Quais as ideias de Hegel e Karl Marx sobre o trabalho?

Perguntado por: Vítor Telmo Ribeiro  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (7 avaliações)

Tanto em Marx quanto em Hegel, alienação está ligada ao trabalho. Para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer, é somente por meio de seu trabalho que o homem pode realizar plenamente suas habilidades em produções materiais.

Como Hegel e Marx aborda o tema trabalho?

Marx, em seu escrito de 1844, afirma que Hegel apreende acertadamente a essência do trabalho como exteriorização, transformação objetiva e esforço humano em seus escritos de 18064 e em 1821: A mediação que, para a carência particularizada, prepara e obtém um meio também particularizado é o trabalho.

Qual a diferença entre a interpretação de Hegel e a de Marx a respeito do trabalho?

Hegel reconheceu o sistema de Necessidades e Trabalho como um processo de abstração e medida reais, mas não utilizou o que foi desenvolvido nessa parte de sua Lógica para revelar a dinâmica da sociedade burguesa. Marx sim. A superficialidade do tratamento de valor econômico por Hegel foi criticada por Marx.

Qual era o pensamento de Karl Marx sobre o trabalho?

Conforme o pensamento de Marx, o trabalho sempre se concretizará como condição eterna do gênero humano de satisfazer suas necessidades básicas através da transformação da natureza. ... O trabalho, nesse sentido, não é uma forma de realização humana, mas sim uma forma do indivíduo sobreviver na sociedade.

O que Max Weber pensa sobre o trabalho?

Max Weber e o trabalho como atividade fundamental

Assim se forma o “espírito do capitalismo”, e nele o trabalho árduo e disciplinado aparece como virtude, como caminho para o sucesso profissional e para a salvação espiritual.

Sociologia - O Que é Trabalho? Karl Marx e Hegel - Conceitos Básicos 1/2.

42 questões relacionadas encontradas

O que é a teoria de Hegel?

Hegel desenvolveu o chamado idealismo absoluto, utilizado como base para várias áreas do conhecimento como a política, a psicologia, a arte, a religião e a filosofia. A teoria afirma que quaisquer contradições e dialéticas podem ser resolvidas com a criação de um modelo que pode refletir no indivíduo e no Estado.

O que diz a filosofia de Hegel?

A filosofia hegeliana tem como princípios fundamentais os conceitos de liberdade e razão. Para Hegel, é possível que a liberdade e a razão se realizem. Mas essa possibilidade só é efetiva a partir da perspectiva do pensamento especulativo.

Qual a diferença entre o pensamento de Marx e Hegel?

Para Hegel, o mundo anda por processos dialéticos, ele é determinado graças a razão, a idéia absoluta. Por outro lado Marx, diz que o mundo caminha por processos dialéticos e a razão são as definições abstratas da mudança, que passam pela transformação da matéria e pela ação dos homens na natureza.

Qual a diferença do movimento histórico de Hegel e Marx?

Para Hegel, através do trabalho, os homens vão construindo o movimento da produção da vida material e, assim, o movimento histórico. ... Para Hegel, a História tem uma circularidade que não permite a continuidade. Para Marx, a História é construída pelo progresso da consciência dos homens que formam o processo histórico.

Qual é a principal diferença entre a dialética de Hegel e a de Marx e Engles?

Consequentemente, podemos resumir a diferença entre a dialética marxista e a hegeliana nas seguintes palavras: a dialética hegeliana considera o mundo das ideias como verdadeiro criador da realidade, enquanto Marx considera a realidade material agente de criação das ideias.

Qual a relação entre a dialética de Hegel e Marx?

enquanto que a dialética idealista hegeliana é um método de pensar o real, a dialética marxista é um método de pensar e transformar o real.” Sendo assim, a “[...] interpretação dialética opera na constituição e transformação da realidade, ao mesmo tempo que a interpreta.” (IANNI, 1982, p. 12).

Porque o trabalho é importante na perspectiva de Marx?

O trabalho não produz somente mercadorias; ele produz a si mesmo e ao trabalhador como uma mercadoria, e isto na medida em que produz, de fato mercadorias em geral (Marx, 2010, p. 80). Para Marx, o desenvolvimento das forças produtivas tende a transformar o trabalho, dentro do processo produtivo, em algo supérfluo.

