Quais as principais técnicas utilizadas para o controle microbiano?

Perguntado por: Maria Núria Morais Pereira Paiva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (9 avaliações)

Métodos Físicos de Controle de Microorganismos
  • Calor. Quando uma população de bactérias é submetida ao calor, suas proteínas são desnaturadas. ...
  • Filtração. ...
  • Radiações. ...
  • Baixas temperaturas. ...
  • Microondas. ...
  • Indicadores Biológicos. ...
  • Pressão Osmótica. ...
  • Dessecação.

Quais são as duas principais ações dos agentes de controle microbiano?

Controle Microbiano
  • Controle Microbiano. ...
  • · Esterilização:é o extermínio total de microorganismos, incluindo esporos, micobacterias, vírus não envelopados e fungos, que são formas mais resistentes. ...
  • · Desinfecção: há destruição dos microorganismos, porém pode ocorrer a sobrevivência dos mais resistentes.

Qual o principal objetivo do controle microbiano?

- Prevenir a transmissão de doenças. Esse controle de microrganismos é possível pela ação de agentes físicos e químicos, que possuem propriedades de matar a célula microbiana, ou de impedir a sua reprodução.

Quais as principais formas de controle de bactérias em laboratórios e ambientes de saúde?

Desodorante: geralmente, um composto ativo contra bactérias causadoras de mal cheiro. Desinfestação: remover ou “matar” insetos. Deodorante: perfume. Fumigação: Aspersão de gás ou liquido no ambiente para atividade germicida, microbiocida ou biocida.

Quais são os métodos químicos que são utilizados para controle das bactérias?

Os agentes químicos utilizados para essa função podem ser esterilizantes ou desinfetantes. A esterilização acaba com todas as formas de vida de um material, enquanto os desinfetantes apenas reduzem a carga de microorganismos, a ponto de não oferecer riscos de disseminação.

MICROBIOLOGIA - CONTROLE DOS MICRORGANISMOS - PROF. ALEXANDRE FUNCK

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os agentes químicos mais eficientes?

Portanto, os agentes químicos mais eficientes em seu combate são: Sabões: a molécula do sabão possui uma parte hidrofílica, que tem afinidade com a água, e outra parte hidrofóbica, que prefere se ligar a óleos e gorduras.

Quais são os fatores químicos e físicos do crescimento bacteriano?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica. O cultivo bem sucedido dos vários tipos de microrganismos requer uma combinação de nutrientes apropriados e de condições físicas adequadas.

Quais são as principais normas de biossegurança aplicadas no laboratório de microbiologia?

observar os princípios básicos de higiene, entre eles: manter as mãos limpas e unhas aparadas; sempre lavar as mãos antes e após vários procedimentos (manuseio de materiais biológicos viáveis; uso das luvas; antes de sair do laboratório; antes e após a ingestão dos alimentos e bebidas, etc.).

Quais são as técnicas utilizadas nas análises microbiológicas no setor de controle de qualidade?

A biologia molecular e o controle microbiológico

Um exemplo de técnica comumente usada é a PCR em tempo real que amplifica fragmentos específicos do DNA dos microrganismos, identificando a presença e a quantidade desses patógenos na amostra de forma rápida e precisa4.

Qual a importância de se realizar um controle microbiano em um ambiente laboratorial de controle de qualidade microbiológico?

A contaminação microbiana pode levar ao comprometimento do desempenho do produto devido à quebra da estabilidade da formulação, alteração das características físicas e aparência e levar a inativação dos princípios ativos e excipientes da formulação e ainda, causar a perda de confiança na empresa.

O que é controle microbiológico?

Mas, para evitar que os alimentos sejam comprometidos, existe o controle microbiológico, que é o conjunto de métodos e boas práticas que ajudam a garantir a qualidade e segurança dos processos.

Para que serve o controle de microrganismos no ambiente hospitalar?

Realização da vigilância de casos de infecção, para entender as causas e elaborar formas de prevenção.

Quais os fatores que influenciam o tratamento microbiano?

