Quais as principais formas de transmissão de Fitovírus?
Perguntado por: Martim Mateus Gomes Henriques Soares | Última atualização: 4. April 2022Pontuação: 5/5 (8 avaliações)
A transmissão dos vírus para as plantas podem ocorrer naturalmente ou artificialmente por meio dos homens de diversas formas. A transmissão natural poderá advir via sementes, pólen, material propagativo e vetores (fungos, ácaros, nematoides e insetos).
Como ocorre a transmissão das viroses?
As respiratórias são transmitidas por gotículas da boca ou do nariz da pessoa infectada para a pessoa saudável. As gastrointestinais também têm essa forma de transmissão além da transmissão fecal-oral. Nos dois casos podem ser transmitidas através de objetos ou alimentos contaminados.
Quais os principais agentes de transmissão dos vírus em plantas?
Normalmente os vírus de plantas são disseminados na natureza por diferentes organismos vetores, sendo que os insetos formam o mais importante grupo. Ácaros, nematoides, fungos (ex. zoóspo- ros de Olpidium brassicae) e protozoários do solo (ex. plasmodioforomiceto Polymyxa graminis) também podem dispersá-los.
Quais as maneiras de disseminação de Fitovirus?
A disseminação do patógeno pode ocorrer por meio de material propagativo infectado (estacas, mudas), tesoura de poda e água do solo. A colonização dos tecidos da planta se dá a partir de ferimentos causados pela poda, desbrota e outros tratos culturais.
Quais são as três principais vias que os patógenos penetram em seus hospedeiros?
- Vias de penetração.
- aberturas naturais &
- ferimentos.
Ciclo de Palestras Virtuais: 06/07 - Modos de transmissão de vírus de plantas
Quais são as vias de penetração de bactérias?
Resumo: Penetração através de aberturas naturais; Estômatos ou estomas; Hidatódios; Nectários ou glândula nectarífera; Lenticelas; Penetração através de injúrias e feridas; Tricomas quebrados; Emergência de raízes laterais; Feridas; Estabelecimento de bactérias no interior da planta; Bactérias fitoptogênicas; Bactérias ...
Quais são as fases da relação patógeno-hospedeiro?
O ciclo das relações patógeno-hospedeiro
Esses eventos podem ser agrupados em cinco processos básicos, que são em ordem cronológica de acontecimento: sobrevivência, disseminação, infecção, colonização e reprodução.
Quais as principais vias de disseminação de doença de plantas?
A disseminação do patógeno pode ocorrer por meio de material propagativo infectado (estacas, mudas), tesoura de poda e água do solo. A colonização dos tecidos da planta se dá a partir de ferimentos causados pela poda, desbrota e outros tratos culturais.
Como ocorre o processo de disseminação de patógenos do solo?
A disseminação ocorre através de implementos agrícolas, águas de irrigação, vento, animais, além de sementes contaminadas (BIANCHINI et al., 1997).
Quais são os agentes de disseminação de doenças causadas por vírus e como se dá essa infecção do vírus na planta?
Na natureza a disseminação do vírus de plantas ocorre de forma muito especializada. A maioiria é transmitida por insetos vetores: pulgões, moscas-brancas, cigarrinhas e tripes. Os danos causados podem ser inexpressivos ou levar à perda total da produção.
Qual o principal vetor natural de transmissão de vírus de uma planta infectada para uma planta sadia?
Normalmente os vírus de plantas são disseminados na natureza por diferentes organismos vetores, sendo que os insetos formam o mais importante grupo.
Como os vírus e as bactérias contaminam as plantas?
As bactérias são facilmente disseminadas pelo ar e pela água e também por máquinas, insetos e animais. Normalmente, penetram nas plantas através de ferimentos e de aberturas naturais. O controle de bacterioses do tomateiro é normalmente muito difícil. Praticamente se restringe ao uso de medidas preventivas.
Qual o período de contágio de uma virose?
