Quais as principais características dos reatores UASB?

Perguntado por: Salvador Diogo de Pereira  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (42 avaliações)

O Reator UASB é uma tecnologia de tratamento biológico de esgotos baseada na decomposição anaeróbia da matéria orgânica. Consiste em uma coluna de escoamento ascendente, composta de uma zona de digestão, uma zona de sedimentação, e o dispositivo separador de fases gás-sólido-líquido.

O que é um UASB quais as suas principais características comparadas a outros processos?

O reator UASB – Upflow Anaerobic Sludge Blanket – é um reator anaeróbio de fluxo ascendente de alta eficiência. Normalmente, o reator UASB é utilizado em processos primários para a estabilização da matéria orgânica inicial.

Como funciona o UASB?

Os UASB são reatores de manta de lodo no qual o esgoto afluente entra no fundo do reator e em seu movimento ascendente, atravessa uma camada de lodo biológico que se encontra em sua parte inferior, e passa por um separador de fases enquanto escoa em direção à superfície.

Porque o sistema UASB é hoje um dos sistemas de tratamentos de efluentes domésticos mais utilizados no Brasil?

Atualmente, os reatores UASB se tornaram realidade no Brasil e no mundo, devido às várias vantagens apresentadas, como a remoção de cerca de 70% da matéria orgânica e a menor produção de lodo resultante de um processo anaeróbio.

Para que serve o reator UASB?

O Reator UASB é uma tecnologia de tratamento biológico de esgotos baseada na decomposição anaeróbia da matéria orgânica. ... Ainda em escoamento ascendente, e através de passagens definidas pela estrutura dos dispositivos de coleta de gases e de sedimentação, o esgoto alcança a zona de sedimentação.

Aula #81 Digestão anaeróbia, funcionamento interno e parâmetros de projeto de Reatores UASB

27 questões relacionadas encontradas

Qual é o sistema de esgoto mais utilizado no Brasil?

Sistema Separado - o esgoto pluvial fica separado do esgoto doméstico e industrial. É o sistema usado no Brasil.

Como calcular um reator UASB?

  1. Dimensionamento do Reator UASB. Base. 18,5 m. Largura. 18,5 m.
  2. Velocidades Superficiais. Média. 0,5794 m/h. Máxima Diária 0,6748 m/h. Máxima Horária 0,9609 m/h.
  3. Carga Volumétrica. Hidráulica Média. 2,528 m³/m³.dia. Hidráulica Máx. Diária 2,945 m³/m³.dia. Hidráulica Máx. Horária 4,193 m³/m³.dia.

O que acontece dentro dos reatores Rafa?

O Reator UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), é também conhecido como: RAFA (Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente) de alta eficiência. O processo do UASB consiste, essencialmente, de um fluxo ascendente de efluente por meio de um leito de lodo denso e de elevada atividade microbiana.

O que acontece com o lodo produzido no reator anaeróbio?

A decomposição da matéria orgânica é feita por microorganismos presentes num manto de lodo. O esgoto sai da parte de baixo do reator e passa pela camada de lodo que atua como um filtro. A eficiência atinge de 65% a 75% e, por isso, é necessário um tratamento complementar que pode ser feito através da lagoa facultativa.

Como funciona o reator anaeróbio de fluxo ascendente?

O esgoto aflui ao reator e após ser distribuído pelo seu fundo, segue uma trajetória ascendente, desde a sua parte mais baixa, até encontrar a manta de lodo, onde ocorre a mistura, a biodegradação e a digestão anaeróbia do conteúdo orgânico, tendo como subproduto a geração de gases metano, carbônico e sulfídrico.

O quê tratamento de esgoto tem a ver com bactéria?

O tratamento biológico é uma das alternativas mais econômicas e eficientes para a degradação da matéria orgânica de efluentes biodegradáveis. Nesse processo ocorre a ação de agentes biológicos como bactérias, protozoários e algas. Essa degradação pode ocorrer por meio do tratamento biológico aeróbio e anaeróbio.

