Quais as principais forças que atuam na circulação atmosférica e como atuam?

Perguntado por: Kevin Sérgio Cruz de Domingues  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (15 avaliações)

Existem duas forças que atuam numa parcela de ar: a força inicial e a força secundária. ... As principais forças primárias são gravidade, flutuação térmica e gradiente de pressão atmosférica. A gravidade influência inicialmente no deslocamento vertical do ar, que posteriormente interfere também no deslocamento horizontal.

Quais são as forças que atuam na atmosfera?

As forças atuando sobre parcelas de ar são: 1) a força do gradiente de pressão; 2) a força de Coriolis; 3) a força centrífuga; 4) a força de atrito e 5) a força da gravidade.

Como funciona a circulação atmosférica?

Entende-se por Circulação Atmosférica a movimentação das massas de ar. Essa movimentação ocorre na Troposfera, a camada da atmosfera mais próxima da Terra. ... O ar frio é mais pesado e, por isso, tende a descer e provocar uma pressão maior, enquanto o ar quente tende a subir e diminuir a pressão da atmosfera.

Quais são os principais tipos de células de circulação atmosférica?

A circulação da atmosfera é dividida em 3 células:
  • Célula Tropical: também chamada de Célula de Hadley. ...
  • Célula de Ferrel: também chamada de Célula das Latitudes Médias. ...
  • Célula Polar: o ar que vem da Célula de Hadley e da Célula de Ferrel ao chegar nos polos, devido à baixa temperatura, exerce alta pressão.

Como ocorre a influência da circulação atmosférica no clima?

A circulação atmosférica é responsável pela dinâmica de circulação dos ventos, pela alteração das pressões atmosféricas, pela distribuição do calor e, consequentemente, interferem diretamente no clima da Terra.

Circulação atmosférica | Efeito Coriolis | Ventos Alísios | Célula de Hadley

17 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a influência da circulação oceânica no clima?

A maior parte da radiação solar absorvida pelos oceanos é liberada para a atmosfera em forma de vapor d'água, que se transforma em umidade. ... Essa umidade, por sua vez, transforma-se em nuvens que se precipitam, dando origem às chuvas.

Qual é a diferença entre clima e tempo atmosférico?

Tempo e clima são conceitos distintos. Tempo refere-se a um estado momentâneo das condições atmosféricas. Já clima é duradouro, tratando-se de uma sucessão habitual de tempos. ... Tempo e clima são elementos que se complementam na descrição do ambiente atmosférico.

O que é a circulação geral da atmosfera?

A circulação atmosférica global opera graças às diferenças de pressão e temperatura, bem como se organiza em células de deslocamento de ar. A Circulação Atmosférica é o processo de movimentação do ar ou das massas de ar, ocasionado pelas diferenças de pressão e temperatura existentes na atmosfera terrestre.

O que é um sistema atmosférico?

O sistema atmosférico é composto pelas massas de ar e pelas frentes. Os sistemas atmosféricos são componentes da atmosfera. ... A circulação e o deslocamento das massas de ar são derivados das variadas pressões atmosféricas existentes no mundo, são elas: alta pressão (anticiclonais) e baixa pressão (ciclonais).

Quais os principais elementos atmosféricos que causam a circulação dos ventos?

São eles: pressão atmosférica, temperatura, radiação solar e umidade.

Como funciona a circulação atmosférica próximo à Linha do Equador?

Ao passo que o ar quente proveniente da linha do Equador sobe em direção aos polos e se esfria, a camada de ar frio dos polos desce em direção ao Equador e se aquece, formando um ciclo. Essa diferença térmica e de pressão ocasiona a movimentação das massas de ar, que caracteriza a circulação geral da atmosfera.

O que é escoamento atmosférico?

O escoamento atmosférico turbulento consiste de vórtices de diferentes tamanhos, que são sobrepostos uns aos outros. O espectro da turbulência é definido pela intensidade relativa desses vórtices de diferentes escalas. O limite superior do tamanho dos maiores vórtices é definido pelas dimensões do escoamento médio.

