Quais as técnicas do método Sociodrama?

Perguntado por: Maria Henriques Reis  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (12 avaliações)

Durante a etapa da dramatização, existem algumas técnicas que podem ser usadas pelo diretor do Sociodrama, advindas do Teatro Espontâneo e do Psicodrama, dentre elas, a do duplo: o diretor (ou ego auxiliar) expressa o que os membros do grupo não conseguem fazê-lo; a do espelho: o diretor (ou ego-auxiliar) mostra ...

Quais são as técnicas de Psicodrama?

  • Inversão de papéis: Trocar com o ego. Olhar o outro a partir da representação do outro. ...
  • Solilóquio (dialogo consigo mesmo). Pensar alto. ...
  • Interpolação de Resistência. ...
  • Confronta o eu com as evidências. ...
  • Exprime emoções pelo ego e permite compreender a sua complexidade.
  • Representação Simbólica. ...
  • Estátua.

Como funciona o Sociodrama?

O Sociodrama foca o seu trabalho dramático sobre um grupo de pessoas e o Psicodrama sobre um determinado indivíduo, muito embora ele seja visto como um ser ativo dentro de uma relação.

Como fazer um Sociodrama?

Como realizar um sociodrama:
  1. Escolher ou definir um tema. ...
  2. A decisão sobre os papeis deverá ser feita de forma sociométrica (por adesão a contribuições). ...
  3. Preparar os argumentos sobre o tema. ...
  4. Há que abrir plenamente à discussão do grupo sobre o tema. ...
  5. Devam-se anotar todas as conclusões do grupo.

Qual a diferença de Psicodrama e Sociodrama?

Tem sido amplamente utilizado na educação, nas empresas, nos hospitais, na clínica, nas comunidades. A diferença entre o Psicodrama e o Sociodrama consiste em que no primeiro o trabalho dramático focaliza o indivíduo – embora sempre visto como um ser em relação – e no segundo focaliza o próprio grupo.

Psicodrama ou Sociodrama: Entenda a diferença

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os benefícios do Psicodrama?

Ao abordar questões específicas do trabalho, o Psicodrama permite:
  • Construir posturas de liderança, com a liberação dos recursos individuais e novas maneiras de atuar no grupo;
  • Melhorar a comunicação dentro da equipe e o relacionamento com clientes, favorecendo o crescimento profissional e o desempenho;

Quem criou o sociodrama?

No presente estudo, o sociodrama, metodologia criada por Jacob Levy Moreno (18891974), foi utilizado para identificar e intervir em fatores estressores em alunos de pósgraduação.

Qual a importância da espontaneidade e criatividade para o Psicodrama?

O Psicodrama estimula o exercício da criatividade, fazendo com que o indivíduo aja e reaja com prontidão, coerência e flexibilidade. Que esteja atento às alternativas, elimine a rigidez e represente seus papeis com desenvoltura.

O que é Sociodinâmica?

A Sociodinâmica investiga a dinâmica do grupo, as redes de vínculos entre os componentes dos grupos. A Sociatria propõe-se à transformação social, à terapia da sociedade.

Quais são os benefícios de aplicar os conhecimentos do Psicodrama no contexto escolar para grupo de adolescentes?

Segundo Vieira (2009), o psicodrama tem como principais fundamentos estimular a criatividade e a espontaneidade, possibilitando aos sujeitos condições para a emergência de novos papéis sociais, experimentação do lugar do outro, integração entre conhecimento adquirido e experiência vivida e a criação de modos ...

O que é Sociopsicodrama?

O Sociopsicodrama, que é parte da teoria de Jacob Levy Moreno, está presente um recorte da Psicologia que compreende o indivíduo e a forma de elaboração dos seus conflitos através dos grupos. Para o Psicodrama, o indivíduo é visto como um ser em relação, pois constitui-se através das suas relações.

Quais são as três matrizes de identidade do Psicodrama?

O bebê necessita de um duplo – ego-auxiliar – para sobreviver. Por esse motivo, é denominada fase do duplo. A segunda etapa caracteriza-se pelo fato de a criança concentrar a atenção no outro e estranhar parte dele. A terceira seria a fase do espelho, que separa o outro da continuidade da experiência.

