Quais as principais características das debêntures?

Perguntado por: Ariana Almeida Lourenço  |  Última atualização: 20. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

As debêntures são títulos representativos de dívida emitidos por empresas com o objetivo de captar recursos para diversas finalidades, como, por exemplo, o financiamento de seus projetos. Os investidores, ao adquirem esses papéis, têm um direito de crédito sobre a companhia e recebem remuneração a partir dos juros.

Quais são as principais características das debêntures?

Modelo mais encontrado nos bancos e corretoras, tem como principal característica o prazo de vencimento longo, entre 2 e 10 anos. Dá ao investidor o direito de receber, em dinheiro, a quantia acrescida de juros acumulados durante o período.

O que é uma debênture quais suas principais características?

As debêntures são emitidas por sociedades anônimas de capital aberto ou fechado e utilizadas para financiar projetos ou reestruturar dívidas da empresa, tendo como vantagens na captação de recursos a diminuição do seu custo médio, o alongamento e a adequação do seu perfil e a diminuição significativa das garantias ...

Como são classificadas as debêntures?

As debêntures são classificadas como investimentos em renda fixa e você consegue encontrar títulos de vários tipos no mercado. Entretanto, é fundamental o conhecimento de cada categoria, assim fica mais fácil escolher aquele que melhor se adequa aos seus objetivos.

Qual o objetivo das debêntures?

Títulos de renda fixa emitidos por empresas não financeiras, as debêntures estão entre os investimentos mais arriscados da renda fixa. São, portanto, rentáveis e com mais segurança do que a renda variável. Funcionam como um divisor de águas entre o perfil conservador e moderado.

Características das Debêntures?

30 questões relacionadas encontradas

Qual a vantagem do debêntures?

Potencial de ganhos superiores a poupança e ao Tesouro Direto; Isenção de imposto de renda para pessoa física; Proteção contra a inflação; Diversificação de risco.

Quais são as vantagens e desvantagens das debêntures?

VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS DEBÊNTURES
  • Isenção do imposto de renda: válido apenas para as debêntures incentivadas.
  • Rentabilidade pode ser atrativa: especialmente quando comparado a outros ativos de renda fixa.
  • Diversificação: uma alternativa para diversificar a carteira de investimentos.

Qual é a definição de debêntures?

As debêntures são títulos de dívida emitidos por sociedades por ações e que conferem aos seus titulares direitos de crédito contra a companhia emissora. Por definição da Lei 6.385/76, são valores mobiliários.

Quais são os riscos das debêntures?

Assim, o investidor recebe o capital acrescido de juros em uma data de vencimento. Qual o risco de debêntures? O risco de debêntures é o de crédito, que consiste em um possível calote da empresa emissora do papel. Ou seja, você deixa de receber o valor devido (capital inicial + juros).

Como funcionam as debêntures?

Debêntures funcionam da seguinte forma: o investidor empresta o seu dinheiro a uma empresa. Em troca, recebe esse montante corrigido no resgate da aplicação, bem como os rendimentos atrelados, de acordo com os termos estipulados no momento da compra.

Como avaliar uma debênture?

Para escolher as melhores debêntures do mercado, é importante considerar fatores como a saúde financeira do emissor, o prazo de vencimento das debêntures e a taxa de remuneração oferecida. Além disso, é recomendável avaliar a classificação de risco da debênture e a liquidez do mercado secundário.

Como saber se uma debênture é boa?

Uma forma de verificar se a companhia possui uma boa reputação é analisar a nota de risco através de agências como Fitch, Moody´s e Standard & Poors (S&P). Diferentemente de outros títulos de renda fixa, as debêntures não têm cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Como se classificam as debêntures segundo suas garantias?

Garantias

Existem, assim, dois tipos de debêntures não asseguradas: quirografárias (concorrem em igualdade de condições com os demais credores quirografários) e subordinadas (preferem acionistas no ativo remanescente).

O que são derivativos financeiros?

Derivativos são instrumentos financeiros cujo valor depende do valor de outro ativo, conhecido como ativo subjacente. Eles são utilizados para ajudar a gerenciar o risco financeiro ou para especular sobre as mudanças no preço do ativo subjacente.

Como funciona o rendimento de um fundo de investimento?

Na prática, um fundo de investimento funciona como uma cesta com diversos produtos financeiros dentro. Dependendo da característica e objetivo desse fundo, esses ativos mudam. Quando você investe em um fundo de investimento, compra um pedaço dele, chamado de cota.

Quem fiscaliza as debêntures?

A Comissão de Valores Mobiliários é administrada por um Presidente e quatro Diretores, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovados pelo Senado Federal, dentre pessoas de ilibada reputação e reconhecida competência em matéria de mercado de capitais.

Quem recolhe o Imposto de Renda em debêntures?

O IR sobre rendimentos de debêntures comuns é pago automaticamente no momento de resgate do capital investido. Assim, a corretora de valores ou instituição financeira responsável por realizar a custódia do título fica encarregada de recolher o imposto e repassar o valor para os cofres públicos.

O que é o prêmio na emissão de debêntures?

Prêmio na emissão de debêntures ou de outros títulos e valores mobiliários é o valor recebido que supera o de resgate desses títulos na data do próprio recebimento ou o valor formalmente atribuído aos valores mobiliários.

É possível resgatar debêntures antes do vencimento?

Esta é uma modalidade de investimento de médio e de longo prazo. Geralmente, o resgate acontece a partir de 3 anos do investimento. O ideal é esperar a data final de vencimento, porque o resgate feito de forma antecipada faz com que o título seja vendido a preço de mercado, o que pode ser melhor ou pior para você.

Qual a diferença entre um CDB e uma debênture?

Um CDB nada mais é do que um empréstimo feito a um banco pelo investidor, com uma promessa de juros sobre o mesmo. A debênture também é um empréstimo, mas para uma empresa não-financeira.

Qual a diferença entre debênture é debênture incentivada?

A grande diferença entre as debêntures de infraestrutura e as incentivadas é a forma como é dado o incentivo ao investimento. No caso das debêntures incentivadas, as pessoas físicas têm isenção de imposto de renda sobre os rendimentos do ativo.

Qual a liquidez das debêntures?

Nas debêntures, a liquidez costuma ser baixa, já que as empresas precisam do dinheiro para financiar seus projetos. Nessas situações, você precisa negociar o título no mercado secundário se quiser se desfazer dele antes do vencimento.

O que é necessário para emitir debêntures?

Emissão de debênture
  1. registro na Comissão de Valores Mobiliários;
  2. arquivamento no registro de comércio e publicação da ata da assembleia ou do conselho de administração que deliberou sobre a emissão;
  3. inscrição da escritura de emissão no registro do comércio;
  4. constituição das garantias, se houver.

Artigo anterior
Quais são os felinos que existe no Brasil?
Artigo seguinte
Como atualizar BIOS com arquivo EXE?