Quais as guerras mais importantes da Grécia Antiga?
Perguntado por: Álvaro Álvaro Oliveira Ribeiro | Última atualização: 26. Februar 2022Pontuação: 4.7/5 (29 avaliações)
- Guerra de Troia (1250 - 1240 a.C)
- Guerras Médicas (499 - 479 a.C.)
- Guerra do Peloponeso (431 - 404 a.C.) Campanhas de Alexandre, o Grande (334 - 323 a.C.)
Quais os principais acontecimentos da Guerra do Peloponeso?
O rei espartano, Pausânias, ordenou um cerco a Atenas que durou seis meses. Como Atenas estava esfomeada e cercada, decidiu render-se aos espartanos em 404 a.C. Após a rendição, Esparta derrubou as muralhas de Atenas e desfez todo o império marítimo de sua rival.
Como eram as guerras na Grécia Antiga?
As principais guerras travadas pelas cidades-estado gregas foram contra o vasto Império Persa, que dominava grande parte do Oriente Médio e da Anatólia, onde haviam colônias gregas. Essas guerras também ficaram conhecidas como Guerras Médicas pelo fato de os persas serem conhecidos também como medos.
Qual foi a maior Guerra da Grécia?
A Guerra do Peloponeso foi o conflito envolvendo Atenas e Esparta, as duas principais cidades-estados gregas. Atenienses e espartanos lutaram entre si com o objetivo de obter a hegemonia da Grécia Antiga, entre 431 a.C. e 404 a.C.
Qual foi a Guerra de Peloponeso?
A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre as cidades-estados gregas Atenas e Esparta, no século V a.C., pela disputa do domínio da Grécia Antiga. As duas cidades encabeçavam as principais alianças militares da época: a Liga de Delos, liderada por Atenas, e a Liga do Peloponeso, comandada pelos espartanos.
Grécia Antiga #4 (Guerras Gregas: Termópilas "300 de Esparta", Guerras Médicas e Peloponeso)
O que foi a Guerra do Peloponeso e suas consequências?
Contudo, a consequência mais drástica resultante da Guerra do Peloponeso, foi o empobrecimento extremo da população grega. O que resultou na ruína econômica de muitas cidades, algumas que eram consideradas poderosas durante o comando da Liga de Delos.
O que foi a Guerra do Peloponeso vista através dos interesses em jogo?
A Guerra do Peloponeso foi um conflito que aconteceu de 431 a.C. a 404 a.C., sendo motivado pela rivalidade entre Atenas e Esparta, as duas maiores pólis da Grécia Antiga. ... O conflito teve como estopim o imperialismo ateniense e suas interferências em assuntos de interesse de Corinto, cidade aliada de Esparta.
Quais os dois grandes conflitos que abalaram a Grécia?
Os dois grandes conflitos que abalaram a Grécia foram as duas Gueras Médicas e a Guerra do Peloponeso. A primeira foi um conflito de persas contra gregos, em que estes se defenderam da tentativa de expansão persa, enquanto a segunda foi um conflito causado pelas rivalidades regionais entre Atenas e Esparta.
Como se chama a guerra entre os gregos e os persas?
Contudo, a adoção de uma política de exploração deu início a uma série de conflitos que inauguraram as Guerras Médicas. Em um primeiro momento, entre 500 e 494 a.C., algumas cidades jônias resolveram se rebelar contra as imposições persas com o apoio militar dos atenienses.
Quem venceu as guerras gregas?
Os gregos saíram vitoriosos, sob o comando de Temístocles, que ainda insistiu na continuação do duelo, mas desta vez na região da Ásia Menor e não nas cidades gregas. No entanto, Esparta – a grande força militar da Liga de Delos – discordou da proposta de Temístocles temendo uma nova invasão da região do Peloponeso.
O que foram as guerras gregas?
Guerras Médicas (499 - 479 a.C.) Guerra do Peloponeso (431 - 404 a.C.) Campanhas de Alexandre, o Grande (334 - 323 a.C.)
O que era paz na Grécia antiga?