Quais as etapas do Psicodrama?

Moreno nomeou e descreveu as três fases sequenciais citadas acima: 1) aquecimento; 2) dramatização e 3) compartilhamento.

Onde o Psicodrama pode ser aplicado?

Essa pode ser aplicada a qualquer tipo de problema, seja esse pessoal ou de grupo, de crianças ou de adultos. Através disso, Moreno explícita que o homem é um ser social. Consequentemente, ele precisa pertencer a um grupo para atender suas necessidades básicas. Ou seja, precisa do outro para nascer.

Como a espontaneidade pode ajudar o Psicodrama?

A espontaneidade desenvolve-se pela habilidade de abrir-se, em vez de bloquear ou distorcer, aos quatro chakras inferiores. Faz parte do processo o psicodrama traba- lhar em todos os níveis das questões psicológicas libertando a saúde dinâmica de todo o sistema e permitindo livre expressão às interações criativas.

O que é criatividade e espontaneidade para Moreno?

Segundo Moreno (1974, p. 76) “(a espontaneidade) é o que impele o indivíduo para uma resposta adequada a uma nova situação, ou uma nova resposta a uma situação antiga. Assim a criatividade está relacionada ao ato em si, e a espontaneidade ao aquecimento, a uma prontidão para agir”.

Como a criatividade pode ajudar o Psicodrama?

O Psicodrama estimula o exercício da criatividade, fazendo com que o indivíduo aja e reaja com prontidão, coerência e flexibilidade. Que esteja atento às alternativas, elimine a rigidez e represente seus papeis com desenvoltura.

Quando o Psicodrama foi criado?

O Psicodrama foi criado pelo romeno Jacob Levy Moreno, entre os anos 20 e 30 do século passado. Médico e filósofo, estudioso do homem e de seus vínculos relacionais, Moreno amava o teatro.

Quando iniciou o Psicodrama?

O primeiro teatro terapêutico: na década de 1920, em Viena, estimulado pelos movimentos revolucionários do momento, o psiquiatra Jacob Levy Moreno começa desenvolver a sua experiência inovadora, que se chamaria psicodrama.

Quem é o protagonista no Psicodrama?

Protagonista: o protagonista pode ser um indivíduo, uma dupla ou um grupo. É quem, em psicodrama, protagoniza seu próprio drama. Representa a si mesmo e seus personagens são parte dele. Palavra e ação se integram, ampliando as vias de abordagem.

Qual a importância do Psicodrama?

Os principais objetivos do Psicodrama são restabelecer os potenciais de espontaneidade/criatividade das pessoas, desenvolver a percepção sobre si mesmo, o outro e o mundo, promover o desempenho adequado dos papéis e tornar a pessoa diretor, autor e ator de seu próprio drama, de sua própria vida.

Quais são as principais características do Psicodrama de Moreno?

Para Moreno, o Psicodrama foi definido como “a ciência que explora a verdade por métodos dramáticos”. Drama significa ação ou realização. Assim, esta metodologia possibilita o desempenho livre de papéis e seus vínculos, ampliando a espontaneidade e a criatividade.

Qual é a proposta terapêutica do Psicodrama?

A prática do Psicodrama alia o teatro com técnicas terapêuticas, colocando a pessoa no centro do processo, buscando iluminar problemas históricos, resolver questões latentes e construir uma melhor saúde mental para esta que da dramaturgia terapêutica participa.

O que é o ego auxiliar no Psicodrama?

O ego auxiliar (EA) é um instrumento psicodramático de tratamento que ajuda a vincular, revelar situações e superar conflitos, por meio da interação entre as partes, buscando desenvolver relações mais saudáveis.

Quanto custa uma sessão de Psicodrama?

A sessão custa o valor social de R$ 60,00 que deve ser paga no final de cada sessão ou a cada quinze dias no cartão de crédito, boleto ou PIX.

Artigo anterior
Quais são os 5 gaps?
Artigo seguinte
O que é o BDI e como se calcular?