Quais as vantagens do uso de sapatas como fundação?

Perguntado por: Luana Mara de Nogueira  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (49 avaliações)

As vantagens das sapatas em uma fundação são o seu baixo custo, rapidez de execução e a capacidade de construção sem equipamentos e ferramentas especias. Uma fundação em sapatas bem dimensionada pode ser executada com pouca escavação e baixo consumo de concreto.

Quais as vantagens do uso de sapatas como fundações?

Quais são os benefícios do uso das sapatas

Podem ser executadas com pouca escavação e baixo consumo de concreto; Apresentam baixo custo; A execução é rápida; Podem ser construídas sem equipamentos ou ferramentas especiais.

Qual a função da sapata?

Além dessa, a NBR 6118 define sapatas como “estruturas de volume usadas para transmitir ao terreno as cargas de fundação, no caso de fundação direta”. Em outras palavras, ela é de extrema importância por fazer a sustentação do peso da construção, aumentando a distribuição da carga no solo.

Em que tipo de solo as sapatas são indicadas?

Indicadas para áreas de solo estável e de alta resistência em suas camadas superficiais, as sapatas são elementos da fundação executadas com concreto armado. Esse concreto recebe em seu interior barras de aço ou armaduras que resistem aos esforços de tração, flexão e torção.

Qual a principal característica das sapatas isoladas?

A sapata isolada é um dos tipos mais simples de fundação superficial, estando extremamente presente na maior parte das obras. Ela é dimensionada apenas para suportar a carga de uma coluna ou pilar e pode se apresentar em diversos formatos, como o retangular, quadrado, circular, entre outros.

FUNDAÇÃO RASA | TUDO SOBRE SAPATAS - COMO FAZER, QUANDO USAR E SUA DEFINIÇÃO

35 questões relacionadas encontradas

Quando não usar sapatas?

Se o terreno não for resistente, o peso de uma construção pode afundar as sapatas. Com o tempo, o resultado seria o afundamento também do imóvel. Esse, com certeza, não é o objetivo de uma fundação: a estrutura deve suportar a casa, prédio, ponte ou viaduto, sempre acima do solo, e com segurança.

Quando usar viga de travamento?

Viga de Travamento Utilizada para o alinhamento das fôrmas de vigas, paredes e pilares. Permite a livre passagem das barras de ancoragem, com altura dimensionada para uso de barras com flange e porca. Pode ser fabricada em tubo retangular ou em perfil enrijecido em diversos comprimentos, dependendo da aplicação.

Qual a fundação ideal para cada tipo de solo?

Dessa forma, é aconselhável realizar um estudo do solo aplicando a geofísica, para saber exatamente qual fundação utilizar. Porém, normalmente as fundações rasas são as mais utilizadas nesses tipos de solo, sendo que caso seja necessário reforçar as sapatas, o uso dos radiers é recomendado.

Qual tipo de solo suporta maiores pressões argilosos ou arenosos?

Solos argilosos são capazes de suportar maiores pressões ( Figura 5b), porém são mais susceptíveis à compactação (Figura 5a), fato que pode estar associado à capacidade de os solos argilosos manterem maior umidade a maiores tensões, e a umidade está relacionada com a susceptibilidade do solo à compactação (Silva et al. ...

Para qual tipo de solo é recomendado o radier?

Radier: o radier é considerado um tipo de fundação barato, recomendado para solos com pouca capacidade de suporte superficial. Com sua grande área de contato com o solo, o radier é capaz de distribuir de maneira muito mais eficaz as tensões da edificação.

Quais os tipos de sapatas na construção civil?

Quais são os tipos de sapata usadas em fundações?
  • Sapata isolada. Essa sapata de concreto é a mais usada em construções (e também a mais simples). ...
  • Sapata corrida. A sapata corrida é usada para suportar o peso de elementos contínuos que têm cargas distribuídas de forma linear. ...
  • Sapata associada.

O que é uma sapata isolada?

As sapatas isoladas são normalmente utilizadas para fundações rasas, de modo a suportar cargas transferidas por vigas ou pilares, por exemplo. As sapatas isoladas podem ser executadas em concreto simples ou armado. ... Este programa permite dimensionar a sapata e estimar assentamentos, rotações e a capacidade de carga.

Por que utilizar o lastro de concreto na execução de sapatas e blocos de fundação?

O concreto magro é muito empregado durante a a execução de fundações diretas como radier, sapatas e outras, como forma de regularizar e homogenizar a superfície do terreno, tornando-a uniforme e impedindo que a fundação tenha contato direto com o solo.

Qual a sequência de execução de uma fundação tipo sapata?

Para a execução de uma sapata, são realizados os seguintes passos: Escavação do terreno onde será feita a sapata, de acordo com o projeto de fundações, seguindo as dimensões e cotas indicadas. Aplicar uma camada de concreto magro no fundo do terreno escavado e nas suas laterais.

Qual a importância de um bom dimensionamento de sapatas em estruturas de dois ou mais pavimentos?

Assim, o uso de uma única sapata associada é mais indicado, porque ela consegue receber a carga de dois ou mais pilares próximos. Para se obter o equilíbrio entre as medidas da viga de rigidez e os balanços da laje, a sapata deverá ser centrada no centro de gravidade dos pilares.

Qual solo apresenta uma maior densidade um argiloso ou um mais rico em matéria orgânica?

É natural um solo mineral ter densidade maior que um orgânico, porque um determinado volume de matéria orgânica pesa menos que o mesmo volume de material mineral (LEPSCH, 2011).

Que tipo de solo apresenta as maiores partículas?

Solos argilosos são compactados e possuem partículas menores; Solos arenosos possuem partículas maiores, e retêm menos água.

Qual tipo de solo mais resistente?

O solo argiloso é o mais comum no Brasil, é considerado bom para construir, pois ele é bastante denso e se aglutina com facilidade, isso faz com que seja um solo muito resistente quando é bem compactado e permite o uso de fundações rasas como sapatas e radiers.

Quais são os tipos de fundação?

Tipos de fundações superficiais
  • Sapata. São elementos com uma base quadrada, retangular ou trapezoidal. ...
  • Viga Baldrame. ...
  • Estacas. ...
  • Caixões. ...
  • Tubulações.

O que determina o tipo de fundação?

Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação:
  1. Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado.
  2. Natureza e características do subsolo no local da obra.
  3. Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.
  4. Limitação dos tipos de fundações existentes no mercado.

Qual tipo de fundação para solo com água?

A solução mais adotada é a fundação profunda. “Nos locais onde o lençol freático é elevado, o solo apresenta baixa resistência nas camadas mais próximas à superfície e maior resistência nas regiões mais profundas”, justifica Thelma Kamiji, engenheira geotécnica e consultora de projetos na Fral Consultoria.

O que é uma viga de equilíbrio?

Viga Alavanca, ou Viga de Equilíbrio, é uma estrutura que auxilia na distribuição de cargas nas fundações, sejam elas profundas (estacas) ou rasas (sapatas ou blocos). Quando um pilar fica desalinhado com o centro da fundação, as cargas que chegam desse pilar não são distribuídas corretamente para o solo.

O que é uma viga de fundação?

Viga Baldrame é um elemento estrutural de concreto armado que tem a função de distribuir a carga das paredes e do teto para a fundação. Ela garante que não ocorra o surgimento de trincas nas paredes, umidade e outros problemas que comprometam a segurança dos moradores.

Artigo anterior
Qual é o tamanho padrão de um terreno?
Artigo seguinte
Como descobrir quem é o proprietário de um imóvel?