Em média de 3 a 5 dias. Se passar disso, pode ser alguma contaminação ou complicação com bactéria, que prolonga o quadro por mais ou menos cinco dias. Se passar disso, o quadro merece avaliação clínica. Hidratar abundantemente, tomar remédios, fazer alimentação adequada e repousar.
Qual a causa da virose?
Todas as infecções provocadas por vírus podem ser chamadas de viroses, como gripe (causada pelo influenza), HIV, HPV, herpes, dengue, zika e chikungunya. Esses agentes infecciosos podem ser transmitidos por gotículas lançadas ao ar, pela saliva, pelas fezes, pelo contato com fluido sexual e por picadas de insetos.
Como pega virose de vômito e diarreia?
Na maioria dos casos, a transmissão é feita pelo contato próximo, principalmente por mãos contaminadas pelo vírus. Fezes e vômitos dos pacientes contaminados possuem elevadas cargas de vírus.
Como ocorre a forma de disseminação das bactérias Fitopatogênicas?
Bactérias fitopatogênicas são responsáveis por importantes doenças de cultivos econômicos e podem se disseminar ativamente, pela movimentação de células flageladas em curtas distâncias, ou passivamente. A disseminação passiva pode ser direta ou indireta.
Como os patógenos atacam a planta?
Como os patógenos atacam as plantas. Graças ao processo evolutivo, os patógenos conseguem utilizar as substâncias produzidas no interior das células vegetais das plantas para sobreviver. ... Para isso, os patógenos empregam uma ampla gama de substâncias como enzimas, toxinas, hormônios, polissacarídeos e moléculas efetoras ...
Como o patógeno pode sobreviver no campo?
Os fitopatógenos podem sobreviver em sementes, resíduos culturas e solo. Quando nos resíduos culturais, estes agem como ponte par a sobrevivência dos patógenos e infecção de novas plantas. Contudo, alguns patógenos sobrevivem apenas em tecidos vegetais vivos denominados de organismos biotróficos.
Como são classificadas as doenças de plantas?
McNew (1960) CONCEITOS Grupo I - Doenças que destroem os órgãos de armazenamento. Grupo II - Doenças que causam danos em plântulas. Grupo III - Doenças que danificam as raízes. Grupo IV - Doenças que atacam o sistema vascular.
Quais as principais vias de entrada e saída dos agentes infecciosos?
1) São agentes infecciosos: bactérias, vírus, leveduras e fungos. 2) As vias de eliminação ou portas de saída de infecção no organismo são: pele, membranas, secreções, fezes, urina, sangue e o aparelho reprodutor. 3) A porta de entrada pode ser uma solução de continuidade na pele, trato urinário, membranas e mucosas.
Quais as fases do ciclo da relação patógeno nematoide hospedeiro?
1- Associação constante patógeno hospedeiro. 2- Isolamento do patógeno. 3. Inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas.
O que é a relação patógeno-hospedeiro?
A interação patógeno-hospedeiro é descrita como a maneira em que os microorganismos ou vírus sustentam-se dentro de seus hospedeiros, em um nível molecular, celular, organismal e/ou populacional.
Como o patógeno coloniza o hospedeiro?
A colonização é a etapa em que o patógeno consegue avançar no tecido vegetal e tornam-se visíveis os sintomas. ... A disseminação diz respeito a como os esporos são dispersos no ambiente e a sobrevivência refere-se ao que ocorre com o patógeno em condições climáticas adversas ou falta do hospedeiro.
O que fazer para não pegar virose de outra pessoa?
- Lavar as mãos. É recomendado lavar as mãos sempre antes de comer, antes e depois de ir ao banheiro, e sempre que espirrar ou tossir, porque assim o risco de ter vírus nas mãos é menor. ...
- Ficar distante do doente. ...
- Não partilhar toalhas, talheres e copos. ...
- Tomar as vacinas necessárias.
Como saber se peguei virose?
Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e não necessariamente alguém com virose apresentará todos eles.
O que é método indutivo é dedutivo exemplos?
Quem emagreceu com balão intragástrico?