Quais as funções do eletrocautério?

Perguntado por: Tomás Antunes Rocha  |  Última atualização: 28. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (7 avaliações)

Os bisturis elétricos são usados principalmente para cortar e/ou coagular tecidos. Podem ser usadas duas técnicas para realizar o corte e a coagulação: a técnica monopolar e a técnica bipolar. Técnica monopolar: utiliza um único elétrodo ativo, que também desempenha a função de elétrodo neutro.

Para que serve o cautério?

Por apresentar formas de onda e níveis de potência de saída adequados a qualquer tipo de procedimento cirúrgico, inclusive ressecção transuretral, o Bisturi cautério deve ser um produto certificado pelo Inmetro, possuir Registro na Anvisa e ser de fácil movimentação, destinado ao uso em centros cirúrgicos, hospitais, ...

Quais cuidados com eletrocautério?

Deve-se evitar que a corrente elétrica do eletrocautério interfira no marca-passo do paciente. Em algumas instituições, existe um profissional técnico que monitoriza a programação do marca-passo e, ao término do procedimento cirúrgico, o reprograma garantindo o retorno às condições iniciais de funcionamento.

Para que serve a caneta de cautério?

Caneta para cauterização - Cautermax - Fina

Cautermax (cautério portátil) é um produto destinado a cauterizar superficialmente a pele ou os tecidos, com resultados precisos e eficientes.

Quais são os três efeitos Eletrocirurgicos?

A eletrocirurgia ou diatermia tem sido largamente utilizada em procedimentos cirúrgicos, com sucesso.
...
Temos cinco efeitos que condicionam a passagem da corrente elétrica em tecidos vivos:
  • Intensidade;
  • Duração;
  • Frequência;
  • Densidade;
  • Caminho percorrido pela corrente.

Qual a Diferença Entre Jato de Plasma e Eletrocautério? "Guia Gratuito"

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de eletrocirurgia?

Eletrocirurgia é um termo usado para descrever múltiplas modalidades que usam eletricidade para causar destruição térmica do tecido através da desidratação, coagulação ou vaporização. Os dois tipos de eletrocirurgia mais comumente utilizados são eletrocirurgia de alta frequência e eletrocautério.

Quais são os tipos de bisturi?

O bisturi tradicional pode ser encontrado no tamanho número 3, que é associado ao cabo do instrumento. O cabo de bisturi 3 utiliza lâminas menores e é destinado a procedimentos cirúrgicos mais delicados. Já o cabo 4, utiliza lâminas maiores para atos cirúrgicos gerais.

O que é caneta de bisturi?

A Caneta eletrocirurgica é um equipamento versátil e eficiente para corte/coagulação em procedimentos cirúrgicos. O acionamento preciso e o conforto durante o tempo de uso são indispensáveis para auxiliar o cirurgião a realizar o procedimento.

Qual a diferença do bisturi monopolar e do bipolar?

Bisturi Monopolar

O eletrodo ativo é utilizado no tecido-alvo, enquanto o eletrodo neutro fica em contato com a pele do paciente. Já no sistema bipolar, o eletrodo positivo e o eletrodo neutro são bastante próximos, limitando o fluxo da corrente elétrica.

Como que usa a caneta laser?

Como usar a Caneta Portátil? Funciona por meio de fóton e auxilia nos cuidados com a pele. Além de melhorar marcas de acne e cicatrizes em geral, ela também ajuda a acelerar o metabolismo da pele. O ideal é usar esse produto três vezes na semana, entre 10 e 15 minutos.

O que é placa de cautério?

As placas eletrocirúrgicas são conhecidas como eletrodo neutro, placa neutra, placa terra, eletrodo passivo, eletrodo de retorno ou eletrodo dispersivo de um Bisturi Elétrico ou Bisturi Cautério.

Quando o bisturi elétrico é contraindicado?

O Bisturi Elétrico, não pode ser usado na presença de elementos inflamáveis, explosivos e determinados agentes anestésicos, devido ao risco de incêndios e explosões.

Quais são os riscos apresentados pelos idosos quando submetidos a algum procedimento cirúrgico?

