Quais as hipóteses de prorrogação de competência?

Perguntado por: César Rui de Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (58 avaliações)

Segundo Cintra, Grinover e Dinamarco, a prorrogação da competência pode ser legal, ou seja, prevista em lei, como se dá nos casos em que há conexão ou continência entre duas ações (arts. 102 e 104 do CPC), como também pode ser voluntária, isto é, decorrente de vontade das partes.

Quando é possível a prorrogação da competência?

A modificação de competência, também conhecida como prorrogação de competência, ocorre quando o âmbito de competência de um juiz ou tribunal é maximizado, possibilitando que aprecie e julgue processos para os quais, em regra, não seria a autoridade judiciária competente.

O que é prorrogação de competência como pode ser classificada?

Prorrogar-se-á a competência relativa se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação." Depois de reconhecida a incompetência relativa, remete-se os autos aos juízes competentes, porém não há anulação dos atos já praticados, ou seja opera efeitos ex-nunc.

Quais são as causas de modificação de competência?

63. As partes podem modificar a competência em razão do valor e do território, elegendo foro onde será proposta ação oriunda de direitos e obrigações. § 1º A eleição de foro só produz efeito quando constar de instrumento escrito e aludir expressamente a determinado negócio jurídico.

Que situações autorizam a prorrogação da competência no que tange ao processo civil?

Se a incompetência relativa não for alegada pelo réu em preliminar de contestação, ocorre a preclusão desse direito, e há a prorrogação da competência, de forma que o juízo anteriormente incompetente, passa a ser competente para o julgamento da causa.

PRORROGAÇÃO VOLUNTÁRIA DA COMPETÊNCIA | JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA - AULA 18

17 questões relacionadas encontradas

É admitida a prorrogação da competência absoluta?

2 – A competência absoluta é inderrogável e improrrogável. A competência relativa se prorroga, pela ausência de oposição da exceção declinatória de foro, como também pela vontade das partes.

Será prorrogada a competência relativa se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação conforme disposto na lei nº 13.105 de 2015?

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Prorrogar-se-á a competência relativa se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação. Parágrafo único. A incompetência relativa pode ser alegada pelo Ministério Público nas causas em que atuar.

E causa voluntária de modificação da competência?

A modificação de competência pode ser voluntária quando ocorrer por conta da livre e espontânea vontade das partes, ou de uma delas. ... ou Tácita (que decorre da manifestação de vontade de uma das partes e da omissão de outra, em se opor àquela. Ex: hipótese de não oferecimento da exceção de incompetência.).

O que dá causa as modificações da competência da Justiça do Trabalho?

3.1 Modificação de competência

A competência da justiça do trabalho pode ser modificada por: prorrogação, conexão, continência ou prevenção.

Quais os critérios de competência que podem ser alterados de ofício pelo magistrado?

Artigo 63 do CPC - As partes podem modificar a competência em razão do valor e do território, elegendo foro onde será proposta ação oriunda de direitos e obrigações.

Quais são as espécies de competência?

Espécies de competência. A competência é dividida por Neves em diferentes espécies, as quais o autor arrola como: competência em razão do valor da causa, competência em razão da matéria, competência em razão da pessoa, competência territorial e competência funcional.

Quais são os critérios de competência?

A competência pode ser fixada pelos seguintes critérios: a matéria tratada, o valor da causa, o funcional, em razão da pessoa (parte) e o territorial.

Quais os critérios de fixação de competência junto ao CPC?

Para se fixar a competência interna devem ser empregados três critérios: objetivo, funcional e territorial. O critério objetivo fixa a competência em razão do valor da causa ou da sua natureza, sendo previstos nos arts. 91 e 92 do CPC.

O que é prorrogação da jurisdição?

Diz-se da ampliação territorial da jurisdição legítima de um juiz, além de sua base original, permitido e autorizado por lei (CPC, art. 107).

Pode haver e quando prorrogação de competência no processo trabalhista de juiz incompetente fundamente?

A competência absoluta é inderrogável, não podendo ser modificada. ... A incompetência relativa é arguida por meio de exceção. Caso o réu não o faça, no momento oportuno, dar-se-á a prorrogação da competência e o juiz que era incompetente passa a ser competente, embora pudesse ter sido afastado.

Quando teremos um conflito de competência e como podemos solucioná lo?

Há conflito de competência quando: I - 2 (dois) ou mais juízes se declaram competentes; II - 2 (dois) ou mais juízes se consideram incompetentes, atribuindo um ao outro a competência; III - entre 2 (dois) ou mais juízes surge controvérsia acerca da reunião ou separação de processos.

Quais são a competência da Justiça do Trabalho?

VI, da Constituição da República, a Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar ações de indenização por dano moral e material, decorrentes da relação de trabalho, inclusive as oriundas de acidente de trabalho e doenças a ele equiparadas, ainda que propostas pelos dependentes ou sucessores do trabalhador ...

Quais os critérios que definem a competência na Justiça do Trabalho?

Ainda, segundo Schiavi{C}[2], “há um certo consenso na doutrina processual brasileira” e, assim, os critérios de competência da Justiça trabalhista são repartidos em razão: das matérias (também chamada de razão objetiva ou em razão da natureza da relação jurídica); das pessoas (em razão da qualidade das partes ...

Como se dá a competência da Justiça do Trabalho em razão do lugar?

A regra para definição da competência em razão do lugar encontra-se no artigo 651 da CLT. De acordo com referido dispositivo a competência em razão do lugar, na Justiça do Trabalho, em regra, se dá no local da prestação dos serviços.

É possível a modificação de competência por inércia de alguma das partes?

Uma dessas hipóteses ocorre quando há inércia ou vontade expressa das partes, que são hipóteses de modificação voluntária de competência. ... A identidade parcial entre alguns desses elementos pode caracterizar conexão ou continência, que são hipóteses de modificação legal de competência de acordo com o CPC.

É possível negócio jurídico processual para alterar estas competências?

Conforme já falamos, a competência relativa pode ser alterada pela vontade das partes que podem eleger o foro onde serão propostas as ações oriundas de direitos e obrigações (vide art. ... Desse modo, as partes precisam, no negócio jurídico, deixar expresso o foro eleito, podendo ser convencionado mais de um foro (art.

Qual a diferença de conexão e continência?

A diferença entre a conexão e a continência reside no fato de que, enquanto na conexão as causas veiculam segmentos diversos de uma mesma relação jurídica de direito material, na continência a causa contida veicula apenas uma parte da relação jurídica de direito material veiculada na causa continente.

Será prorrogada a competência absoluta se acaso o réu não alegar a incompetência em contestação preliminar?

Prorrogar-se-á a competência absoluta se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação. Apenas a incompetência absoluta será alegada como questão preliminar de contestação. D O juiz que não acolher a competência declinada deverá suscitar o conflito, salvo se a atribuir a outro juízo.

Qual será o desdobramento se o réu não alegar em preliminar de contestação a existência de incompetência relativa?

307 a 311 do CPC/1973). Se a incompetência relativa não for suscitada em preliminar de contestação, haverá prorrogação da competência do juiz que tomou conhecimento da inicial (art.

O que diz a Súmula 33 do STJ?

- Não pode o Juiz apreciar de ofício a sua incompetência relativa. - Sendo relativa a competência do foro da mulher para a ação de separação judicial, não pode o Juiz do domicílio do marido, onde por este ajuizada a causa, declinar de sua competência sem argüição da mulher.

Artigo anterior
Em que episódio Dean mata Caim?
Artigo seguinte
Quais os principais benefícios da inclusão para sociedade em geral?