Quais as principais funções das citocinas?

Perguntado por: Mateus Lourenço Lopes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (62 avaliações)

Introdução. Citocinas são proteínas que têm a função de sinalização, mediando funções celulares. São produzidas pela imunidade inata e adaptativa de modo breve e autolimitado, que só ocorre em resposta a antígenos. São agentes secretados por um tipo de célula imunológica que estimula um outro tipo de célula.

Quais são as principais funções das citocinas?

As citocinas são proteínas que modulam a função de outras células ou da própria célula que as geraram. São produzidas por diversas células, mas principalmente por linfócitos e macrófagos ativados, sendo importantes para o controle da resposta imune (1-3).

Quais as funções e como são classificadas as citocinas na resposta imune?

Citocinas podem ser classificadas de diversas maneiras: pró-inflamatórias e anti-inflamatórias, de acordo com sua atividade, em qual tipo de resposta imunológica (inata ou adquirida) está envolvida ou atividade celular (interleucinas e quimiocinas) A classificação das citocinas segundo sua atividade, seria: ...

Qual a função das principais citocinas da imunidade inata?

As principais citocinas inflamatórias que atuam na imunidade inata são o TNF-α (fator de necrose tecidual α), a IL-1 (interleucina-1), a IL-12 (interleucina-12), o IFN-α (interferon-α), o IFN-β (interferon-β) e a IL-6. A principal função do TNF-α é de ativação e recrutamento de neutrófilos para a área de inflamação.

Quais são as 4 características das citocinas?

Características funcionais das citocinas

Reconhecimento do vírus. Os RNSs virais induzem a libertação de interferons de tipo I que inibem a replicação viral e proliferação celular; incrementam o potencial lítico das celulas NK; e estimulam a expressão de moléculas MHC I. Deteção de vírus pelas células NK.

Aula: Imunologia - Citocinas (1/3) - Visão Geral | Imunologia #9

31 questões relacionadas encontradas

Quem produz IL-4?

A IL-4 é uma citocina sintetizada por células Th2, entretanto existem dúvidas se esta seria a principal citocina de células Th2, ou se seria IL-5 ou IL-6.

O que são citocinas e como elas agem de forma geral?

As citocinas são um grande grupo de proteínas, peptídeos ou glicoproteínas secretadas por células específicas do sistema imunológico. As citocinas são uma categoria de moléculas sinalizadoras que mediam e regulam a imunidade, a inflamação e a hematopoiese.

Quais citocinas atuam na resposta imune inata de forma específica contra vírus?

Essas interações causam uma resposta imune baseada na produção de citocinas inflamatórias, principalmente TNF α, IL-1(Interleucina 1), IL-6 (Interleucina 6), IL-12 (Interleucina 12), IL 15 (Interleucina 15), IL18 (Interleucina 18) e a quimiocina MIP 1- Proteína Inflamatória de Macrófagos 1 Alfa).

Qual o papel das citocinas no processo inflamatório?

Ou seja, em uma linguagem simples, as citocinas são moléculas que participam da comunicação entre as células e desempenham um papel particularmente importante na regulação do sistema imunológico, acelerando o processo inflamatório para lidar com infecções e também para iniciar o processo de cicatrização.

São citocinas da imunidade adquirida?

As citocinas são as mensageiras do sistema imunológico. Quando um antígeno é detectado, os glóbulos brancos e outras células do sistema imunológico produzem citocinas.

Como as citocinas atuam no sistema imune?

As citocinas agem ligando-se a receptores específicos que estão na superfície da membrana das células-alvo. Esta ligação causa alterações intracelulares através da ativação de vias de transdução que envolvem, na maioria das vezes, fosforilação.

Quais são as principais ações das citocinas e quimiocinas?

As citocinas e quimiocinas são proteínas que se ligam a outras células que possuem receptores específicos para essas proteínas, sendo então uma forma de comunicação entre as células do sistema imune.

Quais são os papéis das citocinas Pró-inflamatórias no processo de reparo celular tecidual?

