Quais as formas do servidor estável perder o cargo?

Perguntado por: Cátia Vitória Rodrigues Neto Pinho  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (63 avaliações)

§ 1º O servidor público estável só perderá o cargo: I – em virtude de sentença judicial transitada em julgado; II – mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III – mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

Em quais casos o servidor estável pode perder o cargo?

O servidor público estável só perderá o cargo:
  • I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;
  • II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;
  • III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

Quando o servidor perde o cargo?

Abandono de cargo ou inassiduidade

O abandono ocorre com as faltas injustificadas por mais de 30 dias consecutivos ou, ainda, 60 dias não consecutivos no período de 12 meses. Assim, ao provar que essas faltas ocorreram de modo intencional, a administração pode demitir o funcionário público.

Quando um cargo pode ser extinto?

A extinção de um cargo ocorre quando determinada função deixa de existir, seja pela extinção ou reorganização dos órgãos e/ou entidades da Administração Pública direta, autárquica e fundacional.

Quais os critérios de perda do cargo apresentados pela lei nº 9.801 99?

I - menor tempo de serviço público; II - maior remuneração; III - menor idade.

Perda do Cargo do Servidor Estável - Aula 204 - Prof Eduardo Tanaka Direito Administrativo

15 questões relacionadas encontradas

O que pode gerar a perda de estabilidade do servidor público?

Ainda prevê-se que o servidor público estável somente perderá o cargo: a) em virtude de sentença judicial transitada em julgado; b) mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; c) mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada a ampla ...

Qual a importância da estabilidade do servidor público?

A estabilidade do servidor público existe para resguardar a administração pública de interferências de governos de ocasião e de oscilações de chefias. A estabilidade é um direito constitucional e não é, e nunca foi, um privilégio. É uma questão de Estado e não de Governo. ...

Seria possível reverter a demissão do servidor?

É possível reverter a Pena de Demissão no PAD ainda na fase Administrativa. Você sabia disso? O Processo Administrativo Disciplinar se desenvolve em etapas. Depois da decisão da autoridade competente que determinar a pena de demissão, é possível recorrer administrativamente.

Em que hipóteses o servidor perde o cargo público fundamento constitucional?

Com efeito, o servidor público estável pode perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa (art. 41, parágrafo primeiro, incisos I e II da Constituição Federal).

Quais são os direitos do cargo comissionado?

Por serem regidos pela CLT, servidores comissionados têm direito:
  • ao pagamento de salário compatível com as suas atribuições;
  • férias remuneradas;
  • 13° salário e;
  • em caso de exoneração, remunerações proporcionais referente ao 13° e as férias acumuladas no período.

O que diz o artigo 41 da Constituição Federal?

41 - São estáveis, após 2 anos de efetivo exercício, os servidores nomeados em virtude de concurso público.]

Como funciona a extinção de cargos públicos?

4o Autorizada por lei, a extinção de cargo público far-se-á mediante ato privativo do Presidente da República. Art. 5o Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estável nele investido será imediatamente posto em disponibilidade, com remuneração proporcional ao respectivo tempo de serviço. Art.

Quem pode extinguir cargo público vago?

Com o objetivo de organizar a administração federal, o presidente da República pode, mediante decreto, extinguir cargo público, quando vago, bem como órgão público.

Quando é possível o chefe do Poder Executivo extinguir cargos públicos por decreto FC?

Sim, conforme artigo 84, VI, b da Constituição/1988, o Chefe do Poder Executivo poderá, mediante decreto, dispor sobre a extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos. Desta forma, exige-se que o cargo esteja vago, bem como que a disposição se dê por meio de decreto.

Quando o servidor público é considerado estável no cargo?

Constituição Federal, art.

São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Qual a punição para servidor público?

Nos termos do parágrafo 2º do artigo 130 da Lei 8.112/1990, quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinquenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

Quando o servidor ganha estabilidade?

Para adquirir o direito à estabilidade, o servidor precisará passar por seis avaliações semestrais. Ele poderá ser demitido por mau desempenho em qualquer uma dessas seis análises. Só depois de três anos de contrato e avaliações positivas é que o funcionário terá a estabilidade.

Quais são as penalidades que podem ser aplicadas nos casos de irregularidades?

Já as sanções aplicadas aos servidores públicos federais, previstas na Lei nº 8.112/1990 são:
  • Advertência;
  • Suspensão;
  • Demissão;
  • Cassação de Aposentadoria ou de Disponibilidade; e.
  • Destituição de Cargo em Comissão ou de Função Comissionada.

Quais são as irregularidades administrativas cometidas pelo servidor?

cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias; exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho; recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.

O que é destituição de cargo?

José Armando da Costa ensinava que a destituição de função é o rebaixamento funcional imposto ao servidor, titular de função gratificada, que comete violação dos deveres funcionais.

Qual a lei que defende o servidor público?

LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

Em que hipóteses é possível a acumulação remunerada de cargos públicos?

Tema 1081- "As hipóteses excepcionais autorizadoras de acumulação de cargos públicos previstas na Constituição Federal sujeitam-se, unicamente, a existência de compatibilidade de horários, verificada no caso concreto, ainda que haja norma infraconstitucional que limite a jornada semanal."

É constitucional a lei municipal que assegura estabilidade a empregados da prefeitura regidos pela CLT?

Prevista no artigo 41 da Constituição, a estabilidade somente beneficiará o funcionário público, ou seja, aquele investido em cargo. O dispositivo, no caput, diz que 'são estáveis, após dois anos de efetivo exercício, os servidores nomeados em virtude de concurso público'.

É possível anular um processo administrativo disciplinar?

Além disso, deve-se verificar se houve respeito ao direito de ampla defesa do servidor que está respondendo pelo procedimento administrativo disciplinar. Caso não sejam respeitadas essas formalidades ou o exercício do direito de defesa, o procedimento corre o risco de ser anulado.

Como reverter processo administrativo?

Após ser demitido no PAD, na maioria das situações, você deve iniciar uma ação judicial para tentar reverter a demissão nesse Processo Administrativo Disciplinar.

Artigo anterior
O que o Ministério Público pode investigar?
Artigo seguinte
O que causa o deslocamento da placenta?