Como funciona um reator biológico?

O reator biológico, no caso dos lodos ativados, mantém uma biomassa suspensa que é responsável pelo processo de tratamento. Essa biomassa deve ser separada da fração líquida em um decantador secundário. Parte dela retorna para o reator aeróbio e parte vai para o descarte de lodo.

Qual é a diferença de DBO e DQO?

A Demanda Química de Oxigênio (DQO) ou Chemical Oxygen Demand (COD), é a quantidade de oxigênio necessária para decompor quimicamente a matéria orgânica enquanto a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) ou Biochemical Oxygen Demand (BOD) é a quantidade de oxigênio necessária para fazer isso biologicamente por meio de ...

O que é um filtro anaeróbio?

O filtro anaeróbio é um tanque contendo material de enchimento que forma um leito fixo. Na superfície do material de enchimento ocorre a fixação e o desenvolvimento de microorganismos na forma de biofilme ou flocos.

Para que serve o DBO?

A Demanda Bioquímica de Oxigênio, mais conhecida pela sua sigla DBO, representa a quantidade de oxigênio necessária para que a flora microbiana degrade a matéria orgânica presente em determinado ambiente aquático. Essa degradação ocorre por meio de processos oxidativos, sobretudo pela respiração.

Como funciona um reator aeróbio?

Funcionamento. O Reator Aeróbio promove a digestão e minimização da carga orgânica. A biomassa que se forma nos reatores utilizará a matéria orgânica como substrato (alimento) para se desenvolver.

O que ocorre no decantador secundário?

Decantador secundário

Nos decantadores secundários, o sólido restante vai para o fundo e a parte líquida já está sem 90% das impurezas. Esta água não pode ser bebida. Ela é lançada nos rios ou reaproveitada para limpar ruas, praças e regar jardins.

Como funcionam as lagoas anaeróbias?

A lagoa anaeróbia é caracterizada por utilizar uma área pequena, se comparada à lagoa facultativa, e por todo processo de digestão de matéria orgânica ocorrer em ambiente anaeróbio, ou seja, na ausência de oxigênio. Esse estado é alcançado devido ao consumo de oxigênio ter taxa superior ao de produção dentro da lagoa.

Como calcular a carga orgânica do esgoto?

Carga orgânica volumétrica - COV COV = Q x DQO / V 2,29 Kg DQO/m3.

O que é tempo de detenção hidráulica?

Tempo de detenção hidráulico (td): é o tempo médio (geralmente expresso em dias) em que os despejos líquidos permanecem em uma unidade ou sistema.

Qual a importância da projeção populacional para o dimensionamento da ETE?

Neste contexto, conforme explica Benetti (2007), muitos serviços públicos são estratégicos e necessitam de projeção populacional para que não sofram as consequências da falta de planejamento adequado, já que a falta de infraestrutura em algumas áreas pode acarretar problemas em outras.

Como é tratado o esgoto no Brasil?

Apenas 45% do esgoto do país é tratado, apontam os dados mais recentes do governo. Em 2015, na ONU, Brasil se comprometeu a universalizar serviços de saneamento até 2030. Apenas 45% do esgoto gerado no Brasil passa por tratamento. ... Os números indicam que o saneamento tem avançado no país nos últimos anos, mas pouco.

Quais os 3 tipos de sistema de esgoto?

TIPOS DE ESGOTO (Gerados nas cidades) podem ser:
  • Esgoto Doméstico.
  • Esgoto Pluvial.
  • Esgoto Industrial.

Quais os três tipos de esgoto?

Existem três tipos de esgoto: os domésticos, os pluviais e os industriais, para os quais são necessários sistemas específicos para cada tratamento em virtude de cada um deles conter resíduos diferentes.

Artigo anterior
Como usar mister?
Artigo seguinte
Quem usa minoxidil tem que lavar o cabelo todo dia?