Quais as indicações da sondagem enteral?
Perguntado por: Eduardo Francisco Sá de Abreu | Última atualização: 8. April 2022Pontuação: 4.8/5 (51 avaliações)
- Anorexia prolongada.
- Desnutrição proteico-energética grave. Normalmente abrange deficiência de muitos micronutrientes. ...
- Coma ou sensório deprimido.
- Falência hepática.
- Inabilidade de alimentação oral decorrente de traumas na cabeça ou no pescoço.
- Doenças críticas (p.
Qual a indicação da sonda enteral?
INDICAÇÃO DE NUTRIÇÃO ENTERAL
A nutrição enteral está indicada para pacientes subnutridos ou em risco de subnutrição (Quadro 1), que possuem capacidade absortiva preservada ou parcialmente comprometida, cuja alimentação oral não é capaz de prover a quantidade adequada de nutrientes4,5(A).
Quando é indicado a sondagem nasoenteral?
É muito utilizada em pacientes que estão em internação prolongada ou que não têm tempo determinado para fazer uma alimentação via oral. É empregada tanto na internação hospitalar quanto na internação domiciliar. A introdução de uma sonda nasoenteral é feita somente por um enfermeiro.
Quais as indicações para dieta enteral?
A indicação de nutrição enteral (NE) deve estar associada ao funcionamento do trato gastrointestinal (TGI) + ingestão via oral (IVO) insuficiente + grau de desnutrição/ catabolismo/percentual de perda de peso e presença de disfagia. Em geral, deve ser indicada para indivíduos com IVO <60% da recomendação.
Quais as indicações e Contra-indicações para realizar as sondagens gástrica e enteral?
Contra indicações Absolutas: Esofagite, varizes esofagianas sangrantes, obstruções esofagianas, lesões eso- fagianas, obstrução gástrica e sinusite (posicionamento nasal).
Sonda Nasoenteral e os Cuidados de Enfermagem
Quais as contra indicações da sonda nasogástrica?
- Obstrução nasofaríngea ou esofágica.
- Trauma maxilofacial grave.
- Distúrbios de coagulação não tratados.
Quais as Contra-indicações absoluta para passagem de sonda nasoenteral?
Contra-indicações do uso de Sondas: Íleo adinâmico; obstrução intestinal completa; fístula enterocutânea proximal de grande drenagem; sangramento digestivo superior; alguns casos de síndromes disabsortivas.
São indicações para o uso de dispositivos de nutrição enteral exceto?
Questão 02 (EBSERH/UFJF/2015) A terapia nutricional enteral em adultos é indicada, EXCETO: (A) quando a ingestão oral for inadequada para prover de 2/3 a 3/4 das necessidades diárias nutricionais. (B) para quando o trato digestório estiver total ou parcialmente funcionante.
Quais as indicações da terapia nutricional?
Em geral, as indicações são as seguintes: incapacidade de utilização do trato gastrintestinal, obstrução intestinal completa, peritonite, vômito de difícil controle clínico, diarreia grave, íleo intestinal grave, fístula êntero-cutânea de alto débito, síndrome do intestino curto e/ou má absorção grave.
Qual a finalidade da sonda?
No contexto básico, a sonda é um tubo que penetra nas cavidades do corpo ou em uma incisão feita por cirurgia. Medicamentos, soro e sangue passam por esse tubo de plástico ou borracha, que também pode ser utilizado para exames.
Qual a contraindicação para utilização de suporte nutricional parenteral?
A Nutrição Parenteral periférica é contraindicada quando existe história de alergia a ovos ou a emulsões lipídicas intravenosas, quando existe uma disfunção hepática importante, em situações de hipertrigliceridemia e hiperlipidemia, em caso de infarto agudo do miocárdio, em caso de indicação definitiva para nutrição ...
Quais as vantagens e desvantagens da terapia de nutrição enteral?
