Quais as principais diferenças entre poríferos e cnidários *?

Perguntado por: Filipe Cristiano Cruz  |  Última atualização: 1. Juli 2024
Pontuação: 4.3/5 (67 avaliações)

Resposta verificada por especialistas Os poríferos em maioria são marinhos, atuando como filtradores que capturam alimentos. Além disso, é importante ressaltar que a diferença entre os dois é que os cnidários tem seu processo de digestão dentro da cavidade gastrovascular.

Qual a diferença entre cnidários e poríferos?

O estudante deve focar nas características marcantes de cada grupo (por exemplo: poríferos não possuem tecidos, os cnidários são diblásticos e o primeiro grupo a apresentar um sistema nervoso e sistema digestório; nos cnidários há células urticantes relacionadas com a defesa do animal e captura de alimento; nos ...

O que os cnidários têm que os poríferos não tem?

Também não apresentam sistema circulatório. Os cnidários possuem tentáculos que atuam como um mecanismo de defesa. Quando há o contato com esses tentáculos, cnidócitos ou cnidoblastos) lançam o nematocisto para fora.

O que diferencia os poríferos?

Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas. São sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias. Apresentam o corpo repleto de poros, daí o nome poríferos (do latim: porus = poro e ferre = possuidor).

Qual a semelhança entre poríferos e cnidários?

Semelhanças entre os poríferos e cnidários

Já os cnidários, possuem sistema digestivo, isso faz com que a digestão seja tanto intracelular, quanto extracelular, mais evoluídos que os poríferos, os cnidários também possuem estruturas de um sistema nervoso primitivo.

🐍 Zoologia (1/6): Poríferos, Cnidários e Platelmintos - Biologia - ENEM

42 questões relacionadas encontradas

Quais as características mais marcantes dos cnidários e poríferos?

Eles possuem um corpo bem simples, mas um pouco mais complexo do que o corpo dos poríferos. A característica mais marcante dos cnidários é a presença de estruturas chamadas de cnidócitos, que proporcionam defesa ao animal.

Quais são as principais características dos poríferos?

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.

O que os poríferos não possuem?

Os poríferos não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, não apresentam órgãos, sendo considerados os animais mais simples do reino Animalia. São animais filtradores, sésseis quando adultos e podem apresentar estágios larvais móveis.

Qual é a principal característica dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Onde Vivem os poríferos e os cnidários?

Também conhecidos como esponjas, esses animais vivem fixos no substrato, não apresentando, portanto, nenhum tipo de movimentação. Os poríferos podem ser encontrados sozinhos ou formando colônias e vivem, principalmente, em ambiente marinho, porém existem também esponjas de água doce.

O que são os cnidários?

Um cnidócito caracteriza-se por ser uma célula redonda ou ovoide e possuir organelas chamadas de cnidas, que têm formato de cápsula. Os nematocistos são o tipo mais comum de cnidas. São uma cápsula que contém um filamento enrolado, que é disparado quando estimulado quimica ou mecanicamente.

Qual o tipo de reprodução dos poríferos e cnidários?

A reprodução dos cnidários pode ocorrer de forma assexuada, assim como nos poríferos. Nesse processo, conhecido como brotamento, uma estrutura chamada de broto começa a crescer no corpo do cnidário. Em condições favoráveis, o broto permanece se desenvolvendo até se soltar e virar um indivíduo independente.

Quanto à organização dos Espongiarios é correto afirmar que?

Quanto à organização dos espongiários, é correto afirmar que

os amebócitos são células achatadas e bem unidas entre si, que revestem externamente o corpo desses organismos. por sua simplicidade morfológica, os poríferos somente conseguem se reproduzir por brotamento, fragmentação ou gemulação.

Quais são os diferentes tipos de células dos poríferos e quais são suas funções?

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).

Qual o tipo de simetria dos poríferos?

Apresentam simetria radial ou não apresentam qualquer tipo de simetria. O corpo apresenta muitos poros, canais e câmaras onde circula a água.

Por que os cnidários são mais complexos que os poríferos?

Resposta. Os poríferos não possuem sistema digestório, nem excretor, nem respiratório, nem circulatório, nem nervoso. Sua reprodução é assexuada e também são sésseis, ou seja, não se locomovem. Entretanto, os cnidários por outro lado, já possuem sistemas digestório e nervoso, e também podem se locomover.

Qual é a classificação dos cnidários?

O filo Cnidaria pode ser categorizado em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa. Classe Hydrozoa - Os hidrozoários têm a forma de pólipos e medusas, por isso têm várias formas e ciclos de vida diferentes.

O que os cnidários se alimentam?

Os nutrientes são distribuídos por todas as partes do corpo. Os cnidários apenas voltam a se alimentar após terem eliminado os dejetos. Cnidários são carnívoros e se alimentam de partículas suspensas na água, além de pequenos animais aquáticos.

Como é a respiração dos poríferos?

Respiração dos poríferos

A respiração possui um processo similar ao da nutrição: a água que entra pelos poros carrega oxigênio que é, então, absorvido por difusão pelos coanócitos para o processo de respiração celular.

Quais são os exemplos de poríferos?

  • esponja.
  • bob-esponja.
  • porífero.
  • coanócitos.

O que os poríferos se alimentam?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Qual é a característica que não condiz com os poríferos?

A característica abaixo que não condiz com os poríferos é:

respiração e excreção por difusão direta. obtenção de alimentos a partir das partículas trazidas pela água que penetra através dos óstios. hábitat aquático, vivendo presos ao fundo. células organizadas em tecidos bem definidos.

O que é correto afirmar sobre os poríferos?

Questão Sobre os poríferos, é correto afirmar que são animais invertebrados. de corpo mole encontrados nos ambientes marinhos, de água doce e terrestres. diblásticos que possuem duas formas de vida: pólipos e medusas.

Por que os poríferos não possuem tecidos verdadeiros?

Os poríferos são animais que não possuem tecidos verdadeiros porque não passam pelo processo de diferenciação celular durante a embriogênese – característica própria dos seres parazoários.

Artigo anterior
Qual o nome do melão verde?
Artigo seguinte
O que é adicional de risco de vida?