  • TAMANHO DA POPULAÇÃO. ​ Quanto > a população microbiana > o tempo de tratamento. ...
  • NATUREZA DA POPULAÇÃO. ​ - Presença de Endosporos: mais resistentes. ...
  • CONCENTRAÇÃO DO AGENTES. ​ Quanto + concentrado o agente > a eficiência. ...
  • TEMPO DE EXPOSIÇÃO. ​ ...
  • TEMPERATURA. ​ ...
  • CONDIÇÕES AMBIENTAIS.

Quais são os métodos de ação dos agentes antimicrobianos?

Inibição da síntese proteica

Esses antimicrobianos agem nos ribossomos das bactérias, organelas responsáveis pela síntese de proteínas. Diferente dos ribossomos das células eucariontes, que consistem em duas subunidades 60S e 40S, os ribossomos das células procariontes são formados por subunidades 50S e 30S.

Quais são os mecanismos de ação dos antimicrobianos?

O mecanismo de ação dos antimicrobianos ß-lactâmicos resulta em parte da sua habilidade de interferir com a síntese do peptideoglicano (responsável pela integridade da parede bacteriana).

O que é uma ação microbiana?

Direta ou indiretamente, os dejetos humanos e de outros animais, seus organismos e os tecidos das plantas são depositados ou enterrados no solo. De alguma maneira todos desaparecem, transformados em substâncias que constituem o solo.

Qual a importância sanitária do controle da qualidade microbiológica de produtos farmacêuticos?

Ao final, foi possível concluir que o controle de qualidade microbiológico é uma parte essencial da rotina da produção de medicamentos estéreis na indústria farmacêutica. Não apenas pela conformidade com os padrões, mas principalmente pela redução do risco para o usuário final.

Como avaliar a qualidade microbiológica das formas farmacêuticas não estéreis?

A qualidade microbiológica dos produtos não estéreis abrange dois aspectos pertinentes: 1) a avaliação da carga microbiana (contagens microbianas) e 2) a ausência de microrganismos patogênicos (United States Pharmacopeia, 2016)(Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), 2010).

Como funciona o controle de qualidade das vacinas?

A produção das vacinas passa por rigoroso controle da qualidade, criteriosamente normatizado pelo Instituto Nacional de Controle de qualidade em Saúde (INCQS). Os imunobiológicos produzidos são distribuídos para a utilização em rede nacional por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Qual é a importância da biossegurança em laboratórios de microbiologia?

A biossegurança é um aspecto fundamental no ambiente laboratorial, que visa proteger colaboradores, o meio ambiente e a comunidade da exposição aos agentes presentes nestes locais.

Quais são as normas de biossegurança?

Quais são as principais normas de biossegurança e como elas funcionam?
  • Higienização das mãos. ...
  • Equipamentos de proteção. ...
  • Uso de jalecos. ...
  • Descarte do lixo hospitalar. ...
  • Cuidados com os cabelos. ...
  • Vacinação. ...
  • Conscientização dos profissionais.

Como deve ser um laboratório de microbiologia?

O laboratório de microbiologia atua para isolar os microrganismos e é designado para análises, bem como para pesquisa e extensão. Por isso, esse laboratório deve conter equipamentos com tecnologia essencial, além do apoio de profissionais capacitados para o trabalho e materiais de qualidade.

Quais os fatores que influenciam no crescimento bacteriano?

Uma bactéria pode necessitar para a formação do seu material celular de um ou mais compostos orgânicos que é incapaz de sintetizar a partir de componentes mais simples. Tais nutrientes essenciais são necessários em pequenas quantidades e os nutrientes orgânicos deste tipo conhecem-se como factores de crescimento.

Quais são as fases do crescimento bacteriano?

A curva de crescimento pode ser dividida em quatro fases: fase lag, fase log, ou exponencial, fase estacionária e fase de declínio ou morte celular.

Quais os tipos de crescimento bacteriano?

As bactérias podem crescer individualmente por fissão binária (a célula alonga-se até se dividir em duas) ou no contexto de uma população (as células duplicam o seu tamanho e forma-se um septum, que consiste no crescimento da membrana celular e da parede celular até à separação das duas células).

Artigo anterior
Em que ano foi registrado o menor índice de desmatamento na Amazônia?
Artigo seguinte
O que o autor Saviane defende?