Quais as substâncias secretadas pelo tecido adiposo e suas funções?

Perguntado por: Marta Rita Neves  |  Última atualização: 8. August 2024
Pontuação: 4.4/5 (59 avaliações)

Substâncias como leptina e lipase lipoproteica são sintetizadas pelo tecido adiposo unilocular. A leptina é um hormônio que tem receptores no hipotálamo para atuar na regulação da ingestão de alimentos e do gasto de energia.

O que o tecido adiposo secreta?

Atualmente considera-se o tecido adiposo como uma estrutura dinâmica, envolvida em muitos processos fisiológicos e metabólicos, que produz e libera uma grande variedade de peptídeos ativos conhecidos pelo nome genérico de adipocinas, que atuam exercendo efeitos endócrinos, parácrinos e autócrinos.

Quais são as substâncias secretadas pelo tecido adiposo unilocular?

O tecido adiposo unilocular é também um órgão secretor. Sintetiza várias moléculas como a leptina, que é um hormônio protéico constituído por 164 aminoácidos. Diversas células no cérebro e em outros órgãos tem receptores para a leptina.

O que o tecido adiposo libera?

A adiponectina, um tipo de hormônio liberado pelo tecido adiposo, tem papel duplamente importante na preservação da função pancreática: em pessoas magras ela protege as células beta, responsáveis pela secreção de insulina; e, em indivíduos com obesidade, reverte danos estabelecidos nesse tecido.

Qual é a função dos lipídios armazenados nos adipócitos?

Funções do tecido adiposo

O tecido adiposo armazena lipídios, sendo, portanto, um grande depósito de energia, além disso, garante proteção contra choques mecânicos e atua no isolamento térmico, evitando a perda excessiva de calor ou o aumento exagerado de temperatura.

Tecido Adiposo - Histologia - Aula | Biologia com Samuel Cunha

24 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais tipos de lipídios e suas funções?

Eles desempenham diversos papéis, incluindo o armazenamento de energia, a composição das membranas celulares, a síntese de hormônios e a proteção de órgãos vitais. Os principais tipos de lipídios incluem os triglicerídeos, fosfolipídios, esteroides e carotenoides.

Quais são as principais funções dos lipídios?

Entre as suas funções, destacam-se o fornecimento de energia para o corpo e a síntese de hormônios (testosterona, progesterona e estradiol) e sais biliares. Os lipídios podem ser encontrados em alimentos como a gema de ovo, as carnes vermelhas, as oleaginosas, os óleos vegetais, entre outros.

O que é a leptina e grelina?

A leptina, além de seu importante papel no metabolismo, controla o sistema hemato-poiético, o sistema imune, o sistema reprodutor e o sistema cardiovascular16. A grelina é um novo hormônio gastrointestinal identificado no estômago do rato, em 1999, por Kojima et al.20-22.

O que é adiponectina qual é a sua função?

Dentre suas funções, a adiponectina apresenta três principais papéis: função metabólica regulatória e sensibilizadora da insulina no fígado e nos músculos atua como citocina anti-inflamatória e vasculoprotetora, além de exercer importante fator cardioprotetor na presença da síndrome de isquemia e reperfusão.

Qual é a função da leptina?

Produzido pelas células lipídicas do nosso organismo, a leptina tem ação direta no cérebro e tendo como funções primordiais o controle do apetite, a redução da ingestão de alimentos e a regulação do gasto energético, auxiliando na manutenção do nosso peso.

Qual é o tipo de substância armazenada nas células adiposas?

O tecido adiposo é o principal reservatório energético do organismo. Os adipócitos são as únicas células especializadas no armazenamento de lipídios na forma de triacilglicerol (TAG) em seu citoplasma, sem que isto seja nocivo para sua integridade funcional.

Quem produz a leptina?

O tecido adiposo branco é responsável pela maior parte da leptina produzida pelo organismo. Outros órgãos produzem leptina em menor quantidade: estômago, placenta e tecido adiposo marrom (11-13).

