Quais as principais doenças que acometem os profissionais da enfermagem?
Perguntado por: Margarida Mia Figueiredo Nogueira Loureiro | Última atualização: 18. April 2022Pontuação: 4.4/5 (39 avaliações)
As doenças acometidas pela equipe de enfermagem decorrentes do trabalho são Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho, Síndrome de Burnout, Depressão, Afecções do Trato Respiratório, Trato Urinário e Dermatoses.
Quais são as doenças que afetam os trabalhadores?
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros.
Quais os principais motivos de adoecimento dos profissionais de enfermagem?
Em relação aos motivos que levaram os profissionais a sofrerem readaptação funcional, captou-se como principal causa as doenças osteomusculares (56,3%), registrando-se em seguida os transtornos mentais (18,8%).
Quais as doenças do trabalho aos profissionais da saúde em exposição aos riscos biológicos e ergonômicos?
As doenças originadas frente à exposição aos riscos ergonômicos identificadas são as dorsalgias, destaca-se a lombalgia, sinovites e tenossinovites. As doenças identificadas com relação a exposição aos riscos psicossociais foram o estresse, ansiedade, depressão e a síndrome de Burnout.
O que é doença na enfermagem?
O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
ENFERMAGEM - DOENÇAS OCUPACIONAL - Faculdade ITOP
O que são as doenças?
O que é Doença:
Em geral, a doença é caracterizada como ausência de saúde, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções físicas e mentais. Pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógenos (internos, do próprio organismo).
O que é ter saúde e o que é doença?
Saúde e doenças são dois termos bastante utilizados no nosso dia a dia, entretanto, são conceitos cuja definição, além de não ser fácil, Um exemplo disso é que, por muito tempo, considerava-se doença como um desconforto, e saúde como bem-estar.
Quais os tipos de exposições de riscos biológicos os profissionais da saúde estão sujeitos?
...
Riscos físicos
- equipamentos que geram calor, frio ou que operam sob pressão;
- radiações;
- campos elétricos;
- umidade, etc.
Quais são os riscos biológicos na área da saúde?
Riscos Biológicos. São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos.
Quais são os principais riscos ergonômicos?
São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.
Quais são as principais causas para adoecimento e diminuição de qualidade de vida para um profissional da saúde?
Sabe-se que a ansiedade, a depressão, o consumo abusivo de substâncias psicoativas e o estresse diário estão entre as causas mais comuns que levam o trabalhador ao adoecimento mental relacionado ao labor.
O que leva um profissional da saúde a adoecer no ambiente de trabalho?
A desvalorização do trabalho, o desemprego, a baixa remuneração e a jornada excessiva de trabalho são alguns dos fatores externo que contribuem para o adoecimento do profissional enfermeiro, sendo estes dois últimos os mais citados por estes profissionais.
Quais as consequências na saúde do trabalhador de enfermagem que podem ser geradas pelas condições de trabalho?
Traz como consequências a diminuição da capacidade para o trabalho, o absenteísmo, a elevação de custos dos afastamentos, o impacto sobre o perfil de morbi-mortalidade dos trabalhadores e as implicações sobre a qualidade da assistência.
Quais as doenças caracterizadas como doenças do trabalho?
A doença ocupacional ou profissional está definida no artigo 20, I da Lei n. 8.213 de 24 de julho de 1991 como a enfermidade produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.
O que é doença do trabalho cite exemplos?
A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).
O que são as chamadas doenças do trabalho?
É aquela que decorre do ambiente ou de condições especiais em que o trabalho é realizado e tem relação direta com ele. Isso quer dizer, que, embora seja adquirida ou se desencadeie em função do exercício do trabalho, da forma como ele ocorre, não se refere especificamente ao cargo ou à profissão.
Quais são os principais agentes biológicos?
Os agentes biológicos incluem vírus, bactérias, fungos e parasitas, e podem causar problemas de saúde, diretamente ou através da exposição a alérgenos ou toxinas conexos.
Qual a classificação dos riscos biológicos?
Quanto aos critérios de classificação de risco dos agentes biológicos destacam-se a infectividade, a patogenicidade e a virulência dos agentes biológicos, bem como a disponibilidade de medidas terapêuticas e profiláticas eficazes, modo de transmissão, estabilidade do agente, origem do material potencialmente patogênico ...
São exemplos de agentes de Risco Biológico?
São considerados agentes biológicos os bacilos, bactérias, fungos, protozoários, parasitas, vírus, entre outros. Os riscos biológicos surgem do contato de certos microrganismos e animais peçonhentos com o homem em seu local de trabalho.
Que tipo de risco ocupacional O profissional de saúde está exposto?
Os trabalhadores da área de saúde estão expostos aos mesmos riscos (químicos, físicos e ergonômicos) a que se sujeitam os demais trabalhadores, acrescidos daqueles representados por agentes biológicos, uma vez que se expõe constantemente ao contato com sangue e outros fluídos orgânicos contaminados por uma variedade ...
Quais são os riscos ocupacionais dos profissionais da área de saúde?
Os trabalhadores da saúde estão submetidos a uma série de riscos: físicos (calor, frio, umidade, radiações ionizantes), químicos (quimioterapia, glutaraldeído, detergentes enzimáticos, cloro), biológicos (bactérias, vírus, fungos, protozoários) e mecânicos e/ou ergonômicos (ligados à natureza biopsicossocial do ...
Qual das equipes que trabalham nas unidades de saúde e mais exposta a riscos biológicos?
A equipe de enfermagem é muito sujeita a exposição por material biológico. Este número elevado de exposições relaciona-se ao fato de os trabalhadores da saúde terem contato direto na assistência aos pacientes e também ao tipo e à freqüência de procedimentos realizados.
O que é ter saúde para você?
Saúde é qualidade de vida, é estar próximo de quem se ama, é poder realizar os sonhos. Saúde é também o estado de completo bem-estar físico, mental e social, seja na vida pessoal ou profissional. Saúde é a ausência de doença, é o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano, é a falta de dor.
Qual a relação entre saúde e doença?
Antigamente, saúde significava apenas a ausência de doença, mas logo se percebeu que não apresentar nenhuma doença física aparente, não significava ter saúde. Gradativamente, esse conceito foi se expandindo e incorporando as dimensões: física, emocional, mental, social e espiritual do ser humano.
O que é o conceito de saúde?
Em 1.947 a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.
Como classificar o sujeito da oração?
Como assistir SBT online ao vivo?