Quais as principais contribuições do behaviorismo de Skinner?

Perguntado por: Luís Pinheiro  |  Última atualização: 27. April 2025
Pontuação: 4.8/5 (12 avaliações)

A principal contribuição de Skinner para o behaviorismo é de que o comportamento é moldado segundo o mundo exterior, mas com possíveis alterações internas e em graus diferentes. O experimento da caixa de Skinner elucida o conceito.

Quais foram as principais contribuições de Skinner para o behaviorismo?

Skinner possibilitam avaliar como o behaviorismo radical, em sua gênese, beneficiou-se das descobertas de outras áreas do conhecimento científico, como a física e a biologia.

Quais as principais contribuições do behaviorismo para a psicologia?

Algumas das mais significativas contribuições do behaviorismo têm sido, e continuam sendo, a concepção relacional do comportamento humano, a visão selecionista da causação do comportamento, a interpretação funcional, não representacional, da linguagem e dos processos lingüísticos e a proposição de que os fenômenos ...

Quais foram as principais contribuições de Skinner para a educação?

Uma das maiores contribuições de Skinner para a Psicologia em geral, e para a Educação, em particular, reside na ênfase com que (aparentemente em vão) procurou mostrar a distância que vai entre postular um elemento ex- plicativo e a explicação propriamente dita.

Quais são os principais conceitos da teoria de Skinner?

Os principais conceitos desenvolvidos por Skinner na composição de sua teoria são: comportamento; reforço; punição; estímulo discriminatório; estímulo aversivo; contingência; e ambiente. Para a teoria behaviorista radical, comportamento é definido como a relação entre organismo e ambiente.

SKINNER (1) – ORIGENS DO BEHAVIORISMO | BEHAVIORISMO (SEGUNDA TEMPORADA)

44 questões relacionadas encontradas

Quais são os três principais pressupostos do behaviorismo radical de Skinner?

Em outras palavras, comportamento é o que as pessoas fazem/pensam/sentem dado o contexto de vida em que elas estão inseridas. Para entender melhor essa proposta de compreender a vida humana, o behaviorismo radical de Skinner traz três conceitos importantes: comportamento, ambiente e estímulo.

O que é o behaviorismo de Skinner?

A proposta do estudo de Skinner é trazer a analise acerca das influências do meio na tentativa de explicar o comportamento humano, ou seja, ele acreditava que os estímulos externos eram decisivos para definir a conduta e o porquê do comportamento das pessoas, é na mesma tentativa que este estudo toma corpo, na ...

O quê Skinner contribuiu na psicologia o que ele acreditava?

O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano.

Quais foram os principais experimentos de Skinner?

O experimento de Burruhs Frederic Skinner (1904-1990) consistia em colocar um rato em uma caixa fechada, com uma alavanca e sem alimento. Depois de fazer uma série de movimentos aleatórios, o animal percebia que, ao apertar a alavanca, caía uma porção de comida na caixa.

Qual o nome da teoria que foi elaborada por Skinner?

Um deles é Burrhus Frederic Skinner, mais conhecido como Skinner. Ele foi um psicólogo norte-americano que ficou conhecido por criar uma vertente filosófica, conhecida como Behaviorismo Radical na década de 40, que tinha por objetivo estudar e entender – principalmente – o comportamento dos seres humanos.

Quais são as principais teorias do behaviorismo?

Os Behavioristas acreditam que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamentos. As figuras influentes do Behaviorismo incluem os psicólogos John B. Watson e B.F. Skinner, que estão associados ao condicionamento clássico e ao condicionamento operante, respectivamente.

Como Skinner explica o processo de aprendizagem?

Para Skinner, a aprendizagem ocorre devido ao reforço. Não é a presença do estímulo ou da resposta que leva à aprendizagem, mas sim a presença das contingências de reforço. O importante é arranjar situações tais que as respostas dadas pelo aprendiz sejam reforçadas e tenham sua probabilidade de ocorrência aumentada.

Qual a importância de Skinner?

Skinner criou o método de ensino programado, ensino que poderia ser praticado sem a intervenção do professor através de livros, apostilas ou máquinas.

Qual é o objeto de estudo de Skinner?

Seu objetivo teórico é a predição e o controle do comportamento" (citada por Skinner, 1989/1995b, p. 165). Foram as aspirações de uma ciência do comportamento voltada para a previsão e o controle que o motivaram a ingressar na Psicologia.

Quem é considerado o Pai do behaviorismo?

John Broadus Watson (Greenville, 9 de janeiro de 1878 — Nova Iorque, 25 de setembro de 1958) foi um psicólogo estadunidense, considerado o fundador do comportamentalismo (ou simplesmente behaviorismo). Foi um aluno médio, durante o seu percurso escolar, até chegar à Universidade de Chicago.

Qual foi o objetivo da Caixa Skinner?

A caixa de Skinner garantia-lhes a fidedignidade dos registros. Além disso, possibilitavam aos professores acompanhar de perto o trabalho dos alunos. Esse acompanhamento criava condições para uma maior exigência do trabalho prático por parte dos estudantes, como foi aprendido na USP, na qual: "[...]

Qual a contribuição do behaviorismo para a sociedade?

O behaviorismo radical, desenvolvido por Skinner, dá ênfase à importância do reforço na formação do comportamento humano. Ou seja, segundo essa teoria, o comportamento é influenciado por consequências positivas ou negativas, que reforçam ou inibem determinadas respostas.

O quê Skinner acreditou quando contribuiu com o comportamento operante?

De acordo com Skinner (2007), o comportamento operante realiza-se sem nenhum estímulo externo observável. Nesse caso, a resposta do organismo é “aparentemente espontânea”, pois ainda que haja um estímulo provocando tal reação, ele não é detectado com a emissão da resposta.

Quando surgiu o behaviorismo de Skinner?

B. F. Skinner (1904-1990) é reconhecido como o principal autor do behaviorismo radical; a própria expressão 'behaviorismo radical', com as marcas que hoje a caracterizam, foi introduzida em um texto deste autor, publicado em 1945.

Porque o behaviorismo de Skinner é chamado de radical?

Quando Skinner propôs o Behaviorismo Radical, ele entendeu que todo comportamento possui uma origem. Além disso, definiu o comportamento como o objeto de estudo da Psicologia, ao invés da mente ou da psique. É nesse sentido, de origem, que o termo “radical” relaciona-se com a nomenclatura desta proposta terapêutica.

Qual é o principal método utilizado por Skinner para analisar e modificar o comportamento?

De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado.

O que é reforço positivo para Skinner?

O reforçamento positivo é geralmente definido como o fortalecimento de uma resposta devido à apresentação de determinado estímulo a ela contingente; já o reforçamento negativo consiste no aumento na frequência de uma resposta por causa da remoção contingente de um estímulo (Skinner, 1953/2007).

Quais questões são tratadas pelo behaviorismo?

Quais questões são tratadas pelo behaviorismo

O behaviorismo trata de diversas questões relacionadas ao comportamento humano. O behaviorismo busca compreender as causas e os processos envolvidos no comportamento humano, utilizando princípios e estratégias baseadas em experimentação e observação.

Qual a opinião de Skinner sobre o uso de punições em sala de aula?

Ainda sobre os efeitos da punição, Skinner (1953/2003) afirma que a redução comportamental observada é meramente transitória, pois, quando a punição é descontinuada, o comportamento volta a ocorrer com a mesma força que ocorria antes de ser punido.

Artigo anterior
O que fazer quando o sinal fica amarelo?
Artigo seguinte
Como se escreve um 13 avós?