O principal papel das citocinas TNF e IL-1 no processo inflamatório consiste na ativação endotelial, estimulando a expressão de moléculas de adesão nas células endoteliais, o que resulta em aumento do recrutamento, aderência dos leucócitos e aumento da produção de citocinas adicionais, particularmente quimiocinas.

Qual é o tipo de resposta imune adaptativa contra os vírus?

A imunidade adaptativa contra os antígenos virais ocorre com ativação de células TCD8+ que vão exercer citotoxicidade pelo reconhecimento de antígenos virais via MHC classe I nas células alvo, e conseqüente liberação de granzima e de perfurinas com lise das células infectadas e também dos vírus.

Quais os principais mecanismos das respostas imune inata é adaptativa contra os vírus?

Os principais mecanismos de imunidade inata contra os vírus são a inibição da infecção por interferons do tipo I e a destruição das células infectadas mediada pelas células NK.

Quais as principais células que atuam no combate è infecção viral?

Dentro dos leucócitos há células como os linfócitos, neutrófilos e macrófagos, que atuam no bloqueio e eliminação de vírus e bactérias. Dentre eles, os linfócitos são os principais produtores de anticorpos, que são formados por substâncias chamadas de imunoglobulinas.

Quais são os tipos de citocinas?

Podem ser divididas no grupos: interleucinas (IL), fatores estimuladores de colônias (CSF), fator de necrose tumoral (TNF), interferons (IFN) e fatores de crescimento (TGF). No entanto sua classificação pode estar relacionada com sua forma estrutural ou seu papel biológico/função.

Quem produz interferon?

O interferon é uma molécula primariamente produzida por determinadas células do sistema imunológico, chamadas de células mononucleares, e que exerce seus efeitos moduladores da resposta imunológica estimulando a proliferação e a toxicidade anticelular de outras células do sistema imune, entre as quais os macrófagos e ...

Quem produz TNF alfa?

O TNF Alfa é um dos tipos existentes de citocina. Ele é secretado por macrófagos, linfócitos e monócitos e seus receptores podem desencadear o gatilho para a apoptose, que é a morte programada das células.

Quem produz interferon gama?

Interferons gama (IFNs-γ), produzidos durante os estágios inicial e tardio da resposta imune, respectivamente por células natural killer (NK) e células T ativadas regula vários aspectos da resposta imune e uma das principais moléculas efetoras em células mediadas da autoimunidade.

O que é pro inflamação?

Mediadores químicos da inflamação são compostos derivados do hospedeiro que são secretados por células ativadas e servem para ativar ou aumentar aspectos específicos da inflamação. Estes compostos são ditos pró-inflamatórios, significando que eles promovem ou retroalimentam o processo de inflamação.

Quais são os processos de reparo tecidual?

Pode ser de dois tipos: Regeneração: quando os tecidos são capazes de restituir os componentes lesados e retornar ao seu estado normal. Cicatrização: quando os tecidos lesados não são capazes de se reconstruírem por completo, na qual há deposição de tecido fibroso.

São fatores intestinais que estimulam o estado Pró-inflamatório?

A síntese de leptina é estimulada por infecção e por citocinas pro- inflamatórias como, por exemplo, o TNF-α e a IL-6. O aumento nas concentrações de leptina como resultado do aumento dessas citoci- nas pode contribuir para a anorexia e redução de massa corporal que acompanham as condições inflamatórias(88).

Qual a função do TNF?

As funções biológicas do TNF-? englobam a proliferação e a diferenciação celulares, tumorigénese, morte celular apoptótica ou necrótica (incluindo certas linhas de células tumorais), atividades imunorreguladoras, metabolismo lipídico, coagulação e função endotelial.

Como as citocinas são ativadas?

As citocinas são polipeptídeos ou glicoproteínas extracelulares, hidrossolúveis, variando entre 8 e 30 kDa. São produzidas por diversos tipos de células no local da lesão e por células do sistema imunológico através da ativação de proteinoquinases ativadas por mitógenos.

Artigo anterior
O que significa Cid M50 3?
Artigo seguinte
Como se tornar um cidadão norueguês?