Quais as vantagens da visita domiciliar?

Perguntado por: Camila Diana Loureiro  |  Última atualização: 25. Juni 2024
Pontuação: 4.2/5 (40 avaliações)

Resumo. Introdução: A Visita Domiciliar permite uma proximidade com as famílias para se desenvolver ações destinadas à promoção e recuperação da saúde. A educação em saúde e a participação ativa do paciente vêm diminuindo os índices de internações e controlando os sintomas desagradáveis de doenças crônicas comuns.

Quais são os objetivos de uma visita domiciliar?

A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p.

Quais as desvantagens da visita domiciliar?

As três principais desvantagens ou limitações são:
  • Uma série de problemas, como horário de trabalho e afazeres domésticos, pode impossibilitar ou dificultar a sua realização;
  • Ocorre um gasto de tempo maior, tanto em locomoção como na execução da visita;
  • É um método dispendioso, pois demanda custo de pessoal e locomoção.

Quais as vantagens da internação domiciliar?

Dentre os principais benefícios do Home Care estão:
  • Envolvimento da família e humanização. ...
  • Atenção individualizada e manutenção da rotina. ...
  • Segurança para o paciente e melhor adesão ao tratamento. ...
  • Redução do tempo de internação hospitalar. ...
  • Menor risco de infecção hospitalar. ...
  • Liberação de leitos.

Quais as prioridades da visita domiciliar?

visita periódica para pacientes com incapacidade funcionais, idosos acamados ou que moram sozinhos; visitas aos pacientes egressos hospitalares; confirmação de óbito.

Qual a importância da visita domiciliar?

16 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da visita domiciliar para o assistente social?

A visita domiciliar, dentre outros instrumentos técnico-operativos no âmbito do Serviço Social, possibilita conhecer de forma aprofundada a realidade social que os usuários vivenciam e – a partir desses conhecimentos – criar estratégias na direção da garantia de direitos da população.

Quais os objetivos gerais da visita domiciliar a pessoa idosa?

Na visita domiciliar, a equipe de saúde pode avaliar as necessidades do idoso, de seus familiares e do seu ambiente, bem como realizar um gerenciamento efetivo da saúde do idoso visando à prevenção de agravos através de intervenções precoces sobre situações de risco que possam comprometer a saúde e a capacidade ...

Qual a importância do cuidador domiciliar?

Em outras palavras, o cuidador é responsável por amparar o paciente em domicílio e contribuir para a promoção e melhora da qualidade de vida. Além de promover o auxílio nos tratamentos, estimular o autocuidado, atividades de vida diária, e tarefas que são importantes para a saúde do paciente.

Quais são as 4 modalidades do home care?

A seguir, serão apresentadas definições das quatro modalidades da atenção domiciliar à saúde: atenção domiciliar, atendimento domiciliar, internação domiciliar e visita domiciliar. Essa divisão é proposta pelos autores com base nos termos observados em publicações, sendo concordante com a Resolução RDC nº.

Quais são os direitos do paciente na enfermagem domiciliar?

Direitos do Paciente:
  • O paciente tem o direito a atendimento digno, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais de saúde, sem preconceito de raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico ou qualquer outra forma de preconceito.
  • O paciente tem direito de ser identificado pelo nome completo.

Quando é indicado visita domiciliar?

A atenção domiciliar (AD) é indicada para pessoas que, estando em estabilidade clínica, necessitam de atenção à saúde em situação de restrição ao leito ou ao lar de maneira temporária ou definitiva ou em grau de vulnerabilidade na qual a atenção domiciliar é considerada a oferta mais oportuna para tratamento, paliação, ...

Quando há necessidade de visita domiciliar?

Quais os critérios de prioridades da visita domiciliar? intercorrência dos pacientes crônicos, terminais ou em internação domiciliar; visita periódica para pacientes com incapacidade funcionais, idosos acamados ou que moram sozinhos; visitas aos pacientes egressos hospitalares; confirmação de óbito.

Quanto tempo deve durar uma visita domiciliar?

O tem- po médio de duração de cada visita domiciliar foi de aproximadamente 55 minutos.

O que o assistente social deve observar em uma visita domiciliar?