Qual a função dos ácidos graxos no tecido adiposo?

Certos ácidos graxos são ligantes de PPARγ e podem, assim, controlar a adipogênese. Além disso, alguns ácidos graxos atuam como moléculas sinalizadoras em adipócitos, regulando sua diferenciação ou morte.

Qual a função do tecido adiposo unilocular?

O tecido adiposo unilocular apresenta grande vascularização e nervos. A presença de terminações nervosas é observada na parede dos vasos sanguíneos, sendo alguns adipócitos inervados. Esse tipo de tecido adiposo é responsável por formar uma camada de tecido localizada logo abaixo da nossa pele, o panículo adiposo.

Quem libera a grelina?

A grelina é um hormônio que é produzido e liberado principalmente pelo estômago com pequenas quantidades também liberadas pelo intestino delgado, pâncreas e cérebro. É também conhecida de “hormônio da fome” porque estimula o apetite, aumenta a ingestão de alimentos e promove o armazenamento de gordura.

Qual a função do tecido adiposo unilocular e multilocular?

Tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo e é considerado o principal reservatório de energia do corpo. Pode ser classificado em unilocular e multilocular. O tecido adiposo garante isolamento térmico e proteção ao nosso corpo.

O que é leptina e adiponectina?

Adeponectina é um hormônio associado com a obesidade e diabetes tipo 2. Como no caso da leptina, a adiponectina também é secretada pelo tecido adiposo. Porém, a adeponectina alcança níveis de concentração muito mais elevados do que a leptina e outras proteínas plasmáticas.

Qual é a função da grelina?

A grelina é um hormônio polipeptídico produzido pelo estômago que desempenha um papel importante no metabolismo energético, participando da regulação de ingestão alimentar, peso corporal e homeostase da glicose, além de ser um hormônio orexígeno e estimular a liberação do hormônio do crescimento (GH).

Qual a função da leptina e adiponectina secretadas pelo tecido adiposo?

Algumas adipocitocinas, como a leptina e a adiponectina, exercem efeitos benéficos sobre o balanço energético, a ação insulínica e a proteção vascular.

Onde age a grelina?

Quando o estômago fica vazio, intensifica a secreção da grelina, o hormônio atua no cérebro dando a sensação de fome; quanto mais elevado for a produção, resultando em concentrações altas no sangue, maior será a sensação de forme.

Quando a grelina e liberada?

Quando nos alimentamos corretamente a secreção da Grelina cai e a sensação da fome passa. Quando os alimentos passam do estômago para os intestinos há a liberação do hormônio PYY, que também age no cérebro, ativando o centro da saciedade, diminuindo a fome, porém isto muda de alimento para alimento.

Qual alimento tem grelina?

Portanto, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar, ovo é um alimento versátil, saboroso, nutritivo e que age diretamente com a grelina, ajudando no controle do apetite.

Qual é a função dos glicerídeos?

Os organismos vivos utilizam os glicerídeos como reserva de energia. Nos vegetais podemos observar isso em algumas sementes, como a de soja, girassol, milho e canola, que armazenam grande quantidade de óleo caso necessitem de energia extra.

Quais são os 5 tipos de lipídios?

São eles: glicerídios, cerídeos, fosfolipídios e esteroides. Os glicerídeos são facilmente encontrados nos alimentos de origem animal, como carnes, leite, óleos vegetais, ovos e queijos.

Quais são as 5 classificações dos lipídios?

São classificados como simples, complexos, os precursores e seus derivados. Assim, nesta revisão será abordado a classificação, as principais funções gerais dos lipídeos e alguns de maior destaque: os ácidos graxos e seus derivados; os triacilgliceróis; as ceras; os fosfolipídeos; os esfingolipídeos e os isoprenóides.

Artigo anterior
Que quantidade de tilápia por metro quadrado?
Artigo seguinte
O que é método de análise e soluções de problemas?