Quais as principais diferenças que existem entre desistência voluntária e o crime tentado?

Perguntado por: Isabela Raquel Lopes de Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (29 avaliações)

Tanto no arrependimento eficaz quanto na desistência voluntária o agente cessa a execução do delito, ou impede a sua consumação, porque não deseja mais a obtenção de seu resultado. Já na tentativa o agente deseja atingir o resultado do crime, que só não é alcançado por circunstâncias alheias à vontade do mesmo.

Qual a diferença entre desistência voluntária e arrependimento eficaz de um exemplo de cada?

Eu teria como exemplo: uma pessoa dá um tiro na outra, guarda a arma e vai embora, isto é uma hipótese de desistência voluntária. Se a pessoa dá um veneno e depois dá um antídoto depois de envenenar, isto seria hipótese de arrependimento eficaz. Nos dois casos o agente responde apenas pelos atos que ele praticou.

Quais são as diferenças entre tentativa artigo 14 II CP e desistência voluntária artigo 15 CP )?

14, inciso II do CP, pois tem uma diferença marcante que é, na tentativa: “quero mais não posso” e na desistência voluntária: “posso mais não quero”, lembrando ainda que na desistência voluntária, e no arrependimento eficaz (tem que se evitar a consumação) o agente somente responderá pelos atos já praticados, e por ...

Qual a diferença entre crime impossível e tentativa?

O que diferencia a tentativa do crime impossível é que, naquela, a consumação é possível, enquanto no crime impossível não há possibilidade de que ocorra a consumação.

Quais são os tipos de tentativa?

Vejamos os tipos de tentativa:
  • Branca/Incruenta: O agente não conseguiu nem mesmo atingir o objeto pretendido. ...
  • Vermelha/Cruenta: O agente conseguiu atingir o objeto, mas não conseguiu consumar o delito. ...
  • Perfeita/Acabada: O agente utilizou todos os meios que estavam ao seu alcance, e mesmo assim não consumou o crime.

Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz - art. 15 do CP

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de crime tentado?

A tentativa conforme a doutrina se divide em tentativa perfeita, imperfeita, cruenta ou incruenta. · Tentativa Perfeita ou também chamada de Crime Falho: acontece quando o agente EXAURE toda a sua potencialidade lesiva e o crime não acontece por circunstâncias alheias a sua vontade.

Quais são os crimes que admitem tentativa?

A tentativa é admissível apenas nos crimes plurissubsistentes, no quais a conduta é fracionada em diversos atos que, somados, provocam a consumação. Por isso, é possível que alguém inicie a execução, mas seja impedido de consumar o crime por circunstâncias alheias à sua vontade.

O que seria um crime impossível?

O Código Penal, em seu artigo 17, descreve a figura do crime impossível, que é a impossibilidade de conclusão do ato ilícito, ou seja, a pessoa utiliza meio ineficaz ou volta-se contra objetos impróprios, o que torna impossível a consumação do crime.

Quando se diz que o crime e tentado?

O relator, ministro Ribeiro Dantas, destacou que, segundo o artigo 14, II, do Código Penal, o crime é considerado tentado quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

Quando ocorre o crime impossível?

Para o reconhecimento do crime impossível é necessário que o meio seja inteiramente ineficaz para a obtenção do resultado. Não exclui a existência da tentativa a utilização de meio relativamente inidôneo, quando há um perigo, ainda que mínimo, para o bem jurídico que o agente pretende atingir.

Qual a diferença entre tentativa e desistência voluntária?

Tanto no arrependimento eficaz quanto na desistência voluntária o agente cessa a execução do delito, ou impede a sua consumação, porque não deseja mais a obtenção de seu resultado. Já na tentativa o agente deseja atingir o resultado do crime, que só não é alcançado por circunstâncias alheias à vontade do mesmo.

O que é a desistência voluntária e arrependimento eficaz?

