Quais as vantagens de ser um profissional flexível?

Perguntado por: Ivo Tomé Nascimento de Coelho  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (37 avaliações)

Vantagens de ser flexível
  • Profissional com emocional estável. Uma grande vantagem é que o profissional flexível é muito mais estável emocionalmente, ou seja, ele não reage de forma negativa diante das mudanças de rota, algo muito comum no mercado de trabalho. ...
  • Perfil de liderança. ...
  • Pensamento criativo. ...
  • Empatia sempre.

O que é um profissional com flexibilidade?

O que é flexibilidade no trabalho? Flexibilidade no trabalho é dar maior autonomia para o profissional na definição das condições de trabalho, por exemplo, em termos de horário, local, modo de se vestir e outros pontos.

Quais as principais características de um profissional flexível?

Ser um profissional flexível é estar aberto às mudanças e disposto a lidar com diferentes ferramentas, ideias, interações, etc. É também ter uma visão de futuro, entendendo que mais transformações estão por vir — e que se atualizar nesse sentido é a melhor maneira de crescer na carreira.

Como ser um profissional flexível?

Desenvolva a flexibilidade no trabalho
  1. Desenvolva a sua resiliência.
  2. Adote novas estratégias e ações.
  3. Busque e saiba receber feedbacks.
  4. Aprimore seus conhecimentos.
  5. Evite a postura defensiva.
  6. Realize seu trabalho de formas diferentes.
  7. Faça Coaching!

É uma vantagem do programa flexível de trabalho na organização?

Organização e autonomia

A flexibilização do trabalho também implica em maior autonomia para colaboradores. Afinal, eles são capazes de decidir como vão trabalhar e como vão se organizar para entregar os resultados. Essa abordagem permite um controle maior da rotina, adequado às condições de vida de cada um.

Vantagens de ter uma mentalidade flexível

21 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens e desvantagens da flexibilidade de emprego para o trabalhador?

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens da flexibilidade no trabalho e entenda por que tantas empresas têm adotado essa modalidade.
  • Aumento da produtividade. ...
  • Retenção de talentos. ...
  • Aumento do moral da equipe. ...
  • Falta de foco no home office. ...
  • Dificuldade para controlar horários. ...
  • Problemas de comunicação.

Como ser um líder flexível?

Como ser um líder mais flexível durante a pandemia
  1. Entenda o contexto que estamos vivendo. ...
  2. Pessoas são diferentes. ...
  3. Trabalhe a escuta ativa. ...
  4. Faça encontros semanais com os seus liderados. ...
  5. Promova momentos de descontração entre a equipe.

É preciso ser flexível?

É preciso ser flexível para resistir aos ventos fortes da vida... permanece em pé apenas aquele que é capaz de se curvar.

Quais são os exemplos de flexibilidade?

Por exemplo, quando uma dona de casa necessita pegar algo embaixo do sofá ela necessita utilizar toda a sua flexibilidade, alongando os músculos das costas e da parte posterior das pernas.

Qual a importância de ser flexível?

Pensamento criativo. Uma pessoa flexível está disposta a fazer diferente. Por isso, um profissional com flexibilidade acaba sendo mais criativo ao invés de desenvolver seu trabalho sempre da mesma maneira e sem mudanças.

O que significa pensar com flexibilidade?

Pensadores flexíveis têm a capacidade de enxergar o todo, ou seja, têm uma visão ampla da situação e, por isso, não precisam ter todas as informações para entender ou solucionar uma questão. Pessoas que pensam com flexibilidade conhecem muitas formas diferentes de resolver problemas.

Qual é o significado de flexibilidade?

Educação Física

Darido e Souza Júnior afirmam que “é a capacidade de aproveitar as possibilidades de movimento articulares, os mais amplos possíveis, em todas as direções”. Isso significa que flexibilidade é qualquer forma de fazer com que seus movimentos – quaisquer que sejam – atinjam uma maior amplitude.

Quais os 3 tipos de flexibilidade?

Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.

Onde usamos a flexibilidade no dia a dia?