A terapia de nutrição enteral tem como benefícios: • Reduzir o estresse metabólico, • Melhorar o balanço nitrogenado e o controle glicêmico, • Aumentar fluxo sanguíneo visceral, a resistência anastomótica e a síntese de proteínas viscerais, • Melhorar a função da barreira da mucosa intestinal e • Fornecer maior ...
Quais as desvantagens da nutrição enteral?
Podem ocorrer complicações gastrointestinais como diarréia, cólicas, distensão abdominal, náusea, vômito, obstipação intestinal, refluxo e outros.
Quais as principais complicações do uso de sondas Nasoenterais?
Entre as complicações gastrointestinais, mais frequentes no uso da NE, estão diarreia, vômitos, náuseas e constipações, que podem estar relacionadas ao excesso de gordura na dieta, infusão rápida ou intolerância a componentes da fórmula.
Quando interromper a passagem da sonda nasoenteral?
As sondas devem ser trocadas sempre que houver algum problema, como rachadura, obstrução ou maus posicionamento e funcionamento. Caso contrário, um paciente pode permanecer com a mesma sonda por até 5 meses, ou mais.
Qual a técnica de passagem de sonda nasoenteral?
...
Para verificar se a sonda está no local:
- Injetar 20 ml de ar na sonda e auscultar com esteto, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos;
- Colocar a ponta da sonda no copo com água – se tiver borbulhamento está na traquéia, deve ser retirada;
Quais as complicações mais frequentes em nutrição enteral?
Entre as complicações gastrointestinais mais frequentes no uso da Nutrição Enteral estão diarreia, vômitos, náuseas e constipação. Ainda pode ocorrer a gastroparesia, uma dificuldade no esvaziamento gástrico, tornando-o mais lento.
Para que serve a sonda nasogástrica?
A sonda nasogástrica é um tubo fino e flexível, que é colocado no hospital desde o nariz até ao estômago, e que permite manter a alimentação e a administração de medicamentos em pessoas que não conseguem engolir ou se alimentar normalmente, devido a algum tipo de cirurgia na região da boca e garganta, ou devido a ...
Como evitar obstrução da sonda nasogástrica?
Para evitar este problema: injetar, com uma seringa, 40 ml de água filtrada, fervida e fria na sonda, antes e após a administração da dieta ou de medicamento, observar os cuidados com a administração de medicamentos; em caso de obstrução, injetar lentamente 20 ml de água filtrada, fervida e morna ou refrigerante tipo ...
Quais são as vantagens da nutrição enteral?
os benefícios da dieta enteral
Minimiza o risco de desnutrição e de problemas de saúde associados. Por consequência, aprimora o tratamento ao qual o paciente está submetido, evita a perda de peso e a fraqueza muscular.
Quais as vantagens e desvantagens do suporte nutricional enteral em detrimento ao parenteral?
Quais as vantagens e desvantagens da nutrição enteral industrializada e não industrializada? Industrializada Vantagem: Prática; Nutricionalmente completas; Seguras de acordo com o controle microbiológico e composição centesimal Desvantagens: Alto custo; Menor individualização do tratamento.
Quais as principais vantagens da nutrição enteral em relação a nutrição parenteral?
Pacientes que receberam nutrição enteral apresentaram menor taxa de complicações pós-operatórias e menor tempo de internação hospitalar, enquanto pacientes que receberam nutrição parenteral apresentaram menor incidência de efeitos adversos da terapia.
Quando não se deve usar a nutrição parenteral por via periférica?
Como as soluções de NPT são concentradas, pode ocorrer trombose das veias periféricas, sendo necessário acesso venoso central. A nutrição parenteral não deve ser utilizada rotineiramente em pacientes com trato gastrintestinal intacto.
Quais as possíveis complicações da nutrição parenteral?
Dentre as complicações metabólicas destacam-se: hiperglicemia, hipoglicemia, desidratação hiperosmolar, disfunção eletrolítica, hiperamonemia, disfunção hepática, dislipidemias, disfunção renal e outras.
Quanto a fratura exposta como deve ser feito o tratamento?
Como as plantas absorvem o gás carbônico?