Quais as principais atribuições do porteiro?
Perguntado por: Mafalda Nicole Magalhães Moreira Gaspar | Última atualização: 19. April 2022Pontuação: 4.8/5 (7 avaliações)
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Fiscalizar, observar e orientar a entrada e saída de pessoas, receber, identificar e encaminhar as pessoas aos destinatários. Abrir e fechar as dependências de prédios. Receber a correspondência e encaminhá-la ao protocolo.
Quais as principais atribuições de um porteiro?
- Acesso de visitantes. ...
- Recebimento de cartas e encomendas. ...
- Guardar o livro de ocorrências. ...
- Zelar pela ordem. ...
- Saber como agir em emergências. ...
- Não confunda porteiro com zelador.
São atribuições e funções de um porteiro exceto?
- A. Fiscalizar a entrada e saída de pessoas.
- B. Colaborar com o cumprimento dos regulamentos.
- C. Orientar, acompanhar e fiscalizar os trabalhos de reforma das edificações.
- D. Autorizar, ou não, a entrada de visitas, prestadores de serviços ou funcionários.
- E.
Qual é a função de uma portaria?
Em todos os casos, portaria é um ato administrativo normativo que visa à correta aplicação da lei, expressando, em minúcia, o mandamento abstrato da lei, com a mesma normatividade da regra legislativa. Porém, trata-se de manifestação tipicamente administrativa.
Qual a força de uma portaria?
As portarias, como os demais atos administrativos inter- nos, não atingem nem obrigam aos particulares, pela manifesta razão de que os cidadãos não estão sujeitos ao poder hierárquico da Administração pública" (Direito administrativo brasileiro.
Atribuições do Porteiro
O que o porteiro não pode fazer?
- 1.1 Autorizar a entrada de visitantes sem identificação.
- 1.2 Desconcentrar-se do trabalho.
- 1.3 Abrir a garagem sem a certeza de quem está no carro.
- 1.4 Deixar a portaria vazia.
- 1.5 Conversar sobre a rotina e informações particulares dos moradores.
Quais são os direitos de um porteiro?
Os porteiros têm direito a ter pausa para o almoço e a receber por horas extras trabalhadas, que não podem ultrapassar de duas horas por dia. Caso isso não seja respeitado, o funcionário pode mover uma ação judicial e receber uma indenização do condomínio.
Qual a postura de um porteiro?
Estar sempre bem vestido e asseado. Uma boa aparência física contribui para um ambiente de trabalho harmônico e passa um ar profissionalismo e autoridade; Manter sigilo sobre as informações do local em que trabalha.
Quais os direitos e deveres de um porteiro?
- Conhecer e cumprir as políticas, normas e procedimentos criados pelo empregador;
- Conhecer e fiscalizar o cumprimento das normas e procedimentos de segurança do estabelecimento;
- Cumprir o horário de trabalho previsto e realizar as marcações de ponto;
Quantos anos um porteiro se aposenta?
STJ determina que seguranças e vigilantes do INSS têm direito a aposentadoria especial com 25 anos de Contribuição.
Qual o valor do vale alimentação de um porteiro?
Vale Alimentação/refeição:
a) R$ 320,00(trezentos e vinte reais), nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, e a partir de março de 2021, o valor será de R$330,00(trezentos e trinta reais), para os empregados de condomínios, residenciais e não residenciais.
Quem trabalha de porteiro tem insalubridade?
O porteiro de um centro de saúde deve receber adicional de insalubridade pelo contato com pessoas doentes. Esse é o entendimento da 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que condenou a empregadora de um porteiro de Belo Horizonte ao pagamento do adicional de insalubridade em grau médio (20%).
Como o porteiro deve atender o telefone?
Sua voz, ao atender as pessoas, deve ser segura, atenta e natural. Seja agradável. Fale devagar, claramente, e evite palavras difíceis, que a pessoa possa não entender. O modo correto de falar é resultado de treino e prática.
Porque o agente de portaria deve ser discreto?
Sigilo está diretamente ligado a segurança das informações as quais os porteiro, em decorrência de suas atribuições venha a ter conhecimento. ... Por esse motivo, o porteiro deve guardar certos assuntos, buscando ser discreto em suas ações, e jamais comentar assuntos do serviço com terceiros, nem mesmo familiares.
Qual é a função do porteiro noturno?
A função do porteiro noturno é a mesma do porteiro diurno. Ele continua fazendo o controle de acesso da portaria e da garagem e deve ficar atento às câmeras de segurança ao subir um entregador para garantir que ele entre e saia do prédio.
Quem trabalha de porteiro tem direito a periculosidade?
10 ADICIONAL DE PERICULOSIDADE
Ocorre que o porteiro não se enquadra na função de Guarda ou Vigilante. Entretanto, caso fique comprova que o porteiro trabalhe em condições perigosas, ou seja, em contato com agentes infláveis ou explosivos, o porteiro fará jus ao recebimento do adicional de periculosidade.
Foi aprovado periculosidade para porteiro?
Um projeto de lei que garante adicional de periculosidade para porteiros, vigias e seguranças de condomínios foi aprovado ontem pelo Senado e segue para análise da Câmara dos Deputados.
Quantas horas trabalha por dia o porteiro?
Tudo depende da quantidade de empregados disponíveis para a função e da possibilidade de se pagar. A CLT determina que a jornada de trabalho máxima é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. No entanto, existem exceções, como a possibilidade de compensação e de turnos de revezamento.
Quando uma portaria pode ser revogada?
“Súmula 473: A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revoga-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.”
Qual a diferença entre decreto e portaria?
Decreto serve para regulamentar uma lei (caso de decreto regulamentar do art 84, IV da CF) é privativo do chefe do poder executivo (Presidente da República, Governador e Prefeito). Já a a Portarias são atos administrativos, geralmente internos, expedidos pelos chefes de órgãos.
Qual é a lei da portaria?
Dispõe sobre medidas excepcionais e temporárias para entrada no País, nos termos da Lei n° 13.979, de 2020, e suas alterações. Estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial.
O que é o empreendedorismo na educação?
O que causa a inflamação das artérias?