Quais as principais funções morfológicas da palavra se?

Perguntado por: Cláudia Benedita Mendes Lima  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (18 avaliações)

PRONOME REFLEXIVO (função morfológica):
Indica que a ação praticada pelo sujeito recai sobre o próprio sujeito (voz reflexiva). É substituível por a si mesmo, a si próprio.

Quais são as funções do SE?

Funções do pronome “se” A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

Qual a função da conjunção se?

a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa. b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Ex: Deixe um recado se você não me encontrar.

Como classificar o pronome se?

Frente a tais elucidações, vale mencionar que o “se”, dessa vez, classifica-se como pronome apassivador, posto que acompanha verbos transitivos diretos (no caso em questão, o verbo alugar) e transitivos diretos e indiretos na formação da voz passiva sintética.

Qual é a conjunção de se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Uso da palavra SE [Prof Noslen]

40 questões relacionadas encontradas

O que substitui a conjunção se?

Conjunção condicional: 1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de. Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que.

Qual é o sentido da palavra se?

Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.

Como usar o si?

"Se não ocorrer engarrafamento, irei a Brasília hoje." "Após a sessão, os deputados abraçaram-se." Já o termo "si" é um dos pronomes oblíquos átonos. A regra para tais palavras é - sempre precedidos por preposição.

Como classificar a partícula se?

A partícula se pode aparecer na frase como: • Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética (ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa. Vendem-se casas.

Onde colocar o pronome se?

Na teoria, todos nós sabemos quais são os pronomes pessoais -- me, te, se, nos, vos, lhe(s), o(s), a(s) e quando usá-los. Eles podem ser usados, na língua padrão, antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise) e no meio do verbo (mesóclise).

Que classificação?

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Qual a função sintática da partícula se?

Partícula expletiva

O se não apresenta nenhuma função sintática, sendo desnecessário para compreender a oração. Ocorre na presença de verbos intransitivos ou que deem noção de movimento ou atitudes do homem em relação ao próprio corpo.

Faz-se ou se faz?

Professor Victor M.

Ou seja, "fazem-se". O mesmo serve para a tão comum frase: Alugam-se casas. Ou seja, casas são alugadas.

Como usar o pronome se em espanhol?

“Se” como pronome reflexivo

Quando falamos sobre ele ou ela, o pronome usado neste caso é “se”. Em outras palavras, podemos dizer: “él se da una ducha” (ele toma uma ducha) ou “ella se mira en el espejo” (ela se olha no espelho). Também usamos este “se” com um objeto direto.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

E se cuide ou se cuida?

Expressão geralmente usada para se despedir e que significa "cuide de si mesmo". Exemplo de uso da palavra Se cuida: - Até mais, André! Se cuida!

O que significa a palavra se?

Significado de Sê

substantivo masculino [Popular] Contração de senhor; forma reduzida de senhor: vai lá e chama o sê Zé. Etimologia (origem da palavra sê). Contração de senhor, do latim seniorem.

Que se refere ou que Refere-se?

Na frase: “Ele relata que a palavra coração, em sua poesia, também se refere à sua namorada“, o correto é “se refere” ou “refere-se”? ... O vocábulo também é um advérbio, por isso, na frase apresentada, o adequado é o uso da próclise: – “Ele relata que a palavra coração, em sua poesia, também se refere à sua namorada.”

Pode Substituir-se por caso?

A banca Cespe/UnB fica com a visão tradicional, a saber: “Caso” não pode substituir “Se” seguido de verbo no futuro do subjuntivo. A forma verbal “apressarmos” deveria estar assim: “apressemos”.

Como substituir se dá?

1 ocorre, calha, acontece, sucede, sobrevém, verifica-se, realiza-se, passa-se, transcorre, desenrola-se, processa-se, intercorre, sobrechega, cumpre-se, segue-se, efetua-se, resulta, existe, torna-se.

Faz-se necessário ou se faz necessário?

Arthur, "que se fazem necessárias". Equivale a "as mudanças que devem ser feitas". Outro exemplo: "Fazem-se necessárias a redução e a reutilização de produtos.". Nesses casos, o "se" ê pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto ou no plural.

Faz-se há?

O que é Far-se-á:

Deve ser feito.

Fizeram-se presentes é correto?

O verbo fazer é aqui utilizado na sua forma pronominal, significando «tornar-se [...], vir a ser» (Infopédia, Priberam). Deste modo, fazer deverá ser encarado, neste contexto, como verbo copulativo1, potencial gerador, portanto, de predicativos de sujeito: «estes fatos se fazem/se tornam/estão presentes».

O que atrai a partícula se?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se''

Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. Nas gramáticas, ainda um tanto presas ao padrão lusitano, a próclise está ligada a determinados tipos de ocorrência sintática, os chamados “fatores de próclise”.

Que como advérbio?

A palavra que será advérbio quando intensificar adjetivos e advérbios. Nesse caso, pode ser substituída por quão ou muito; em geral, é usada em frases exclamativas. – Que linda é essa garota! – Que estranha essa atitude!

Artigo anterior
Qual fundo imobiliário mais seguro?
Artigo seguinte
O que substitui o amaciante de roupa?