Quais as veias mais usadas na administração de medicamentos na veia?

Perguntado por: Marta Alexandra de Loureiro  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (50 avaliações)

As veias de preferência para a colocação dos dispositivos para o acesso venoso periférico são:
  • Metacarpianas.
  • Basílica.
  • Cefálica e cefálica acessória.
  • Veia intermédia do antebraço.
  • Veia intermediária do coto- velo.
  • Veia braquial.

Quais são as vias endovenosa?

A via endovenosa é aquela em que o medicamento é administrado na veia do paciente ou em um acesso via diversos tipos de equipo.

Quais são as vias para administração de medicamentos?

Quais são as principais vias de administração de medicamentos?
  • Oral;
  • Parental;
  • Subcutânea;
  • Nasal;
  • Retal;
  • Intra-vesical;
  • Nebulização;
  • Ocular;

Onde aplica endovenosa?

É a introdução de uma droga diretamente na veia, em geral, nas veias superficiais dos membros superiores.

Qual a forma correta de aplicar medicação na veia?

A intravenosa deve considerar a anatomia dos vasos e a distribuição das veias. Para se certificar basta puxar o êmbolo da injeção antes de aplicar o medicamento. Se isso provoca a mistura de sangue com o medicamento, indica que a agulha está dentro do vaso e o medicamento pode ser aplicado.

Quais são as Vias de Administração dos Medicamentos

23 questões relacionadas encontradas

Como é feita a aplicação intravenosa?

São basicamente duas as formas de se injetar um produto por via intravenosa: via intravenosa direta ou infusão intravenosa. Via intravenosa direta: quando se injeta o produto diretamente na veia, ou através de um tubo nela inserido. Infusão intravenosa: quando se goteja o produto na veia.

Como aplicar dipirona na veia?

A injeção intravenosa deve ser administrada muito lentamente (sem exceder 1 mL/minuto) para assegurar que a injeção possa ser interrompida ao primeiro sinal de reação anafilática /anafilactoide (vide “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?”) e para minimizar os riscos de reações hipotensivas isoladas.

O que é uma aplicação endovenosa?

Entende-se por pulsão venosa a aplicação de medicamentos através da via endovenosa (ou seja, o medicamento é inserido dentro da veia). Esse procedimento deve ser realizado por um profissional de enfermagem que tenha conhecimento prévio de toda a técnica de aplicação, materiais utilizados e dosagens.

Qual a diferença das vias endovenosa e intravenosa?

As Diferenças são na gramática!

Os prefixos INTRA significa “no interior; parte interna” e ENDO denota situação interna e significa “dentro , interno”. Onde VENOSA remete aquilo que é relativo à veia; que contém veias (Ambos os procedimentos consistem na introdução de medicamentos diretamente na corrente sanguínea).

Quais os locais indicados para uma punção venosa?

Indicadas: cefálica, basílica, mediana, as do antebraço e as do plexo venoso do dorso da mão; sentido distal para proximal.

Qual a via de administração de medicamentos mais rápida?

1) Via Parenteral

A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito. Pode ser utilizada para pacientes inconscientes, não há probabilidade de interferência pelos alimentos ou sucos digestivos e o fármaco não passa pelo fígado.

Quais são as vias enteral e parenteral?

Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

Qual a diferença entre endovenosa e intramuscular?

A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias: Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

Quais as desvantagens da via endovenosa?

A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).

Quem pode aplicar medicação endovenosa?

Somente a aplicação de injetáveis poderão ser ministradas pelo farmacêutico ou por profissional habilitado com autorização expressa do farmacêutico responsável técnico pela farmácia ou drogaria, preenchidas as exigências legais.

Como preparar a dipirona injetável?

Diluição: Para solução injetável diluir cada ampola com 20mL de SF ou SG. Concentração máxima: 50 mg/mL. ​VO. Pode ser ingerido com ou sem alimentos.

Pode colocar dipirona no soro?

Incompatibilidades/Compatibilidades: A dipirona sódica pode ser diluída em solução de glicose a 5%, solução de cloreto de sódio a 0,9% ou solução de Ringer-lactato. Entretanto, tais soluções devem ser administradas imediatamente, visto que suas estabilidades são limitadas.

Onde aplicar dipirona Injetavel?

Dipirona Monoidratada injetável pode ser administrada por via intravenosa ou intramuscular.

Qual é a injeção que mais dói?

À FLOR DA PELE
  • 1) INTRADÉRMICA. Exemplo de local de aplicação: antebraço. ...
  • 2) SUBCUTÂNEA. Exemplos de locais de aplicação: deltoides, coxa, abdômen e glúteos. ...
  • 3)INTRAVENOSA. Exemplos de locais de aplicação: antebraço e dorso da mão. ...
  • 4) INTRAMUSCULAR. ...
  • 5) INTRA-ARTICULAR. ...
  • 6) INTRAÓSSEA.

Quanto tempo dura o remédio na veia?

É muito variável, a meia vida é de 3 a 20 horas. Então pode ficar até 40 horas teoricamente.

Qual o ângulo da agulha na via intravenosa?

AGULHA: Introduzir a agulha com a outra mão (bisel para cima), em um ângulo de 25 a 45º. Após o sangue fluir adequadamente na seringa, pedir ao paciente que abra a mão.

O que é uma via intramuscular?

Injeção Intramuscular:

Injeções Intramusculares depositam a medicação profundamente no tecido muscular, o qual é bastante vascularizado podendo absorver rapidamente. Esta via de administração fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes (até 5ml em locais adequados).

O que significa IM na enfermagem?

A administração de medicamentos por via intramuscular (IM) é procedimento freqüentemente realizado na prática de enfermagem, e envolve uma série de decisões complexas relacionadas ao volume a ser injetado, medicação a ser administrada, técnica de administração, seleção do local e dispositivos.

O que é uma vacina intramuscular?

Intramuscular: neste caso, a vacina é aplicada no tecido muscular, com volume máximo de 5 mL. As regiões devem estar distantes dos grandes nervos e de vasos sanguíneos, sendo que o músculo vasto lateral da coxa (região ventroglútea) e o músculo deltoide (braço) são os locais mais recomendados.

Quais são as vias parenterais diretas?

VIA PARENTERAL DIRETA

Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI, mas por meio do uso de injeções. Injeção intradérmica: Via utilizada para testes alérgicos; Usa-se geralmente a porção interna do braço; Volume a ser ejetado é de 0,06 a 1 mL.

Artigo anterior
Quais os tipos de adjuvantes farmacêuticos?
Artigo seguinte
Quem pode aplicar sanção disciplinar?