Quais as principais contribuições da teoria de Emília Ferreiro para o processo de alfabetização e letramento?

Perguntado por: Joaquim Filipe Monteiro Coelho  |  Última atualização: 2. April 2022
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A alfabetização na perspectiva construtivista, conforme Ferreiro (1995), está fundamentada em dois princípios: a) entender a evolução dos sistemas de idéias construídos pelas crianças sobre a natureza da língua enquanto objeto social; b) confirmar os pressupostos inerentes à teoria de Piaget em relação ao ...

O que diz Emilia Ferreiro sobre alfabetização e letramento?

Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”.

Quais as contribuições da Linguística para o ensino e aprendizagem nos processos de alfabetização e letramento *?

A lingüística pode melhorar uma série de situações educativas relacionadas à alfabetização, “ajudando o professor a entender a realidade lingüística da classe e a 8 Page 9 ensinar ao aluno como a fala, a escrita e a leitura funcionam e quais os usos que têm (CAGLIARI, 1995, p.

Quais as contribuições de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky para as discussões sobre a alfabetização?

Ferreiro e Teberosky ao investigar sobre a lecto-escrita mostraram que e como as crianças constroem diferentes níveis/hipóteses, muito lógicas e curiosas, em relação à escrita antes de estarem alfabetizadas.

O que defende Emilia Ferreiro?

Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.

Pensadores na Educação: Emilia Ferreiro e as práticas de alfabetização

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O que o construtivismo defende?

O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).

Qual a metodologia proposta por Ferreiro em suas pesquisas sobre a Psicogênese da Língua Escrita?

O método analítico insiste no reconhecimento global das palavras ou orações, ou seja, ensinar do mais complexo para o mais simples, se opondo ao que seria “normal” para a construção do conhecimento que acontece gradualmente, como já afirmamos anteriormente.

Quem são Emilia Ferreiro e Ana Teberosky e quais suas contribuições no campo da leitura e da escrita?

Emilia Ferreiro e Ana Teberosky partiram do pressuposto da teoria piagetiana – de que todo conhecimento possui uma origem – e, pelo método clínico de Piaget, observaram 108 crianças e seu funcionamento do sistema de escrita.

O que Ana Teberosky fala sobre alfabetização?

Ana Teberosky - A responsabilidade é de todo o sistema, não apenas do professor. Quando a escola acredita que a alfabetização se dá em etapas e primeiro ensina as letras e os sons e mais tarde induz à compreensão do texto, faz o processo errado.

O que defende Ana Teberosky?

O pensamento pedagógico de Ana Teberosky é centrado no construtivismo, nesse sentido, a sua ênfase é sempre os processos psicológicos sobre a apropriação da lecto-escrita, eixos indispensáveis para se compreender e favorecer as intervenções e acompanhamento do desenvolvimento da criança nesse âmbito.

Quais as contribuições da Linguística para o ensino da língua?

A Lingüística veio mostrar que a língua pode ser analisada objetivamente, sem que se devam impor normas de um falar considerado correto, oposto a outros, vistos como incorretos. Qualquer modalidade de língua é passível de estudos, merece atenção por parte de professores e pesquisadores.

Quais são as contribuições da linguística para a área de Pedagogia?

A formação lingüística traz também uma contribuição muito importante, ao despertar nos alfabetizadores a valorização do código oral como mediação necessária para que seus alfabetizandos adquiram de forma mais fácil e agradável a habilidade de escrever.

O que vem a ser a linguística aplicada e qual a sua contribuição para o ensino da língua materna?

Estamos falando da LA como uma área de produção de conhecimentos que pretende assumir como objeto de estudo privilegiado a linguagem verbal em uso em práticas sociais que se realizam em contextos institucionais demarcados, nas esferas públicas e privadas, em universos discursivos, os mais diversos.

Qual foi a contribuição de Emilia Ferreiro para a alfabetização?

Emilia Ferreiro estudou e trabalhou com Piaget, concentrando o foco nos mecanismos congênitos relacionados à leitura e a escrita, por isso tornou-se uma espécie de referencia para a alfabetização e seu nome passou a estar relacionado ao construtivismo, suas descobertas levaram a conclusão de que as crianças tem um ...

O que Paulo Freire fala sobre a alfabetização?

Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.

O que é o processo de alfabetização e letramento?

A alfabetização é o processo de aprendizagem em que se desenvolve a habilidade de ler e escrever. É uma habilidade de uso individual, possibilitando codificar e decodificar a escrita e os números. Já o letramento, é um processo que envolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.

Quais são as fases do processo de alfabetização?

Ferrero e Teberosky dividem as fases da alfabetização em quatro principais momentos: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.

Qual é a importância da escrita espontânea no processo de alfabetização?

A escrita espontânea ajuda a criança a:

Refletir sobre os conhecimentos adquiridos. Observar as características gráficas das letras do alfabeto. Estabelecer conexões entre os grafemas e fonemas das palavras.

Quais os níveis de leitura estipulados por Ferreiro e Teberosky?

De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.

Quem são Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?

Emilia Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. ... A partir de 1974, Emilia desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças que deu origem às conclusões apresentadas em Psicogênese da Língua Escrita, assinado em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky e publicado em 1979.

Qual a área de atuação das estudiosos Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?

Suas pesquisas na área da psicolinguística apresentaram uma série de contribuições para a elaboração de novos processos e para revolucionar a maneira como educadores desenvolvem o processo de aprendizagem da leitura e da escrita com seus alunos.

Quais são as fases de aquisição da escrita Segundo Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?

Ferreiro e Teberosky definiram em quatro níveis de aprendizagem, são eles: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético até o alcance no nível ortográfico. A partir de uma pesquisa desenvolvida no decorrer de dois anos e de um trabalho experimental com crianças entre quatro e seis anos de idade.

O que é a teoria da Psicogênese da língua escrita?

A psicogênese da língua escrita é baseada nos conceitos piagetianos e tem como base o processo de construção da escrita, focando na criança como protagonista do seu próprio aprendizado. A teoria da psicogênese da língua escrita foi formulada e comprovada por duas psicolinguistas argentinas, Ferreiro e Teberosky.

Qual é o objetivo da Psicogênese da língua escrita?

A principal contribuição da psicogênese é essa – de conseguirmos ler como o sujeito pensa que se estrutura o sistema alfabético – e, dentro dessa leitura, ver as várias interpretações que esses alunos dão; além disso, é preciso que o professor saiba ressignificar a teoria de Ferreiro.

Qual o método de alfabetização mais recomendado?

Método fônico é o mais eficaz para alfabetizar, afirmam cientistas.

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