Quais as principais síndromes geriátricas?

Perguntado por: Martim Vicente Macedo de Gonçalves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (18 avaliações)

A perda dessas funções resulta em grandes síndromes geriátricas: incapacidade cognitiva, incontinência urinária, instabilidade postural, imobilidade, incapacidade comunicativa e iatrogenia .

Quais são as 7 síndromes geriátricas?

As síndromes geriátricas são conhecidas como os 7 “Is”: Incapacidade cognitiva, Incapacidade comunicativa, Instabilidade postural, Incontinência esfincteriana, Iatrogenia, Imobilidade e Insuficiência familiar.

Quais são os principais síndromes?

Síndromes mais comuns
  • Síndrome de Edwards. O primeiro registro científico da síndrome data de 1960, na Inglaterra. ...
  • Síndrome de Patau. ...
  • Síndrome de Turner. ...
  • Síndrome de Kleinfelter. ...
  • Síndrome do Cromossomo X Frágil.

O que são os 5 Is da geriatria?

A população brasileira e mundial está envelhecendo…

Dentro das áreas de Geriatria e Gerontologia existe o conceito dos 5 I´s da Geriatria: Incontinências (urinária e fecal), Insuficiência Cerebral, Iatrogenia, Imobilismo e Instabilidade.

Quais são os 4 ds da incapacidade cognitiva?

As principais etiologias da incapacidade cognitiva são: demência, depressão, delirium e doenças men- tais, como esquizofrenia, oligofrenia e parafrenia.

Saúde do Idoso - Síndromes Geriátricas | Prof. Victor Roberto | 27/03 às 18h

44 questões relacionadas encontradas

O que é incapacidade cognitiva?

A incapacidade cognitiva é a Síndrome mais conhecida da geriatria e o motivo mais comum de encaminhamento à especialidade. Ela configura a perda de funções superiores do encéfalo (memória, função executiva, linguagem, função visuoespacial, gnosia e apraxia).

O que é incapacidade comunicativa?

A incapacidade comunicativa ocorre quando tem-se a perda da comunicação , tanto verbal (fala) como não verbal (sinais, mimicas, escrita, entre outras), que repercutem negativamente na participação social, bem como na capacidade de tomada de decisões (determinada pela manutenção da comunicação, cognição e humor).

O que é envelhecer?

Entende-se por envelhecimento as alterações fisiológicas que ocorrem ao longo do tempo em organismos multicelulares. Para detalhar mais um pouco, tais alterações acontecem nas moléculas e nas células que acabam por prejudicar o funcionamento dos órgãos e do organismo em geral.

O que é iatrogenia em idosos?

Iatrogenia é o termo utilizado para qualquer manifestação clínica que não seja conseqüência natural da doença do paciente, durante o tratamento. Também é definida como o efeito resultante de qualquer atividade, de uma ou mais pessoas atuando como profissionais de saúde que não apóiem ​​uma meta da pessoa afetada.

O que é a avaliação geriátrica ampla?

A AGA é sempre multidimensional, frequentemente interdisciplinar e tem por objetivo determinar as deficiências e incapacidades apresentadas pelo idoso, objetivando o planejamento do cuidado e de acompanhamento a longo prazo.

Quais são as síndromes mais raras?

Doenças raras: saiba quais são as enfermidades mais incomuns que existem!
  • Transtorno de Pica. ...
  • Delírio de Capgras. ...
  • Síndrome de Stendha. ...
  • Síndrome de Diógenes. ...
  • Síndrome de Paris. ...
  • Síndrome da Mão Alheia. ...
  • Síndrome do sotaque estrangeiro. ...
  • Síndrome do cadáver ambulante.

Quais são as síndromes genéticas?

As síndromes genéticas ou doenças genéticas são aquelas cuja origem é encontrada em mutações do material genético (DNA), que fazem com que algumas células parem de desempenhar suas funções corretamente.

Quais são as síndromes neurológicas?

