Quais as indicações da via subcutânea?

Perguntado por: Enzo Rodrigo Ferreira Campos Nunes  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (16 avaliações)

As principais indicações para o uso da infusão subcutânea são: (a) náuseas e vômitos persistentes, (b) disfasia severa, (c) paciente muito fraco para utilizar drogas via oral e (d) má absorção alimentar(14).

Para que é indicado a administração subcutânea?

A injeção subcutânea é quase sempre utilizada para administrar insulina ou, então, para aplicar enoxaparina em casa, sendo uma prática recorrente após cirurgias ou durante o tratamento de problemas que tenham surgido de um coágulo, como AVC ou trombose venosa profunda, por exemplo.

Quais as contraindicações da administração subcutânea?

Não administrar quando a pele ou tecido subjacente estiver muito adiposo; Pacientes com coagulação comprometida como doença vascular oclusiva e má perfusão – retarda a absorção.

Quais medicamentos são administrados por via subcutânea?

A via subcutânea é a administração de medicamento no tecido subcutâneo. É utilizada para administração de insulina, anticoagulantes, algumas vacinas, adrenalina e hormônios.

Quais são as indicações e Contra-indicações da Hipodermóclise?

Quais as contraindicações relativas e absolutas?
  • Recusa do paciente;
  • Anasarca;
  • Trombocitopenia grave;
  • Necessidade de reposição rápida de volume (desidratação grave, choque);
  • Reposição de eletrólitos em distúrbios eletrolíticos graves (nenhuma solução hipertônica deve ser usada por essa via).

Administração de Medicação via Subcutânea | Sua Saúde na Rede

35 questões relacionadas encontradas

Qual a indicação da Hipodermóclise?

Por princípio a hipodermóclise é um método de infusão que necessita poucos recursos materiais. Do ponto de vista técnico, é mais fácil de ser realizada do que a infusão intravenosa. Assim, tem sido indicada para pacientes em cuidados paliativos e idosos que necessitam de hidratação em casas de repouso.

Quais os cuidados de enfermagem na Hipodermóclise?

Participa na orientação para os cuidados específicos. Assegurar a autonomia do paciente; Identificar sinais flogísticos e inflamatórios (edema, calor, dor, rubor) e tomar providências para minimizar os efeitos, assegurando conforto e a integridade do paciente. LEMBRAR SEMPRE!

O que é uma medicação subcutânea?

A injeção subcutânea é aplicada no tecido adiposo, logo abaixo da derme. Ela é utilizada para a administração de medicamentos e vacinas que não causam irritação nos tecidos do corpo e precisam de uma absorção lenta e gradual.

O que são vias subcutânea?

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta. As regiões de injeção subcutânea incluem as regiões superiores externas dos braços, o abdome, a região anterior das coxas e a região superior do dorso.

Quantos ml pode ser aplicado subcutâneo?

Via subcutânea (SC)

Na utilização da via subcutânea a solução é introduzida na hipoderme, ou seja, na camada subcutânea da pele, sendo apropriada para administrar soluções não irritantes que necessitam ser absorvidas lentamente, assegurando uma ação contínua. O volume máximo é de 1,5 ml.

São medicamentos incompatíveis com a via subcutânea?

MEDICAMENTOS INCOMPATÍVEIS COM A VIA SUBCUTÂNEA:
  • Diazepam;
  • Diclofenaco;
  • Eletrólitos não diluídos;
  • Fenitoína.

Quais as indicações e Contra-indicações para o uso de medicação sublingual?

As principais desvantagens da via sublingual são:
  • Interfere com bebidas, alimentos ou fala;
  • Tem uma duração de ação curta;
  • Não pode ser usado quando a pessoa está inconsciente ou não cooperante;
  • Permite apenas a administração de pequenas doses;
  • Difícil de usar com substâncias ativas com sabor desagradável.

Quais as indicações e Contra-indicações para administração de medicamentos intramuscular?

Nunca administre medicações por via intramuscular em locais que possuam inflamação ou esteja edemaciados ou apresentado irritação da pele. Locais que contenham lesões ou verrugas também não devem ser utilizados. São descartados os locais que tiverem sinais ou qualquer tipo de injúria tecidual.

Qual a melhor injeção para emagrecer?

O Saxenda é um remédio injetável utilizado para o emagrecimento de pessoas que sofrem com obesidade ou sobrepeso, pois ajuda a diminuir o apetite e a controlar o peso corporal, podendo causar a redução de até 10% do peso total, quando associado a uma dieta saudável e prática de exercício físico regular.

Qual a diferença entre intramuscular e subcutânea?

Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

Onde é a via subcutânea?

Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são as regiões do deltóide no terço proximal ou na face superior externa do braço, na face anterior da coxa ou na face anterior do antebraço¹.

Qual é a via intradérmica?

É a introdução de medicação diretamente na derme, por meio de punção. de pequenos volumes nas camadas mais externas da pele; • Realização de teste de sensibilização (respostas para alergias) e/ou tuberculose (PPD) e, ainda como via de administração de vacinas (alergias e BCG).

Quais são as vias parental?

A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica. Para todas elas, existem agulhas específicas conforme a profundidade que se deseja alcançar, além da compatibilidade das substâncias nos tecidos biológicos.

Como é feito o procedimento Hipodermóclise?

A técnica é bem simples, consiste na introdução de um cateter em uma área entre a pele e o músculo. Por essa via pode ser infundido soro, alguns anti-inflamatórios, antibióticos, entre outros.

O que é Hipodermóclise e cuidados paliativos?

Hipodermóclise é um acesso realizado no tecido subcutâneo com a finalidade de hidratar e/ou administrar medicamentos, propiciando mais conforto no cuidado paliativo, principalmente no tratamento de idosos. A coordenadora de enfermagem do Saúde & Suporte Home Care, Marcele Araújo, escreveu sobre o assunto.

Quantos ml pode infundir na Hipodermoclise?

A hipodermóclise apresenta limitações nas situações em que se deseja uma velocidade de infusão rápida e reposição com alto volume de fluidos. O volume diário recomendado é de 2.000 ml em 24 horas (1.000 ml por sítio).

Quem pode fazer Hipodermóclise?

Na hipodermóclise, tanto a punção quanto a administração de fluidos prescritos, podem ser realizadas por membros da equipe de enfermagem (Enfermeiro, Técnico e Auxiliar de Enfermagem), desde que o profissional seja treinado, capacitado e suas habilidades constantemente validadas por meio da educação permanente.

Quando é recomendada a sedação intermitente?

De acor- do com a duração é classificada em intermitente, quando o paciente tem alguns períodos de alerta, e contínua, quando inconsciente até o óbito 7. Para ser indicada a sedação con- tínua e profunda, a doença deve ser irreversível e avançada, com morte esperada para horas ou dias 8.

Quem realiza Hipodermóclise?

O uso da via subcutânea e quando indicado a realização da hipodermóclise, pode ser realizada tanto pelo enfermeiro quanto pelo técnico ou auxiliar de enfermagem, seja durante a punção e/ou administração de fluidos e medicamentos prescritos, desde que o profissional esteja habilitado e tenha conhecimento quanto à ...

Artigo anterior
Como malhar do jeito certo com o peso de uma mão?
Artigo seguinte
Qual a vantagem de ter um PS4?