Para bailarinas, ginastas, nadadores, ter uma amplitude maior dos movimentos ajuda no desempenho do exercício. Entretanto, como os ligamentos estão mais frouxos, as articulações ficam mais instáveis e o risco de luxações, entorses são mais comuns.

Quais são os tipos básicos de flexibilidade no trabalho?

3 tipos básicos de flexibilidade no trabalho
  1. Fixo Variável. Diferentes turnos de trabalho são oferecidos ao colaborador. ...
  2. Variável. O colaborar é quem decide sua hora de entrar e de sair. ...
  3. Livre.

O que é um líder flexível?

Um líder flexível demonstra interesse pelas ideias de seus colaboradores e procura integrá-las com os interesses da chefia. Ele faz isso sem demonstrar preferência por status ou por símbolos de poder. E potencializa toda a equipe de forma igual para tomadas de decisão.

Como ser um líder com confiança?

Para confiar em outra pessoa, é imprescindível confiar em si mesmo em primeiro lugar. Dessa forma, o primeiro passo para estabelecer uma relação de confiança na equipe é trabalhar a autoconfiança individual. O líder deve ter autoconfiança e demonstrar isso para os seus liderados.

Quais são as desvantagens do trabalho formal?

Desvantagens
  • Não há amparo legal das leis e garantias previstas na legislação e na CLT;
  • Há risco de instabilidade financeira, pois não existe garantia real de uma renda fixa todo mês;

Quais as vantagens do trabalho?

Proximidade da família: a qualquer hora do dia, quando disponível, você pode ficar com o seu filho ou com o seu cachorro, ou conversar com um parente. Independência: você pode acordar, ter a sua rotina antes de trabalhar e começar as tarefas apenas indo para o cômodo ideal que é o seu local de trabalho.

Quais são os benefícios que o trabalho formal garante ao trabalhador?

Uma das principais vantagens do trabalho formal é poder contar com a proteção das leis trabalhistas como auxílio doença, salário maternidade, FGTS, férias, 13° salário, aposentadoria, seguro desemprego, entre outros.

Qual a diferença entre a flexibilidade ativa e passiva?

Tipos de Flexibilidade:

Ativa - é a máxima amplitude que se pode obter através de movimentos efetuados pelos músculos de forma voluntária. Passiva - é a máxima amplitude articular que se consegue em um movimento através da ação de uma segunda pessoa, aparelhos, força da gravidade, etc.

O que é flexibilidade passiva?

Flexibilidade passiva é a maior amplitude de movimento que se pode assumir utilizando forças externas, por exemplo: peso do corpo, a ajuda de um parceiro, o uso de aparelhos, entre outros. Isto é o que vem à mente quando a maioria das pessoas pensam sobre flexibilidade.

O que é flexibilidade Estática passiva?

Flexibilidade Estática ou Passiva: Conceituada como a maior amplitude de movimento que uma pessoa pode alcançar com ajuda de forças externas, uma pessoa, um aparelho, (ARAÚJO, 2005). Flexibilidade Dinâmica: Para Dantas (2005), é a máxima amplitude de movimento articular alcançada por uma pessoa de forma voluntária.

Qual o sinônimo de flexibilidade?

Qualidade do que é flexível, maleável, ágil: 1 agilidade, maleabilidade, elasticidade, ligeireza, plasticidade, versatilidade, destreza. Qualidade de quem é compreensivo: 2 tolerância, transigência, condescendência, brandura, complacência, compreensão, contemporização, docilidade, indulgência, obediência, submissão.

Qual o antônimo de flexibilidade?

O contrário de flexibilidade é: 1. psicorrigidez, pertinácia, caturrice, turra, cenreira, cisma, aferro, sestro, veneta, capricheira, mimalhice, paladar, batalhação, intransigência, intolerância, fanatismo, insofrimento, obstinação, teimosia, imaleabilidade, porfia, inflexibilidade, embirração, capricho, mania, teima.

Artigo anterior
Como faço para instalar o antivírus McAfee?
Artigo seguinte
Quantas linhas tem que ter a introdução desenvolvimento e conclusão?