinhal contém tratos ascendentes e descendentes. Os tratos ascendentes são vias neurais sensoriais que viajam através da substância branca da medula espinhal, levando informações somatossensoriais até o cérebro.

Quais são as vias eferentes?

As vias eferentes estabelecem uma comunicação entre os centros supra-segmentares do sistema nervoso e os órgãos efetuadores. O circuito básico que promove o ato motor é formado pelo córtex cerebral e pelo neurônio motor. Embora esse seja o cerne do controle motor, há outros elementos envolvidos.

Qual sistema pertence a medula espinhal?

Juntamente com o cérebro, a medula espinhal forma o sistema nervoso central (SNC). Ela é responsável por conduzir informações de diversas partes do organismo para o cérebro e deste para outras regiões, sendo responsável também pelos atos reflexos.

Quais são as regiões da medula espinhal?

A medula espinhal tem a forma de um cordão arredondado e dela se originam 31 pares de nervos espinhais. A medula pode ser dividida em 6 partes: cervical superior, dilatação cervical, dorsal, lombar, cone terminal e filamento terminal.

Medula Espinal: Vias Aferentes ou ascendentes (sensibilidade) - Sistema Nervoso - VideoAula 092

35 questões relacionadas encontradas

Onde está localizada a medula espinhal?

A medula espinhal e as meninges encontram-se no interior do canal vertebral, que se estende pelo centro da coluna vertebral. Na maioria dos adultos, a coluna vertebral é composta por 33 vértebras (ossos individuais que formam a coluna). Assim como o crânio protege o cérebro, as vértebras protegem a medula espinhal.

Quais são e qual a localização dos envoltórios da medula espinhal?

Envoltório da Medula:

A medula é envolvida por membranas fibrosas denominadas meninges, que são: Dura-máter, Aracnoide e Pi-máter. A Dura-máter e a mais espessa e envolve toda a medula, como se fosse uma luva, o saco dural.

O que é a medula espinhal?

Enquanto a medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

Quais são as células que fazem parte do sistema nervoso?

Os neurônios, também chamados de células nervosas, são células do sistema nervoso que estão relacionadas com a propagação do impulso nervoso, sendo consideradas as unidades básicas desse sistema.

O que faz parte do sistema nervoso central?

O sistema nervoso central (SNC) é formado por vários tipos de células e tecidos: Neurônios. Os neurônios são as células mais importantes no cérebro. Eles são responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio interno e externo, possibilitando ao organismo a execução de ações e respostas adequadas.

Quais são as vias aferentes e eferentes?

As grandes vias aferentes e eferentes

Em outras palavras, as vias aferentes são por onde as informações sobem para chegar até o córtex, enquanto as vias eferentes são o caminho utilizado para os comandos corticais descerem até a periferia.

O que são as vias aferentes?

As vias aferentes ou ascendentes são aquelas que levam aos centros nervosos supra-segmentares os impulsos nervosos originados nos receptores periféricos, elas permitem que você sinta sensações do ambiente externo como dor, temperatura e toque, além de transmitirem informações proprioceptivas, ou seja, do interior do ...

Quais as grandes vias aferentes e eferentes da medula espinhal?

As grandes vias aferentes levam aos centros nervosos suprassegmentares os impulsos nervosos originados nos receptores periféricos. Essas vias têm os seguintes elementos: o receptor, o trajeto periférico, o trajeto central e a área de projeção cortical. a) o receptor – é uma terminação nervosa sensível ao estímulo.

Quais são as vias ascendentes e descendentes da medula espinhal?

Vias ascendentes e descendentes da medula espinhal
  • O fascículo grácil emite informações dos membros inferiores e grande parte do tronco, até a região torácica baixa e abdominal. ...
  • O Trato espinocerebelar é responsável por levar informações da propriocepção inconsciente que auxiliam em processos de equilíbrio, por exemplo.

O QUE É Fascículo grácil e cuneiforme?

O fascículo cuneiforme (trato de Burdach)- situado lateralmente nos segmentos torácicos superiores e da medula espinhal. É um ramo de nervos na medula espinhal que transmite primariamente informações dos braços. O fascículo cuneiforme é responsável pela propriocepção do umbigo ao pescoço.

Quais são as vias motoras?

didaticamente divididas em:
  • Vias piramidais.
  • Vias Extrapiramidais. Profª Viviane Marques.
  • Tracto Córtico-espinhal.
  • Tracto Córtico-nuclear.
  • Tracto córtico-espinhal.
  • 2 . Tracto Tecto-espinhal.
  • 3 . Tracto Vestíbulo-espinhal.
  • 4 . Tracto Retículo-espinhal.

Quais são as células nervosas e suas funções?

As células nervosas, também chamadas de neurônios, são responsáveis por receber e transmitir estímulos. O sistema nervoso é responsável por coordenar diversas funções do organismo, tais como receber e processar mensagens enviadas pelos órgãos dos sentidos e a memória.

O que é a medula?

A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue, por isso, a medula óssea é considerada a fábrica do sangue.

Qual é a função da medula óssea?

A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.

Qual é a função dos nervos espinhais?

Os nervos espinhais (n.e.) fazem parte do sistema nervoso periférico, existindo 31 pares: 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. Eles realizam a comunicação do SNC aos receptores sensitivos, aos músculos e glândulas em todas as partes do corpo.

Qual a diferença da coluna vertebral para a medula espinhal?

A medula espinhal, também chamada de medula espinal, é uma porção do sistema nervoso central que se localiza no interior do canal vertebral. As vértebras, ossos que formam a coluna vertebral, conferem uma proteção à medula espinhal, que, ao ser lesionada, pode desencadear vários problemas no indivíduo, como paralisia.

Qual a diferença entre a coluna vertebral e medula espinhal?

Assim como os ossos do crânio protegem a delicada estrutura cerebral, a coluna vertebral é responsável por proteger e sustentar a medula espinhal. A medula por sua vez tem a função de transmitir os impulsos do sistema nervoso central (SNC) para as outras partes do corpo graças ao sistema nervoso periférico (SNP).

Quais A duas principais vias aferentes envolvidas na processo de atenção?

1) Receptor: é sempre uma terminação nervosa sensível ao estímulo que caracteriza a via. 2) Trajeto periférico: Nervo espinhal ou craniano e gânglio sensitivo.

Qual a diferença entre neurônios aferentes e eferentes?

Existem três tipos de neurônios: neurônios sensitivos (aferentes), que levam o estímulo dos receptores ao sistema nervoso central, neurônios motores (eferentes), que levam o estímulo do sistema nervoso central aos órgãos executores, e neurônios associativos, que ligam os neurônios motores aos sensitivos e aparecem no ...

Quais são as vias da dor?

O processamento central da dor, vai ocorrer em cinco vias ascendentes principais: tratos espinotalâmico, espinorreticular, espinomesencefálico, cervicotalâmico e espino-hipotalâmico.

Artigo anterior
Onde conseguir uma liminar judicial?
Artigo seguinte
Quem é o mais poderoso da Disney?