Em síntese, na desistência voluntária, o processo de execução do crime ainda está em curso; no arrependimento eficaz a execução já foi encerrada.

Quantas e quais são as diferenças entre o arrependimento posterior e o eficaz?

Os efeitos do arrependimento eficaz são iguais ao da desistência, ou seja, o agente responde somente pelos atos já praticados. O arrependimento posterior, está previsto no artigo 16 do Código Penal, e sua compreensão é possível pela simples leitura do texto legal, veja: Art.

O que caracteriza arrependimento eficaz?

Já o arrependimento eficaz, também chamado de arrependimento ativo, ocorre “quando o agente, tendo já ultimado o processo de execução do crime, desenvolve nova atividade impedindo a produção do resultado” (JESUS, 2006, p. 343/344).

Quando se dá o arrependimento eficaz?

O Arrependimento eficaz ocorre quando agente se arrepende depois de encerrados todos os atos executórios, impedindo, assim, o resultado.

Qual a consequência jurídica da desistência voluntária e arrependimento eficaz?

6 Consequência Jurídica

Segundo a doutrina, reconhecendo-se a desistência voluntária ou o arrependimento eficaz, o agente é agraciado com uma saída da conduta criminosa, sendo a ele estendida uma “ponte de ouro”, para que o agente não responda pela tentativa, uma vez que é louvável sua desistência.

O que é tentativa de um crime?

A tentativa (conatus), prevista no art. 14, inciso II do Código Penal, ocorre quando, iniciada uma conduta, o delito não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

O que é forma tentada?

Quanto ao crime na modalidade tentada, esta ocorre quando o fato não é consumado por motivos externos à vontade do agente.

Como se aplica a pena na tentativa?

Como se pode verificar do parágrafo único do artigo 14, a pena de tentativa é punida com a pena correspondente ao crime consumado, sendo a essa pena aplicada a redução de 1 a 2/3.

Qual o significado de crime impossível o que ele acarreta de um exemplo?

Delito impossível por impropriedade absoluta do objeto material - ocorre quando a conduta do agente não é capaz provocar qualquer resultado lesivo à vítima. ... Outro exemplo bastante utilizado neste caso, é a ação destinada a matar um cadáver.

Como se dá o crime impossível e quais são as hipóteses?

Assim, há dois casos de crime impossível: 1º) delito impossível por ineficácia absoluta do meio; 2°) delito impossível por impropriedade absoluta do objeto (JESUS, 2012, p. 393). Dá-se o primeiro quando o meio empregado pelo agente, pela sua própria natureza, é absolutamente incapaz de produzir o evento.

O que o crime impossível exclui?

Solução penal: há crime, o agente responde normalmente pelo delito, mas na sua forma tentada. O crime impossível, em suas duas hipóteses, constitui fato atípico, pois não há afetação concreta do bem jurídico. São causas de exclusão da tipicidade penal.

Qual o único crime que admite tentativa?

Obs4: o STJ entende, de forma contrária à Doutrina, que se admite a tentativa nos crimes com dolo eventual: "admissível a forma tentada do crime cometido com dolo eventual... Inegável que arriscar-se conscientemente a produzir um evento equivale tanto quanto querê-lo" (Quinta Turma RHC 6.797).

Quais são os crimes que não admitem tentativa?

Não se admite a tentativa, em regra, nos delitos culposos, unissubsistentes, omissivos próprios, habituais e nas contravenções penais. Considerando que na tentativa o agente não consegue alcançar o resultado pretendido, não é possível a sua caracterização nos crimes culposos (em que o resultado é involuntário).

É possível tentativa em crime formal?

Os crimes materiais admitem a figura da tentativa; entretanto, a tentativa é incompatível com os delitos formais, em que se dispensa o resultado naturalístico para a consumação do delito. Não há crime quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível sua consumação.

Artigo anterior
Qual é a origem do planejamento estratégico?
Artigo seguinte
Pode fazer lavagem nasal com água filtrada?