O risco renal é aumentado no idoso por causa da diminuição progressiva do clearance com a idade. As co-morbidades, especialmente o diabetes, a hipertensão e a insuficiência cardíaca, agravam o risco de insuficiência renal no pós-operatório.

Onde colocar a placa neutra do bisturi?

Ele deve ter tamanho suficiente para manter a ampla área de dispersão da eletricidade, ser posicionado o mais próximo possível do campo operatório, em tecidos vascularizados e de maior Page 9 8 musculatura, em pele limpa e seca e com auxílio de pastas que aumentam o contato da placa com a superfície.

Qual a função da placa neutra e caneta de bisturi elétrico?

As placas descartáveis são revestidas com gel condutor, são totalmente flexíveis e podem ser adesivadas ao paciente. ... Quando a placa perde o contato com o paciente, um alarme é acionado no bisturi elétrico bloqueando seu funcionamento e orientando o cirurgião quanto ao procedimento a ser adotado.

Como funciona o bisturi bipolar?

Técnica bipolar: a corrente de alta frequência é transmitida por um elétrodo ativo e sai através do eletrodo neutro, que se encontra junto ao primeiro. Deste modo, a corrente não circula pelo corpo do paciente.

Para que serve a pinça bipolar?

Destinada à coagulação e dissecção em Neurocirurgia, Cirurgias Vasculares e Microcirurgia, a Pinça Bipolar Macom é esterilizada por Óxido de Etileno (ETO), de uso único evitando contaminação cruzada ao paciente. ...

O que é energia bipolar?

A energia bipolar apresenta maior concentração próxima de seus eletrodos, o que permite menor dispersão térmica no tecido e a utilização de menor potência do gerador para ação terapêutica. Além disto, existe redução na produção de fumaça, favorecendo a visualização.

O que é placa Eletrocirurgica?

As placas eletrocirúrgicas são eletrodos neutros, dispersivos descartáveis, não estéreis, com ou sem fio pré- fixado e disponíveis em uma ampla variedade de formas e tamanhos (adultos e pediátricos). São conhecidas como eletrodo de placa, eletrodo de placa, passivo, de retorno ou dispersivo.

Quais são as lâminas de bisturi?

Lâminas de Bisturis: Tipos e Indicações
  • Lâmina nº10. É reta na parte superior e convexa na borda cortante. ...
  • Lâmina nº11. Possui forma triangular e ponta bastante afiada, sendo utilizada em pequenas incisões e na drenagem de abscessos.
  • Lâmina nº12. ...
  • Lâmina nº15. ...
  • Lâmina nº20 ao 22. ...
  • Lâmina nº23.

Quais os tipos de lâminas de bisturi?

Lâminas de bisturi descartáveis:
  • Lâmina de bisturi número 11: Utilizado em incisões incisais e drenagem abscesso.
  • Lâmina número 12: Utilizada para realizar o corte em áreas distais ou áreas de difícil acesso cirúrgico. ...
  • Lâmina de bisturi número 15: usado em todos os tipos de incisão.

Quais os tamanhos de bisturi?

Os bisturis tradicionais são encontrados nos tamanhos nº 3 e nº 4. No caso do primeiro, a lâmina é menor e mais destinada aos procedimentos cirúrgicos delicados, enquanto que o segundo se encaixa melhor para atos cirúrgicos mais gerais.

Qual a diferença entre a cirurgia tradicional e a eletrocirurgia?

Menos invasiva, possibilita incisões menores, além de maior precisão em áreas de difícil acesso. A visão (que pode ser tridimensional) e as condições ergonômicas são melhores para o profissional que no método tradicional.

O que significa eletrocirurgia?

Eletrocirurgia é um termo utilizado em Medicina para descrever aqueles procedimentos cirúrgicos em que existe passagem de corrente elétrica pelos tecidos, com finalidades curativas. Também é chamada de cirurgia por radiofrequência.

Como funciona a escala de elpo?

A ELPO (versão 2) contém sete itens, com cinco subitens com pontuação que varia de um a cinco pontos e pontuação total de sete a 35 pontos, quanto maior o escore em que o paciente é classificado maior o risco de desenvolvimento de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico.

Artigo anterior
Quais são as consequências da Guerra Fria?
Artigo seguinte
Em que ano morreu Lutero?