A paz foi acordada como o primeiro tratado de compromisso entre o Império Aquemênida e uma cidade grega. A paz foi negociada por Cálias, um político ateniense. A Pérsia tinha continuamente perdido território para os gregos após o fim da invasão de Xerxes I, em 479 aC.
Quais eram as duas características da religião grega?
Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses, mesmo não adorando a todos. Isso porque usualmente um deus predominava em uma determinada pólis. Estes deuses tinham forma e viviam próximos aos homens: suas ações e decisões não estavam tão distantes da humanidade.
O que aconteceu depois da Guerra do Peloponeso?
Com o fim da guerra, Atenas perdeu seu poder na península, e instaurou-se a hegemonia política e econômica de Esparta, que tinha o sistema voltado para o fortalecimento militar. Os oligarcas acabaram com a Confederação de Delos, entregando todo o resto da fronteira para Esparta.
Qual o motivo da Guerra do Peloponeso?
De acordo com Tucídides, a razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que tal despertava entre os espartanos. A cidade de Corinto foi especialmente atuante, pressionando Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas.
O que foi a Guerra do Peloponeso e qual a sua relação com o enfraquecimento da civilização grega?
A Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.) acabou resultando no enfraquecimento do poderio econômico e militar das cidades-estados gregas que haviam hegemonizado a região oriental do Mediterrâneo. Esse enfraquecimento possibilitou posteriormente que os gregos fossem conquistados pelo: a) Império Macedônico.
Qual foi o interesse dos persas ao travar guerras contra os gregos?
Os persas, inconsolados com a derrota, preparavam um novo plano militar que garantiria a dominação de seu império contra os gregos.
Quais foram os motivos que levaram os gregos e os persas a se enfrentarem em uma grande guerra e quais foram os resultados dessa guerra?
A causa da guerra se deveu ao fato de que os persas estavam expandindo o seu território, a conquistar colônias gregas e dominavam, assim, o comércio do Mar Egeu. Os gregos não aceitavam essa hegemonia e entraram na disputa pelas terras da Ásia Menor.
Qual foi o principal motivo das guerras grego persas?
A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.
Como também é conhecida a Grécia antiga?
A origem da Grécia Antiga
Eles se nomeavam como Helenos e chamavam a região que moravam por Hélade, e não Grécia, que foi o nome dado pelos Romanos séculos mais tarde. ... A história da Grécia Antiga é dividida em 5 períodos principais: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.
Quais mares era banhada a Grécia antiga?
A península Balcânica, ou Grécia Continental, era composta por férteis terras banhadas pelos mares Mediterrâneo ao sul, Egeu ao leste e Jônico, a oeste. A região era cercada por cadeias de montanhas, o que exerceu bastante influência na navegação marítima em todo o território.
Quem são os gregos segundo a Bíblia?
Originalmente, apenas uma pequena tribo na Tessália era chamada de helenos, mas a palavra logo se estendeu ao resto da península e passou a representar todo o povo grego. No começo da Era Cristã era às vezes usada com o significado de "pagãos".
O que foi o ostracismo?
É um termo proveniente da Grécia antiga e era uma forma de punição aplicada aos cidadãos suspeitos de exercerem poder excessivo e restrição à liberdade pública. Ostracismo é o afastamento (imposto ou voluntário) de um indivíduo do meio social ou da participação em atividades que antes eram habituais.
Qual era o objetivo da Liga de Delos?
Esta Liga - ou Confederação - de Delos, também denominada Ático-Délica, consistia numa aliança de natureza político-militar das polis gregas em torno do Mar Egeu. O principal objetivo residia na luta contra o perigo persa. Idealizada pelo ateniense Aristides, concretizou-se efetivamente em 478 a.
O que permitiu a derrota de Atenas?
A força naval de Atenas foi arruinada. Com a totalidade das posições marítimas sob poder lacedemônio, Esparta concentrou suas guarnições no Egeu, fechando todas as rotas de abastecimento que pudessem revitalizar Atenas. Sitiada pelas tropas, com a população passando fome, Atenas se rendeu em abril de 404 a.C.
O que é um furto privilegiado qualificado?
Quanto tempo peixe pode ficar na geladeira?