Quais as vantagens do prontuário eletrônico?

Perguntado por: Hugo Fernando de Leal  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (53 avaliações)

7 vantagens do prontuário eletrônico
  • 1 – Mais segurança. ...
  • 2 – Mais espaço vago na clínica. ...
  • 3 – Melhora o atendimento e aumenta a produtividade. ...
  • 4 – Permite acesso remoto ao prontuário. ...
  • 5 – Elimina erros de legibilidade e transcrição. ...
  • 6 – Documento personalizável. ...
  • 7 – Simplifica o controle epidemiológico.

Quais as vantagens e desvantagens do prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico pode trazer mais agilidade, segurança e fidelização para a sua clínica. Uma desvantagem é a impossibilidade de acessá-lo sem internet.

Quais as vantagens do prontuário de papel?

Vantagens
  • Evita o desperdício das horas gastas com a procura do histórico de pacientes em papel, aumentando a produtividade;
  • Agilidade no atendimento, melhorando a experiência que o paciente tem no consultório;
  • Prescrição de medicamentos, legível e sem erros;
  • Maior segurança das informações;

São características do prontuário eletrônico?

A implementação de um sistema de prontuário eletrônico está baseada em quatro características principais: privacidade, confidencialidade, segurança e integridade. Privacidade e confidencialidade têm relação com o sigilo das informações sobre o paciente.

Qual a importância do prontuário eletrônico do paciente?

Entre as ferramentas tecnológicas existentes, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma das principais. Indispensável para otimizar processos e promover mais segurança aos pacientes, possibilita o uso das informações clínicas de modo sigiloso para gerar dados sobre a saúde.

Quais são as Vantagens e as Desvantagens do Prontuário Eletrônico?

19 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do prontuário do paciente?

O prontuário é um suporte essencial para a prestação de cuidados de saúde, sendo protegido pelo sigilo médico. Quando preenchido de maneira completa e correta, esse documento simplifica a identificação de doenças, riscos no tratamento e a escolha da abordagem mais adequada a cada paciente.

Qual a importância do prontuário médico para a auditoria em saúde?

O uso do prontuário eletrônico em auditorias contribui para que o médico auditor tenha mais facilidade de realizar uma avaliação do funcionamento da clínica e ajuda a diminuir erros médicos.

Quais são as três principais características do prontuário médico?

O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...

Qual o objetivo do prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico serve para facilitar a rotina dos estabelecimentos da área da saúde no trato das informações de seus pacientes, bem como flexibilizar e tornar mais fácil o acesso aos dados.

Quais são os tipos de prontuário?

Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde. Isso permite uma assistência continuada ao longo do tempo.

Quais as vantagens desvantagens do prontuário de papel?

Confira, então, a relação das principais desvantagens do prontuário médico de papel.
...
Desvantagens do prontuário médico de papel
  1. 1 – Falta de legibilidade. ...
  2. 2 – Perda de tempo. ...
  3. 3 – Perda de documentos. ...
  4. 4 – Custos e ocupação do espaço. ...
  5. 5 – Erros. ...
  6. 6 – Interrupções.

O que é prontuário de papel?

O prontuário de papel fica armazenado em um arquivo físico, segmentado e categorizado de forma manual. No dia do atendimento ao paciente, é preciso que alguém se dirija até o arquivo, resgate o documento, disponibilize-o para o médico e, após a consulta, devolva-o ao local correto.

São desvantagens que podem ocorrer com o uso do prontuário eletrônico?

Uma maior desvantagem de que seria fazer uso de um software médico é não ter a habilidade e capacitação suficiente para trabalhar com o sistema ou ainda, e pior, de qualquer outro item que tenha sido digitalizado, com o risco de que possa ser acessado por uma parte não autorizada.

Quais as vantagem de ser paciente?

Você tem ótimas razões para segurar a onda: ter paciência ajuda a cultivar bons relacionamentos e acelera a produtividade no trabalho. Ser capaz de contar até dez antes de explodir é quase uma utopia emocional. Virar uma criatura elevada, com capacidade extrema de manter-se tolerante, é difícil mesmo.

Quais são os benefícios empresariais e sociais da digitalização dos registros médicos?

A redução de risco ao paciente. Atendimento personalizado e mais cuidadoso. Controle da demanda de medicamentos e exames. Acompanhamento e analise temporal da saúde do paciente.

O que é um prontuário digital?

Prontuário digital é o documento que reúne o histórico médico do paciente, tendo sido criado ou armazenado em formato digital. O nome também pode se referir ao PEP.

Quando é considerado Prontuário Eletrônico?

Os prontuários eletrônicos de paciente (PEP), tecnicamente, são considerados Registros Eletrônicos em Saúde (RES), e devem estar incorporados a um Sistema de Registro Eletrônico (S-RES).

Como é feito o Prontuário Eletrônico?

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é subdividido em abas, para organizar cada processo feito com o paciente. Há diversas abas dentro do sistema que separam cada etapa do tratamento. Dessa forma, separa-se desde o preenchimento de dados demográficos até a prescrição do tratamento.

Quais os tipos de Prontuário Eletrônico?

Existem 3 tipos de prontuários eletrônicos disponíveis para uso em serviços de saúde e cada um tem suas vantagens e desvantagens.
  • 1 – Prontuário eletrônico com base de dados local. ...
  • 2 – Prontuário eletrônico híbrido. ...
  • 3 – Prontuário eletrônico em nuvem.

Quais são os tipos de registros devem ser feitos no prontuário do paciente?

É obrigatório ao médico o registro de todos os atos assistenciais em prontuário, constando os dados de identificação do paciente, anamnese, exame físico, resultados de exames, hipóteses diagnósticas, diagnóstico(s) definitivo(s), tratamento realizado, evolução diária, procedimentos realizados.

Qual a ordem do prontuário?

§ 1º - O prontuário deve conter os dados clínicos necessários para a boa condução do caso, sendo preenchido, em cada avaliação, em ordem cronológica com data, hora, assinatura e número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina.

Quais os tipos de prontuários encontrados nas unidades hospitalares?

Quais os tipos de prontuário do paciente
  • Prontuário físico. O prontuário físico é o modelo tradicional, também conhecido como prontuário de papel. ...
  • Prontuário Eletrônico de Paciente. ...
  • 2.1 Prontuário Eletrônico do Cidadão.

O que é auditoria de prontuário?

Concluiu-se que a auditoria em prontuários é um método simples e eficaz para avaliar sistematicamente a qualidade dos registros dos técnicos de enfermagem, permitindo um direcionamento das ações de capacitação da equipe de enfermagem mediante a educação permanente.

Qual a importância dos registros feitos na área da saúde desde os tempos remotos até os dias atuais?

O registro da história clínica de cada pessoa, materializado na forma de prontuários impressos ou eletrônicos, constitui memória valiosa para o profissional de saúde, além de instrumento de apoio à decisão clínica e à qualidade do cuidado prestado.

O que é prontuário médico e para que serve?

Feito no consultório ou hospital, o prontuário é composto de informações valiosas tanto para o paciente como para o próprio médico. Seu principal objetivo é facilitar assistência ao paciente.

Artigo anterior
Qual o significado da Sonserina?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para fazer um jogo?