Quais as principais ideias de Hobbes?

Perguntado por: Ivo Diogo Rodrigues  |  Última atualização: 27. November 2024
Pontuação: 4.4/5 (29 avaliações)

Influenciado pelo contexto da Reforma Inglesa, Hobbes foi um defensor da monarquia absolutista. Em sua principal obra, Leviatã (1651), ele justifica o poder dos soberanos em bases racionais e defende a perspectiva de que a Igreja deveria ser administrada pelo monarca, e não o contrário.

Quais são as principais ideias de Hobbes?

Foi preceptor de filhos de nobres ingleses e sempre manteve uma relação próxima da monarquia inglesa. Acredita que o ser humano, em seu estado de natureza, é essencialmente mau. Defendia a monarquia e o Estado forte como fundamentais para estabelecer a ordem social e o convívio tranquilo.

Qual foi a principal ideia de Thomas Hobbes?

Sua principal obra foi Leviatã, publicada em 1651. Thomas Hobbes nasceu na cidade de Westport (Inglaterra) em 5 de abril de 1588.

Qual é a ideia defendida por Thomas Hobbes?

Grande defensor do absolutismo, Hobbes defende essa forma de governo utilizando argumentos lógicos e estritamente racionais (excluindo quaisquer preceitos ou argumentos religiosos). Sua teoria baseia-se na ideia de que é necessário um Estado Soberano para controlar a todos e manter a paz civil.

Quais as principais ideias de Hobbes é Locke?

Desse modo, o objetivo da criação do Estado para Hobbes é preservar a vida, é deixar de viver sob o constante medo, para Locke é preservar a propriedade que já existe desde o estado de natureza, e para Rousseau é preservara liberdade civil.

RESUMO DE FILOSOFIA: THOMAS HOBBES | Prof. Leandro Vieira

40 questões relacionadas encontradas

Qual foi a principal ideia de Locke?

John Locke propôs que o homem modifica a natureza por meio de seu trabalho, fazendo com que o resultado de seu esforço se torne sua propriedade. Embora tudo o mais seja comum a todos, o trabalho transforma o que é coletivo em propriedade particular.

Qual o principal pensamento de Thomas Hobbes em relação ao Estado?

Na visão de Hobbes, o estado surge como uma instituição que assegura uma dada restrição à liberdade que cada indivíduo impõe a si mesmo, dentro de uma coletividade, como maneira de cessar o estado de guerra de todos contra todos.

O que é a liberdade para Hobbes?

Para Hobbes, do ponto de vista do direito civil e político, cabe somente ao soberano decidir e julgar. Assim, a liberdade é caracterizada como qualidade que se atribui à ação, e não à vontade, e que reside apenas naquelas coisas que, ao regular suas ações, o soberano permitiu (Hobbes, 1843, Leviathan, cap.

O que Thomas Hobbes fez no iluminismo?

O escritor inglês Thomas Hobbes foi um dos pensadores iluministas a basear seu argumento numa visão articulada do estado de natureza. A visão de Hobbes era que os seres humanos precisavam ser governados já que o estado de natureza era terrível, um mundo de "cada um por si".

Como Hobbes pensa a natureza humana?

No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado.

Qual é a religião de Thomas Hobbes?

Repare-se que Hobbes, como bom agnóstico, não nega em nenhuma passagem do Leviatã a existência de um poder espiritual. Seu esforço é no sentido de suprimir a usurpação da jurisdição secular por parte de autoridades eclesiásticas.

Quem é o pai do Iluminismo?

John Locke – por muitos, ele é considerado como o pai do movimento iluminista. A obra mais conhecida do autor foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, escrito por ele em 1689.

Como seria a vida sem o Estado para Hobbes?

O Estado hobbesiano é soberano. Depois de constituído, de formalizado, tem poderes ilimitados de organizar a sociedade como melhor lhe aprouver. Sem Estado não há civilização, não há cidadania, não há paz.

Qual a teoria de origem da sociedade defendida por Hobbes?

O pensamento hobbesiano, divide-se em três fases: Estado de natureza, de guerra e de segurança. Hobbes idealizou a humanidade semelhante a animais selvagens incapazes de desenvolver uma vida em sociedade, pois, segundo seu pensamento, todos eram iguais e essa igualdade era ponto de partida para um estado de guerra.

Qual a consequência da teoria política de Thomas Hobbes?

A consequência produzida por um pensamento dessa natureza é a construção de um modelo teórico caracterizado pela ausência de princípios democráticos, pautado na obediência, avesso à participação pública e à opinião.

O que é o Leviatã de Hobbes?

Em “Leviatã” afirma-se que o homem é naturalmente egoísta e que, para entrar no estado de sociedade, ele deve renunciar seu estado de natureza primário. Hobbes, vê a partir desse raciocínio, a necessidade de que os soberanos sejam filósofos.

Qual foi a ideia de Rousseau?

Rousseau é filósofo iluminista precursor do romantismo no Séc. XIX, e apesar de ser iluminista, era um crítico ao movimento. Sendo característico do iluminismo, pensava que a sociedade havia pervertido o homem natural que vivia harmoniosamente com a natureza, livre de egoísmo, cobiça, possessividade e ciúme.

O que Locke acreditava?

Acreditava em usar a razão para obter a verdade e determinar a legitimidade das instituições sociais. Quando Locke escreveu os "Dois Tratados sobre o Governo", a sua principal obra de filosofia política, tinha como objetivo contestar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo real.

Qual foi a ideia de Montesquieu?

Ele era completamente contra o poder despótico (o poder absoluto concentrado nas mãos de um tirano). Seu modelo defendia o respeito à liberdade e à vida, além dos direitos políticos dos cidadãos. Havia, para Montesquieu, três formas de governo centrais, sendo duas legítimas e uma ilegítima.

Qual a diferença entre o pensamento de Hobbes e de Locke?

Segundo Locke, o homem é naturalmente bom, suas experiências, sua sociedade vão moldá-lo para o bem ou mal. Já para Hobbes, o homem é naturalmente mau, e isso gerará o caos (guerra, violência), o contrato social seria uma forma de obter a tranquilidade, paz em troca da liberdade.

O que é a sociedade civil para Hobbes?

De acordo com Hobbes, a sociedade civil é a "ordem" que resulta do controle do Estado sobre os súditos pelo poder de um contrato (HOBBES, 1967. Leviathan.

O que John Locke apoiava?

O inglês fundou o empirismo, teoria que defende a experiência como única forma de conhecimento do mundo, e foi um dos principais filósofos contratualistas - que explicam que o surgimento do Estado ocorre a partir de acordos ou contratos sociais.

O que era Deus para os iluministas?

Para o Iluminismo, Deus está na natureza e no homem, podendo ser descoberto pela razão. Assim sendo, a Igreja não exerceria o papel fundamental para a salvação da alma.

O que Isaac Newton fez no Iluminismo?

O quarto precursor do pensamento iluminista foi Isaac Newton (1642-1727), também de origem inglesa. Para esse pensador iluminista, os fenômenos naturais são regidos por leis naturais. Ele criou a 'lei da gravidade' e é considerado o pai da Física Moderna.

Artigo anterior
O que é cromo suplemento?
Artigo seguinte
O que quer dizer trade?