Principais Síndromes Neurológicas
  • • Autismo. O autismo é um transtorno que se manifesta ainda quando criança. ...
  • TDAH. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, chamado de TDAH, é um pouco comum e que afeta as crianças e seu desenvolvimento. ...
  • Parkinson. ...
  • Alzheimer. ...
  • Convulsões. ...
  • Doenças neurológicas funcionais.

Qual o conceito de iatrogenia?

O termo iatrogenia deriva do grego (iatros = médico / gignesthai = nascer, que deriva da palavra genesis = produzir) e significa qualquer alteração patológica provocada no paciente pela má prática médica 1,2. O termo doença cardíaca iatrogênica é usualmente definido como doença do coração induzida pelo médico 1,2.

Qual o tratamento para iatrogenia?

Tratamento da iatrogenia

Na iatrogenia medicamentosa, a interrupção ou modificação do medicamento pode ser realizada sem a necessidade de intervenção médica direta. É importante consultar um médico após o início de um sintoma ou um efeito adverso durante o tratamento.

Como minimizar a iatrogenia?

As intervenções que podem prevenir as complicações iatrogênicas incluem o seguinte.
  1. Administração de cuidados. ...
  2. Equipe geriátrica interdisciplinar. ...
  3. Consulta farmacêutica. ...
  4. Unidades de cuidados agudos para idosos. ...
  5. Diretivas avançadas.

O que é uma pessoa senil?

Significado de Senil

adjetivo Referente ou próprio da velhice; que se refere aos velhos. Consequência da velhice: debilidade senil. Que sofre perturbações mentais grave: demência senil. Etimologia (origem da palavra senil).

O que é incapacidade comunicativa no idoso?

Incapacidade comunicativa

É a partir dela que o indivíduo compreende e expressa seu mundo. Problemas de comunicação podem resultar em perda de independência e sentimento de desconexão com o mundo, sendo um dos mais frustrantes aspectos dos problemas causados pela idade.

O que é instabilidade e quedas?

lU - INSTABILIDADE POSTURAL E QUEDA

Ela significa a total perda do equilíbrio postural, decorrentes de fatores próprios da pessoa isolados (aspectos próprios do envelhecimento, associados ou não com patológicos) e/ou de fatores da incapacidade de superar a instabilidade provocada por fatores ambientais.

O que é insuficiência familiar?

insuficiência familiar se caracteriza como um processo de interação psicossocial de estrutura complexa, fundado especialmente no baixo apoio social da pessoa idosa e no vínculo familiar prejudicado.

O que caracteriza um idoso com incapacidade cognitiva?

Um idoso diagnosticado com incapacidade cognitiva é aquele que tem prejudicada as suas atividades de vida diárias, devido ao comprometimento de uma ou mais áreas da cognição. As principais causas dessa síndrome são: demência — cerca de 50% a 60% dos casos estão relacionados ao Alzheimer.

Como prevenir incapacidade cognitiva?

A atividade mental foi associada a melhoria da cognição global, da linguagem e da função executiva, a atividade social foi associada a melhoria da cognição global e a atividade física foi associada a melhoria da memória e da linguagem.

O que é capacidade cognitiva no idoso?

A cognição se refere à faixa de funcionamento intelectual do ser humano, que inclui: percepção, atenção, memória, raciocínio, tomadas de decisões, solução de problemas e formação de estruturas complexas do conhecimento. E com o passar dos anos, algumas habilidades cognitivas das pessoas idosas vão se modificando.

O que são doenças neurológicas?

Um transtorno neurológico se desenvolve quando há alguma anormalidade no cérebro, medula espinhal, nervos ou terminações nervosas. Dependendo do tipo de distúrbio, o paciente experimenta problemas com o equilíbrio, movimentos ou com o funcionamento da mente.

Qual é a síndrome mais rara do mundo?

Síndrome de Savant (Savantismo)

Artigo anterior
Qual alimento com a letra N?
Artigo seguinte
Quais são as ervas para abrir caminhos?