A visita domiciliar consiste em conhecer a realidade social, de uma determinada família, ou seja, analisar o contexto familiar e o modo de vida, suas vulnerabilidades e potencialidades, permitindo ao assistente social observar o indivíduo em seu meio social, além de realizar o acompanhamento e os encaminhamentos ...

Quem tem direito a visita domiciliar?

Exemplos de condições indicadas: • Pacientes portadores de doença crônica que apresentem dependência física; • Pacientes em fase terminal; • Pacientes idosos, com dificuldade de locomoção ou morando sozinhos; • Pacientes egressos do hospital que necessitem de acompanhamento por alguma condição que os incapacite a ...

Como abordar as famílias na visita domiciliar?

A família deve estar informada e ter o telefone de contato, bem como nos casos de óbito. A equipe deve orientar a família sobre como proceder nos casos de urgência e emergência. Excelente! Você concluiu a unidade Como acolher a solicitação e orga- nizar uma visita domiciliar com a família.

O que é a visita domiciliar?

167), a “Visita Domiciliar é uma prática profissional investigativa ou de atendimento, efetuada por profissionais junto ao indivíduo em seu próprio meio social ou familiar, os quais desenvolvem as técnicas de observação, de entrevista e de relato oral”.

Quais são os cuidados domiciliar?

Cuidados de Enfermagem em casa
  • Auxiliar o banho do paciente;
  • Realizar os cuidados pós-cirúrgicos;
  • Ministrar os medicamentos;
  • Fazer e trocar curativos;
  • Colocar e trocar bolsas de colostomia;
  • Realizar lavagem intestinal;
  • Passar sonda vesical e para alimentação.

Qual a diferença entre home care e atenção domiciliar?

De certo modo, a atenção domiciliar e o home care são sinônimos. Afinal, o home care envolve o cuidado com a saúde em casa. No entanto, é mais certo afirmar que a atenção domiciliar é uma modalidade de home care. Também existe a alternativa da internação domiciliar.

Quais os benefícios de um cuidador?

Os benefícios do cuidador de idosos para o paciente

Além disso, o cuidador de idosos garante como benefício a melhoria da alimentação e da hidratação do indivíduo. Esses são pilares que interferem no bem-estar e na disposição, além de potencializarem as capacidades cerebrais.

Qual é a principal função do cuidador?

A função do cuidador é acompanhar e auxiliar a pessoa a se cuidar, fazendo pela pessoa somente as atividades que ela não consiga fazer sozinha.

Qual a importância do cuidado domiciliar aos idosos?

Objetivos do atendimento domiciliar

Assim, os potenciais benefícios com o AD seriam a diminuição das reinternações e dos custos hospitalares; a redução do risco de infecção hospitalar; a manutenção do paciente no núcleo familiar e o aumento da qualidade de vida deste e de seus familiares 7,8.

O que o agente de saúde não deve fazer?

O que o agente de saúde não deve fazer? O agente de saúde não deve realizar diagnósticos médicos, prescrever medicamentos, realizar procedimentos médicos invasivos ou administrar tratamentos. Também não deve interferir nas perspectivas culturais ou pessoais dos atendidos.

São objetivos da visita domiciliar do Agente Comunitário de Saúde?

A visita domiciliar constitui uma atividade utilizada com o intuito de subsidiar a intervenção no processo de saúde-doença de indivíduos ou no planejamento de ações visando à promoção da saúde da coletividade (TAKAHASHI, 2001. p. 43).

Quais os cuidados que devemos ter com a pessoa idosa no atendimento domiciliar?

Quais são os 8 principais cuidados com idosos no domicílio?
  1. Mantenha os ambientes bem iluminados. ...
  2. Garanta áreas de passagem extensas. ...
  3. Tenha atenção ao uso de tapetes. ...
  4. Cuide da segurança da cozinha. ...
  5. Instale corrimões nas escadas e em rampas. ...
  6. Avalie possíveis irregularidades no piso da casa.

Artigo anterior
Qual é a garrafa de vinho mais cara do mundo?
Artigo seguinte
Quais são os cuidados de enfermagem na administração de medicamentos?