Quais as principais atribuições do porteiro?

Perguntado por: Mafalda Nicole Magalhães Moreira Gaspar  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (7 avaliações)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Fiscalizar, observar e orientar a entrada e saída de pessoas, receber, identificar e encaminhar as pessoas aos destinatários. Abrir e fechar as dependências de prédios. Receber a correspondência e encaminhá-la ao protocolo.

Quais as principais atribuições de um porteiro?

Entenda quais são as verdadeiras funções do porteiro de...
  • Acesso de visitantes. ...
  • Recebimento de cartas e encomendas. ...
  • Guardar o livro de ocorrências. ...
  • Zelar pela ordem. ...
  • Saber como agir em emergências. ...
  • Não confunda porteiro com zelador.

São atribuições e funções de um porteiro exceto?

São funções do porteiro, EXCETO:
  • A. Fiscalizar a entrada e saída de pessoas.
  • B. Colaborar com o cumprimento dos regulamentos.
  • C. Orientar, acompanhar e fiscalizar os trabalhos de reforma das edificações.
  • D. Autorizar, ou não, a entrada de visitas, prestadores de serviços ou funcionários.
  • E.

Qual é a função de uma portaria?

Em todos os casos, portaria é um ato administrativo normativo que visa à correta aplicação da lei, expressando, em minúcia, o mandamento abstrato da lei, com a mesma normatividade da regra legislativa. Porém, trata-se de manifestação tipicamente administrativa.

Qual a força de uma portaria?

As portarias, como os demais atos administrativos inter- nos, não atingem nem obrigam aos particulares, pela manifesta razão de que os cidadãos não estão sujeitos ao poder hierárquico da Administração pública" (Direito administrativo brasileiro.

Atribuições do Porteiro

18 questões relacionadas encontradas

O que o porteiro não pode fazer?

5 coisas que porteiros de condomínio não devem fazer
  • 1.1 Autorizar a entrada de visitantes sem identificação.
  • 1.2 Desconcentrar-se do trabalho.
  • 1.3 Abrir a garagem sem a certeza de quem está no carro.
  • 1.4 Deixar a portaria vazia.
  • 1.5 Conversar sobre a rotina e informações particulares dos moradores.

Quais são os direitos de um porteiro?

Os porteiros têm direito a ter pausa para o almoço e a receber por horas extras trabalhadas, que não podem ultrapassar de duas horas por dia. Caso isso não seja respeitado, o funcionário pode mover uma ação judicial e receber uma indenização do condomínio.

Qual a postura de um porteiro?

Estar sempre bem vestido e asseado. Uma boa aparência física contribui para um ambiente de trabalho harmônico e passa um ar profissionalismo e autoridade; Manter sigilo sobre as informações do local em que trabalha.

Quais os direitos e deveres de um porteiro?

Deveres do Porteiro
  • Conhecer e cumprir as políticas, normas e procedimentos criados pelo empregador;
  • Conhecer e fiscalizar o cumprimento das normas e procedimentos de segurança do estabelecimento;
  • Cumprir o horário de trabalho previsto e realizar as marcações de ponto;

Quantos anos um porteiro se aposenta?

STJ determina que seguranças e vigilantes do INSS têm direito a aposentadoria especial com 25 anos de Contribuição.

Qual o valor do vale alimentação de um porteiro?

Vale Alimentação/refeição:

a) R$ 320,00(trezentos e vinte reais), nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, e a partir de março de 2021, o valor será de R$330,00(trezentos e trinta reais), para os empregados de condomínios, residenciais e não residenciais.

Quem trabalha de porteiro tem insalubridade?

O porteiro de um centro de saúde deve receber adicional de insalubridade pelo contato com pessoas doentes. Esse é o entendimento da 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que condenou a empregadora de um porteiro de Belo Horizonte ao pagamento do adicional de insalubridade em grau médio (20%).

Como o porteiro deve atender o telefone?

Sua voz, ao atender as pessoas, deve ser segura, atenta e natural. Seja agradável. Fale devagar, claramente, e evite palavras difíceis, que a pessoa possa não entender. O modo correto de falar é resultado de treino e prática.

Porque o agente de portaria deve ser discreto?

Sigilo está diretamente ligado a segurança das informações as quais os porteiro, em decorrência de suas atribuições venha a ter conhecimento. ... Por esse motivo, o porteiro deve guardar certos assuntos, buscando ser discreto em suas ações, e jamais comentar assuntos do serviço com terceiros, nem mesmo familiares.

Qual é a função do porteiro noturno?

A função do porteiro noturno é a mesma do porteiro diurno. Ele continua fazendo o controle de acesso da portaria e da garagem e deve ficar atento às câmeras de segurança ao subir um entregador para garantir que ele entre e saia do prédio.

Quem trabalha de porteiro tem direito a periculosidade?

10 ADICIONAL DE PERICULOSIDADE

Ocorre que o porteiro não se enquadra na função de Guarda ou Vigilante. Entretanto, caso fique comprova que o porteiro trabalhe em condições perigosas, ou seja, em contato com agentes infláveis ou explosivos, o porteiro fará jus ao recebimento do adicional de periculosidade.

Foi aprovado periculosidade para porteiro?

Um projeto de lei que garante adicional de periculosidade para porteiros, vigias e seguranças de condomínios foi aprovado ontem pelo Senado e segue para análise da Câmara dos Deputados.

Quantas horas trabalha por dia o porteiro?

Tudo depende da quantidade de empregados disponíveis para a função e da possibilidade de se pagar. A CLT determina que a jornada de trabalho máxima é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. No entanto, existem exceções, como a possibilidade de compensação e de turnos de revezamento.

Quando uma portaria pode ser revogada?

“Súmula 473: A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revoga-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.”

Qual a diferença entre decreto e portaria?

Decreto serve para regulamentar uma lei (caso de decreto regulamentar do art 84, IV da CF) é privativo do chefe do poder executivo (Presidente da República, Governador e Prefeito). Já a a Portarias são atos administrativos, geralmente internos, expedidos pelos chefes de órgãos.

Qual é a lei da portaria?

Dispõe sobre medidas excepcionais e temporárias para entrada no País, nos termos da Lei n° 13.979, de 2020, e suas alterações. Estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial.

Artigo anterior
O que é o empreendedorismo na educação?
Artigo seguinte
O que causa a inflamação das artérias?