Porque para Hegel o trabalho se confunde com um processo de transformação?

Diante dessa visão, para Hegel, o trabalho se confunde com um processo de transformação; pois, no que produz, o homem se reconhece e é reconhecido, além do que, a ele, revela-se a relação social existente em que se dá sua produção.

Qual a relação entre Marx e Hegel?

O idealismo de Hegel também se reflete no fato de que Hegel sempre procurou a elite intelectual e social para resolver problemas sociais e considerou as massas como uma força mais ou menos destrutiva da Natureza, enquanto Marx, por outro lado, considerava os trabalhadores o veículo de progresso social.

Qual a relação entre Hegel e Karl Marx no desenvolvimento da teoria marxista?

Para Hegel a humanidade é parte da natureza e com a natureza ela tem um sentido, uma finalidade, um fim! Para Marx o movimento de superação dialética se dá na relação entre as coisas, entre as partes que constituem o todo da realidade apreendida em sua história.

Como Max Weber vê as relações de trabalho na sociedade?

Max Weber (1864-1920) defendia que a sociedade, mesmo sendo composta de partes, pode ser afetada pelas ações individuais. ... Outro fator primordial em Weber é sua visão da Burocracia enquanto modo racional da divisão do trabalho.

Qual a visão de Marx Weber e Durkheim sobre o trabalho?

Por entender a sociedade através da metáfora de um corpo, Durkheim afirma que a divisão do trabalho mantém a harmonia do sistema. Por fim, Weber aponta a existência de distinções na divisão social do trabalho entre católicos e protestantes. Segundo ele, esses últimos estão mais aliados com o capitalismo.

Qual a principal obra elaborada por Weber sobre o trabalho?

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo é considerada a grande obra de Max Weber e é o seu texto mais lido e conhecido. A primeira parte desta obra foi publicada em 1904 e a segunda veio a público em 1905, depois da viagem do autor e de sua esposa aos Estados Unidos.

Por que o trabalho é importante?

Tem quem veja o trabalho apenas como uma forma de garantir o próprio sustento. Porém, mais do que fornecer o sustento, o trabalho tem uma grande importância na vida de um indivíduo. ... Trabalho tem a ver com ser útil e contribuir com uma causa maior. É daí que vem a motivação e a satisfação pessoal.

O que seria a dialética na concepção de Marx?

Na concepção marxista, a dialética é uma ferramenta utilizada para compreender a história. A dialética marxista considera o movimento natural da história e não admite sua maneira estática e definitiva. Segundo Engels: ... E assim, os fenômenos sociais são interpretados através da dialética.

O que é a dialética de Karl Marx?

A dialética marxista postula que as leis do pensamento correspondem às leis da realidade. A dialética não é só pensamento: é pensamento e realidade a um só tempo. Mas a matéria e seu conteúdo histórico ditam a dialética do marxismo: a realidade é contraditória com o pensamento dialético.

O que é dialética Marx?

A dialética marxista

Karl Marx recorreu à dialética para abordar assuntos históricos. Um dos fundamentos da dialética histórica é o de que nada pode ser considerado perpétuo pois tudo está em constante evolução e mudança. Com isso, Marx considera a evolução natural da história, não admitindo que ela seja estática.

Qual era a relação entre Marx e Engels?

Friedrich Engels, filósofo alemão, foi o principal colaborador de Karl Marx e um dos idealizadores do socialismo científico. Sua obra é vasta e profunda, contemplando uma análise econômica da história e a organização social de vários países europeus, como Inglaterra, Alemanha, França e Rússia.

O que é dialética hegeliana?

Hegel definia a dialética como desenvolvimento do conceito a partir de si mesmo, num avanço constante que não consistia apenas na afirmação de relações de diferença, mas no entendimento do universal presente nas coisas, mais propriamente no seu vir-a-ser.

Artigo anterior
Pode usar ibuprofeno e dipirona?
Artigo seguinte
O que o professor pode fazer para melhorar suas aulas?