Quais são as medidas da circulação da Terra no Equador?

A Terra tem um raio de 6.378,14km no Equador. Para sabermos o valor da circunferência da Terra no Equador basta multiplicarmos o raio por 2 x pi. Agora, se fizermos isso passando pelos polos, o valor será um pouco menor porque a Terra não é uma esfera certinha.

Quais as forças que atuam e produzem mudanças em nosso planeta?

Também conhecidas como interações fundamentais, a gravidade, o eletromagnetismo e as forças fraca e forte podem explicar (quase) todos os fenômenos físicos.

Quais as forças responsáveis pelas mudanças na superfície da Terra?

O solo aquecido aquece o ar sobre ele, e o ar que é aquecido sempre sobe, enquanto o ar frio desce. Isso gera as correntes de ar (correntes de convecção) que vão dar origem às frentes frias, tufões, nuvens, etc. A atmosfera divide-se em cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Qual é o nome da força que inicialmente causa o movimento do ar?

O conceito de pressão atmosférica vem da teoria cinética dos gases, e pode ser definida como sendo a força exercida pela colisão das moléculas do ar, em movimentos aleatórios, sobre uma superfície qualquer.

Quais os principais sistemas atmosféricos que causam chuvas no Brasil?

O acúmulo e persistência do ar úmido e quente sobre país geram a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e Zonas de Convergência de Umidade (ZCOU), que são importantes sistemas meteorológicos responsáveis por grande parte da chuva do verão no Sudeste, no Centro-Oeste, numa grande porção da Região Norte e em parte ...

Como ele se forma?

Classificados como horizontais ou verticais (ascendentes ou descendentes), os ventos se formam pelas diferenças de pressão e temperatura entre as camadas do ar. ... Os ventos verticais também se formam quando a camada de ar quente próxima ao solo sobe (por ser mais leve), substituída por outra fria, que desce.

Como é chamado o movimento do ar?

Vento é o ar em movimento sobre a superfície da Terra. Ele move-se em um espectro de vórtices que variam na escala de turbulência visível na fumaça de cigarros até movimentos giratórios de dimensões continentais, como os existentes nos ciclones e anticiclones.

Quais são os elementos que formam o clima?

Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade. Os fatores climáticos são as condições que determinam ou interferem nos elementos climáticos e os climas deles resultantes.

Qual a diferença entre tempo atmosférico e clima Brainly?

Em resumo, devemos usar o termo 'tempo' quando queremos falar sobre o comportamento da atmosfera em um curto período, como agora ou nos próximos dias. Já a palavra 'clima' será usada quando analisarmos a média desse mesmo comportamento atmosférico em um recorte maior de tempo (aqui, o do relógio), seja meses ou anos.

Quais as principais características das correntes oceânicas relacionando sua influência sobre o clima?

As correntes oceânicas interferem e exercem grande influência no clima local de diversas partes do globo terrestre. Tais correntes correspondem às massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares e se mostram como fatores de variação da temperatura do ar e umidade.

Como os oceanos regulam o clima?

O grande volume e a alta capacidade térmica da água fazem do oceano o regulador do sistema climático, reduzindo as diferenças de temperatura e criando um ambiente propício para a vida em quase toda a superfície da Terra.

O que é circulação marítima?

As correntes marítimas são movimentos de grandes massas de água dentro de um oceano ou mar. ... Tal qual a circulação dos ventos, as correntes marítimas têm a característica de influenciar o clima das regiões em que atuam, possuem direções e constâncias bem definidas.

Qual é o diâmetro da linha do Equador?

A Terra têm um diâmetro de 12.756 km (pelo Equador).

Artigo anterior
Qual a importância do músculo masseter?
Artigo seguinte
Qual foi o maior profeta da história bíblica?